#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dono do solo

26-01-2018 | 03:18
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo de grandes atuações, Olivinha projeta clássico, elogia dupla com JP Batista e comemora chegada de Varejão: “tem a cara do Flamengo”

Olivinha destacou a importância do clássico contra o Vasco e prevê rival embalado por vitória sobre o Minas (João Pires/LNB)

Um dos jogos mais aguardados da temporada está por vir: o clássico entre Flamengo e Vasco da Gama. Apelidado de “Clássico dos Milhões” por reunir multidões de torcedores ao longo de suas edições, o segundo duelo entre os gigantes cariocas deste NBB CAIXA será realizado neste sábado (27/01), no Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra (torcida única do Vasco), às 14 horas, com transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.

A rivalidade entre os dois clubes é enorme em qualquer modalidade. No basquete, ambos ainda possuem tradições de sobra, o que apimenta ainda mais o encontro. No momento, os dois se encontram em situações bastante opostas na classificação do NBB CAIXA: o Flamengo é líder isolado, com 14 vitórias e duas derrotas, enquanto o Vasco é o 11º colocado, com cinco triunfos e dez resultados negativos. Porém, a distância da tabela não é algo levado em conta. Pelo menos para o ala/pivô rubro-negro Olivinha.

+#10Fatos do clássico: tudo que você precisa saber sobre o duelo entre Vasco x Flamengo

“Sem dúvida que um Flamengo x Vasco não é qualquer jogo. Sabemos da importância desse jogo e estamos prontos para buscar a vitória. Não podemos achar que só porque o Vasco está em 11º teremos vida fácil. Sabemos do potencial da equipe deles e acredito que ninguém esperava uma campanha dessas. Eles estão vindo de uma boa vitória sobre o Minas e em um clássico o fator motivação conta muito. Acredito que essa última vitória deles deu um pouco de confiança e com certeza vão buscar a vitória de qualquer jeito”, disse Olivinha.

Se a importância é grande dentro de quadra, fora dela é maior ainda. Isso se deve pelas torcidas, que consideram o clássico como uma final de campeonato. “Durante toda a temporada nossa torcida nos cobra em nossas redes sociais sobre esse jogo contra o Vasco. Para a nossa torcida é o jogo mais esperado do ano e eu particularmente gosto muito de jogar esse tipo de partida”, disse Olivinha, que tem expressivas médias de 14,0 pontos e 11,3 rebotes nos duelos contra o Vasco pelo NBB CAIXA.

O camisa 16 rubro-negro vem de boas atuações individuais nos últimos jogos do NBB CAIXA e entrará no clássico embalado. Contra Solar Cearense, Vitória e no clássico contra o Botafogo, o ala/pivô acumulou médias de 15,6 pontos, 8,3 rebotes e 22,0 de eficiência nas respectivas partidas, números bem superiores às suas médias no campeonato, que são de 10,3 pontos, 7,3 sobras e 13,7 de valorização.

Tudo isso acontece em meio a um momento extraordinário de seu companheiro de garrafão, JP Batista. O dominante pivô é nada menos do que o jogador mais eficiente da atual temporada do NBB CAIXA, com média de 19,2 de valorização. Além disso, é o reboteiro do Flamengo, com 7,6 sobras, e tem uma excelente média de 15,6 pontos. Bom para o Flamengo, que entrará em quadra diante de seu maior rival com sua dupla de garrafão bastante embalada.

“Jogar ao lado do JP é muito bom. Ele é um pivô muito experiente e está vivendo um momento sensacional. Nossa equipe está sabendo tirar proveito disso. Fico feliz de poder ajudar a nossa equipe com algumas boas atuações e estou trabalhando todos os dias para tentar melhorar cada vez mais”, declarou Olivinha.

“Eu e o JP tentamos nos comunicar bastante dentro de quadra e isso facilita bastante o nosso trabalho quando estamos juntos. Eu já conheço o JP há um bom tempo, desde quando jogamos juntos na seleção e agora juntos no Flamengo. Está sendo muito bom tê-lo ao meu lado”, completou o camisa 16 do Flamengo.

“Tentamos nos comunicar bastante e isso ajuda nosso trabalho quando estamos juntos”, disse Olivinha sobre dupla com JP Batista (João Pires/LNB)

O garrafão do Flamengo conta com os serviços de Olivinha pela sexta temporada consecutiva. O saldo? Quatro títulos do NBB CAIXA, uma Liga das Américas e um Mundial de Clubes. Maior reboteiro da história do campeonato nacional (2.737 rebotes), o experiente ala/pivô registrou 2.492 pontos (12,7 por jogo) e 1.517 sobras (7,7 por jogo) em 195 jogos só com o manto rubro-negro na competição. Além disso, é o líder histórico em duplos-duplos do campeonato, com 112.

+Estatísticas completas da carreira de Olivinha no NBB CAIXA

Não há como duvidar da importância de Olivinha para a história recente do clube da Gávea. Não à toa, é um dos ídolos do clube na modalidade, por ser um símbolo de raça e dedicação. Em sua trajetória com a camisa rubro-negra, já dividiu garrafão com o ícone da torcida Jerome Meyinsse, Cristiano Felício, que hoje está no Chicago Bulls (NBA), e agora com o dominante JP Batista. No entanto, a área pintada do Mengão recebeu um reforço altíssimo escalão: Anderson Varejão.

“A chegada do Varejão vai agregar bastante ao nosso grupo. Um cara que tem uma carreira de muitos anos na NBA, Barcelona, acho que dispensa comentários, né? É um jogador de muita qualidade e não tenho dúvidas que nossa torcida vai gostar muito dele, que é um cara que coloca uma intensidade grande no jogo, que briga por todas as bolas e que tem a cara do Flamengo”, disse o Mr. Duplo-Duplo.

Anunciado no início da última semana, Varejão chega para deixar o garrafão do Flamengo com um nível imensurável. É difícil saber, inclusive, se algum clube já teve uma composição de pivôs tão forte em toda a história do NBB CAIXA. Vale lembrar que o Fla ainda conta com o ala/pivô norte-americano naturalizado dominicano MJ Rhett e o jovem e promissor pivô João Vitor, de 19 anos e 2,09m de altura.

+Globoesporte.com: Olivinha fala sobre lições da Sul-Americana, Marcelinho, Arena Carioca 1 e Varejão 

“Será mais um jogador que vai preocupar todas as equipes adversárias e tenho certeza que o Neto (técnico do Flamengo) saberá tirar muito proveito da chegada dele para a nossa equipe. Todos nós estamos muito felizes com a chegada do Varejão e estamos ansiosos para que ele possa estrear logo. Que ele esteja o mais rápido possível dentro de quadra com todos nós lutando pelas vitórias”, finalizou o eterno “dono” do garrafão do Flamengo, Olivinha.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.