#JOGAJUNTO

Mais basquete

Duas vezes Americana

19-04-2014 | 05:05
Por Liga Nacional de Basquete

Fora de casa, Americana vence atual campeão Sport Club do Recife no Jogo 2 e conquista segundo título da LBF

O Unimed/Americana conquistou o bicampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF) neste sábado (19/04). Jogando fora de casa, no Ginásio Marcelino Lopes, em Recife (PE), a equipe paulista venceu o campeão da última temporada, o Sport Club do Recife, por 66 a 62, no Jogo 2 das finais, diante de uma arquibancada completamente lotada de torcedores rivais.

O destaque da partida foi Clarissa dos Santos, pivô do Americana, que chegou bem perto de um duplo-duplo com 16 pontos e nove rebotes. Ainda pelo lado campeão, a paraguaia Paola Ferrari marcou 15 tentos, seguida pela cubana Ariadna, que anotou 10 pontos.

No time do Sport, a maior pontuadora foi a experiente armadora Adrianinha, com 14 pontos. A ala Palmira também teve importante participação com 13 tentos, assim como a norte-americana Alex Bentley, registrando 12 pontos.

“Estou muito feliz e emocionada com o título, já que lutamos demais e o nosso grupo é como uma família”, declarou emocionada a pivô Clarissa dos Santos, um dos principais nomes do basquete nacional, que deve ter presença marcada no mundial adulto na seleção do técnico Zanon.

Americana faturou o bicampeonato da LBF em cima das atuais campeãs (Divulgação/LBF)

Americana faturou o bicampeonato da LBF em cima das atuais campeãs (Divulgação/LBF)

O primeiro jogo da série de três partidas aconteceu na semana passada (12/04), no Centro Cívico, em Americana, quando as comandadas do técnico Antônio Carlos Vendramini garantiram a liderança na disputa vencendo por 62 a 55 e abrindo 1-0 no confronto.

Os dois finalistas foram também primeiros colocados na fase de classificação da LBF, ambos com a mesma campanha de 12 vitórias e duas derrotas. Pelas regras do campeonato, garantiram vaga automaticamente nas semifinais. Sport passou pelo Maranhão Basquete e Americana pelo São José/Colinas Shopping, se encontrando na série de três jogos das finais.

A conquista das visitantes marcou a primeira derrota do elenco da pivô Érika jogando na Ilha do Retiro. O esquadrão nordestino nunca perdera em casa até a tarde deste sábado. Além disso, Americana estabeleceu uma temporada sem derrotas em finais. Com o técnico Vendramini, venceu o Campeonato Paulista sobre o São José já nos três primeiros jogos da série melhor de cinco, e não permitiu triunfos do Sport na decisão da competição nacional, com resultado de 2-0 no confronto de melhor de três.

Em quadra, o time de Americana manteve o controle da partida durante todo o tempo. Com um ótimo trabalho em equipe, o time da cubana Ariadna Felipe soube aproveitar a qualidade coletiva para se colocar a frente do placar na maior parte do tempo. “A união do nosso grupo foi o fator determinante para que chegássemos a esta conquista, que foi bastante difícil, mas lutamos bastante durante todo o campeonato”, afirma a ala estrangeira.

O Sport Recife só conseguiu assumir uma liderança no jogo no terceiro quarto, através de uma defesa apertada, impossibilitando o Americana de concluir os seus ataques. Porém, os diversos erros permitiram às visitantes reconquistar a liderança. “Foi uma grande final, com o basquete feminino saindo ganhando, mas acabamos nos descontrolando no terceiro quarto e o Americana, que é uma grande equipe aproveitou. Nesta temporada, eles foram melhores e mereceram a conquista”, analisa o técnico do elenco nordestino.

A primeira vez que Americana venceu um título da LBF foi na temporada de 2011-2012, quando ainda eram comandadas pelo atual técnico da seleção brasileira de basquete feminino, Luis Augusto Zanon, que também está diante do São José/Unimed no NBB. A conquista foi igualmente através de duas vitórias seguidas na série melhor de três das finais, contra o Ourinhos.