#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo doscestinhas

26-10-2018 | 04:02
Por Liga Nacional de Basquete

Com dois dos maiores pontuadores do NBB CAIXA 2018/2019 em quadra, Mogi e Brasília realizam duelo nesta sexta-feira, ao vivo no FoxSports

De um lado, a experiência de um dos grandes pivôs do cenário nacional. Do outro, um ala/armador campeão por onde passou. O duelo desta sexta-feira (25/10) entre Mogi das Cruzes/Helbor e Universo/CAIXA/Brasília, no Ginásio Hugo Ramos, às 21h10, com transmissão ao vivo no FoxSports, colocará frente a frente dois dos maiores cestinhas do NBB CAIXA 2018/2019: JP Batista, do Mogi, e Zach Graham, do Brasília.

O pivô mogiano começou a temporada do NBB CAIXA com a mão quente. Ao todo, o jogador de 37 anos conseguiu em três jogos a grande média de 20,7 pontos por partida e se tornou líder do fundamento em sua equipe, além de ser o quarto colocado no ranking geral da temporada.

+Ranking dos cestinhas do NBB CAIXA 2018/2019

Já o norte-americano, que chegou ao Brasília na atual temporada, demonstrou que será o grande protagonista na equipe comandada por André Germano. Desde que estreou com as cores da equipe candanga, o ala/armador alcançou média de 21,7 pontos em quatro jogos disputados e, atualmente, é o cestinha do campeonato.

De quebra, os dois também estão entre os atletas mais eficientes da atual temporada do NBB CAIXA: JP Batista é o primeiro colocado no ranking (26,3 de valorização por jogo), enquanto Zach Graham é o quarto (20,0 de valorização por jogo).

+Ranking de eficiência do NBB CAIXA 2018/2019

 Na atual temporada, as equipes se encontram em situações diferentes. O Mogi, com dois triunfos em três oportunidades, está na quarta colocação da atual edição do NBB CAIXA. Já o Brasília, com três derrotas em três jogos, ocupa o 13º lugar, à frente apenas do Basquete Cearense, último colocado.

+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA

Confira um pouco mais da carreira dos dois atletas que prometem apimentar o confronto entre Mogi e Brasília:

Zach Graham

Anunciado pelo Brasília durante a pré temporada, o ala/armador norte-americano Zach Graham chegou à equipe da capital federal para ser um dos pilares da equipe. Com passagens por times do mundo inteiro, Zach já deu um aperitivo do que é capaz nesse início de NBB CAIXA, com média de 21,7 pontos em três jogos.

+Estatísticas completas da carreira internacional de Zach Graham

Com status de reforço de peso, norte-americano chegou nesta temporada para defender o Brasília no NBB CAIXA (Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

O ala/armador de 29 anos ganhou destaque em sua passagem pelo Guaros de Lara, da Venezuela. Por lá, Zach acumulou diversos títulos, como a Liga venezuelana, Liga das Américas 2017 e a Copa Intercontinental de 2016.

Durante as conquistas, o ala/armador candango conquistou grandes feitos individuais, como o de MVP da Copa Intercontinental 2016 e o de Jogador Mais Valioso do Final Four da Liga das Américas 2017, com média de 16,7 pontos por jogo.

Seus dois últimos times, todos durante a temporada passada, foram o Cacique Humacao (PUR), onde atingiu média de 17,4 pontos por partida, e o Maccabi Haifa (ISR), onde alcançou a média de 11,2 pontos no campeonato local.

JP Batista

Em sua quinta temporada no NBB CAIXA, JP Batista não decepcionou neste início de competição. Pelo contrário. Com média de 20,7 pontos por jogo, o pivô começou com tudo na atual edição do NBB CAIXA e mostrou que ainda tem muita lenha para queimar.

JP Batista chegou ao Mogi após 3 anos no Flamengo e já é a grande referência ofensiva da equipe (Luiz Pires/LNB)

Com 37 anos, JP começou sua carreira como atleta profissional nos EUA, em 2004, pela renomada Universidade de Gonzaga (EUA). Após isso, se transferiu para o velho continente e jogou em diversos países, como a Lituânia, Letônia e França, este último onde ficou por longos anos e se tornou ídolo local.

Logo após a segunda experiência na Europa, o pivô retornou ao Brasil em 2015 para defender o Flamengo, equipe em que atuou até a última temporada do NBB CAIXA. Em três temporadas com a equipe carioca, JP alcançou médias de 11,6 pontos, 5,7 rebotes e 1,9 assistências.

+Estatísticas completas de JP no NBB CAIXA

No início do ano, o jogador acertou sua transferência para o Mogi e se tornou uma das peças fundamentais do time comandado por Guerrinha. Pelo Paulista 2018, o pivô anotou médias de 17,4 pontos e 7,4 rebotes. Já no início da atual edição do NBB CAIXA,  o atleta mogiano anotou média de 20,7 pontos e nove rebotes em três jogos.

Guerrinha x André Germano: velhos conhecidos

O duelo entre desta sexta-feira no Hugo Ramos também colocará frente a frente dois velhos conhecidos nos bancos de reserva: Guerrinha e André Germano, técnicos de Mogi e Brasília, respectivamente.

Os dois trabalharam juntos no Sendi/Bauru Basket entre 2014 e 2015, com Guerrinha como técnico principal e Germano como auxiliar. Durante o período de parceria, o Dragão conquistou nada menos que dois títulos internacionais: Liga Sul-Americana 2014 e Liga das Américas 2015.

André Germano (à esq.) e Guerrinha (centro) em ação pela Copa Intercontinental 2015 contra o Real Madrid (Divulgação/FIBA)

Além dos troféus, a dupla viveu outras duas experiências marcantes: o vice-campeonato da Copa Intercontinental 2015 contra o Real Madrid (ESP), no Ginásio do Ibirapuera, e a turnê de dois amistosos na pré-temporada da NBA, nos Estados Unidos, contra New York Knick e Washington Wizards.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.