#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo direto

01-03-2018 | 07:31
Por Liga Nacional de Basquete

Quinto e sexto colocados, Bauru e Pinheiros fazem confronto direto nesta sexta-feira, no Ginásio Panela de Pressão

Distância entre Bauru e Pinheiros é de apenas uma vitória (Willian Oliveira/Divulgação)

Duas equipes, um objetivo: chegar ao G-4 do NBB CAIXA. Quinto e sexto colocados do NBB CAIXA, respectivamente, Sendi/Bauru Basket e EC Pinheiros estarão frente a frente nesta sexta-feira (02/03), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19 horas, para um confronto mais do que direto na briga por um lugar no grupo dos quatro primeiros.

Apenas uma vitória separa os dois times na classificação. Os bauruenses estão em quinto, com 14 triunfos em 22 partidas (63,6% de aproveitamento), enquanto os pinheirenses aparecem na sexta posição, com 13 na mesma quantidade de jogos (59,1% de aproveitamento).

+Tabela de classificação completa da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA

Para conseguir a ultrapassagem, o Pinheiros precisa vencer por 17 ou mais pontos de diferença, já que no primeiro turno foi derrotado por 93 a 77, em casa. Por outro lado, a distância do Bauru para o G-4 é maior: dois triunfos para o quarto colocado Mogi das Cruzes/Helbor.

“É um confronto direto porque uma vitória fará com que a gente se distancie mais do Pinheiros e tenha o caminho mais livre na busca do G-4. Será um duelo chave e contamos com o apoio da nossa torcida para conseguir essa vitória”, declarou o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.

Bauru tem 70% de aproveitamento atuando como mandante na atual temporada do NBB CAIXA (Victor Lira/Bauru Basket)

O fator casa é uma das boas armas do Bauru na temporada. Atuando como mandante, o Dragão acumula sete vitórias em dez partidas (70% de aproveitamento). O último compromisso dos bauruenses terminou com dominante vitória diante LSB/Uniso, penúltima colocada na competição, no Ginásio no Panela de Pressão, pelo placar de 95 a 73.

“Jogar em casa sempre faz a diferença, ainda mais com a nossa torcida nos apoiando o tempo todo. Espero que possamos fazer um bom jogo. Precisamos estar focados e sermos agressivos desde o início para dominarmos a partida”, afirmou o ala lituano Osvaldas Matulionis, titular e um dos destaques contra a LSB, com 12 pontos (3/4 nas bolas de 3 pontos).

Contra LSB, Maikão fez 15 pontos em 14 minutos e bateu seu recorde pessoal no NBB CAIXA (Victor Lira/Bauru Basket)

E por falar na última partida contra os sorocabanos, o Bauru contou com grande atuação do jovem pivô Michael Uchendu. O gigante de 19 anos saiu do banco de reservas, ficou apenas 14 minutos em quadra e contribuiu com 15 pontos (5/6 nas bolas de 2), quatro rebotes e um toco, números que lhe renderam 17 de eficiência.

“Sempre procuro dar meu máximo não importando por quantos minutos eu jogue. Amanhã, eu espero fazer ainda melhor, já que será um jogo equilibrado e com um garrafão forte. Ninguém quer perder, então precisamos nos atentar aos detalhes”, disse Maikão, que contra a LSB registrou seu recorde de pontos na história do NBB CAIXA.

Outro jovem atleta que entrará em quadra extremamente motivado é o pinheirense Gui Bento. Recentemente convocado para a Seleção Brasileira para as partidas contra Colômbia e Chile em Goiânia (GO), o explosivo ala de 20 anos também estará entre os relacionados para o Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas 2018.

Natural de Lençóis (SP), cidade vizinha de Bauru, Gui Bento atuou por três temporadas no Dragão, mas acabou não sendo aproveitado na equipe adulta e disputou somente uma partida de NBB CAIXA na edição passada.

Depois de sua saída da equipe bauruense, teve passagem pelo América de Rio Preto (SP) e acabou no Pinheiros, onde conseguiu mostrar seu potencial e chamou a atenção do técnico Aleksandar Petrovic. Agora, reencontrará sua ex-equipe e o Panela de Pressão.

“Foi minha primeira convocação para a seleção. Uma experiência muito bacana. Fui muito bem recebido por jogadores da NBA e pelos melhores do NBB. Vencemos Colômbia e Chile em Goiânia. Na volta para casa ainda recebi a gratificante notícia de que vou disputar o Torneio de Enterradas do NBB. É um estímulo a mais para lutar por vitórias contra Bauru e Franca”, finalizou Gui Bento.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

De volta da Seleção Brasileira, Gui Bento chega para duelo contra ex-equipe motivado por vaga no Torneio de Enterradas do NBB (Willian Oliveira/Divulgação)