#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo àparte

18-01-2019 | 07:48
Por Rodrigo Bussula

Com promessa de grande jogo e duelo à parte entre Léo Figueiró e Helinho, Botafogo encarra o líder Franca, neste sábado, ao vivo na tela da Band

Neste sábado (18/01), um jogo promete agitar as quadras do NBB CAIXA. Esse confronto que promete ser quente será entre Botafogo e Sesi Franca Basquete, que se enfrentarão no Ginásio Oscar Zelaya, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, em um duelo cheio de nomes de peso.

Léo Figueiró, do Botafogo, e Helinho Garcia, do Franca, estarão frente a frente mais uma vez em um confronto entre dois comandantes selecionados para o Jogo das Estrelas 2019, que acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Franca (SP).

+Escolha os titulares de NBB Brasil x NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019

 

Para o treinador do Botafogo o reconhecimento do trabalho à frente do alvinegro carioca chegou rápido. Logo em sua temporada de estreia como técnico principal, Figueiró foi escolhido para ser um dos comandantes do NBB Mundo.

“Estou muito feliz em participar dessa festa, principalmente por ser no meu primeiro ano como treinador principal no NBB. É uma votação feita por técnicos, assistentes e capitães dos times, e isso é um sinal de reconhecimento do trabalho feito. Estou muito contente e quero compartilhar esse sentimento com minha comissão técnica e com os jogadores, pois acredito que não fiz nada sozinho”, afirmou o treinador do Botafogo.

Com o posto de treinador mais votado, com 18,7% dos votos, Helinho diz que está feliz com a convocação para essa grande festa do esporte brasileiro e que buscará a vitória.

Helinho Garcia estará no Jogo das Estrelas pela segunda vez, a primeira como técnico principal –  ele foi assistente do NBB Mundo na edição anterior (Fotojump/LNB)

“Fiquei muito feliz com essa conquista, que é fruto não só do meu trabalho, mas também da minha comissão e jogadores. Coisas assim me deixam extremamente feliz, motivado e confiante para continuar. Ter sido o mais votado me deixa alegre, pois significa o reconhecimento da classe que é formada por técnicos, jogadores, imprensa e personalidades do meio”, disse o comandante do Franca.

No confronto no Jogo das Estrelas 2019, Helinho e Léo Figueiró estarão frente a frente pela terceira vez. Isso por que, além do jogo de logo mais, ambos já se enfrentaram no primeiro turno do NBB CAIXA.

No primeiro encontro entre as equipes nesta temporada, o Botafogo venceu o Franca em seus domínios, no Ginásio Pedrocão, após uma partida de extremo equilíbrio. Até aqui, essa foi a única derrota dentro de casa que o time francano sofreu na atual edição do NBB CAIXA.

Na ocasião, a derrota marcou o ponto de partida para o time da capital do basquete emplacar a maior sequência de vitórias de uma equipe nesta atual edição – nove triunfos consecutivos.

+Tabela de jogos do NBB CAIXA

Cauê Borges, com 17 pontos, foi o principal cestinha do Botafogo no confronto com o Franca no primeiro turno (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

“Foi um jogo muito equilibrado, mas soubemos controlar o ritmo da partida e, assim, cometemos poucos erros. Nosso êxito se deve muito a tranquilidade que tivemos para fechar o placar e, principalmente, ditarmos as ações no duelo”, disse o treinador do Botafogo, Léo Figueiró.

Essa vitória, aliás, foi uma das seis de um total de 14 jogos disputados pelo Botafogo no NBB CAIXA 2018/2019 – 42,9% de aproveitamento. Para Léo Figueiró, a campanha, mesmo que mediana, tem o surpreendido.

“Dentro das situações que passamos no decorrer da competição, nossa campanha me surpreende. Sofremos com lesões de jogadores importantes, como a do Coelho. O Murilo, por exemplo, é outro que está no departamento médico. Estamos no meio da tabela, mas com boas chances de subir devido a sequência de jogos importantes. Evoluímos e, ao meu modo de ver, fizemos até aqui uma campanha regular. Mesmo assim acredito, é claro, que temos chances reais de crescermos na competição”, frisou.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA

Léo Figueiró acredita em dias melhores no clube da estrela solitária (Rafael Ribeiro/Vasco)

Mas do outro lado do duelo todo cuidado é pouco para que o cenário do primeiro confronto, no Pedrocão, não se repita e a equipe francana consiga se isolar ainda mais na liderança da competição – campanha de 13 vitórias em 15 jogos; 86,7% de aproveitamento.

“Temos que ter uma consistência defensiva, ditar o ritmo da partida, ter a bola na mão e, principalmente, confiança para podermos atacar e apresentarmos perigo contra uma equipe como o Botafogo”, afirmou Helinho.

Se de um lado Helinho prega consistência defensiva e confiança para atacar, Léo Figueiró também traça seus planos para, mais uma vez, sair com um triunfo diante da equipe francana.

“Devemos ser forte na defesa e, além disso, procurarmos entender quem serão os jogadores chaves na partida para, assim, amenizarmos o potencial de risco que eles podem nos apresentar. Se fizermos isso acredito que conseguiremos ditar o ritmo e aumentar as chances de vitória”, afirmou Léo Figueiró.

Um dos jogadores que podem apresentar risco para o time botafoguense é o ala norte-americano David Jackson. Com médias de 18,1 pontos (4º do NBB CAIXA), 4,0 rebotes, 2,5 assistências e 19,4 de eficiência (2º do NBB CAIXA), o atleta se tornou uma das principais armas do elenco comandado por Helinho Garcia.

David Jackson é o cestinha do Franca na atual edição do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

“O David Jackson é um jogador consagrado, além de ser um ótimo atleta e com um grande nível técnico. Com a constância e a eficiência que apresenta em todos os jogos, ele se tornou uma peça fundamental para o nosso time. Além de tudo isso, o David detém um grande volume de jogo, um aproveitamento excelente e uma leitura da partida dentro de quadra que sem dúvida faz a diferença”, salientou o treinador do Franca.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.