#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo importante

16-12-2014 | 10:24
Por Liga Nacional de Basquete

Embalado por três vitórias seguidas, Bauru recebe o Pinheiros, nesta quarta-feira, visando manter a vice-liderança do NBB 7; partida será transmitida ao vivo pelo SporTV

Larry Taylor, do Bauru

Diante do Pinheiros, Bauru quer manter embalo e a vice-liderança do NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)

O Paschoalotto/Bauru terá um duro adversário na briga para manter a vice-liderança do NBB 7. Nesta quarta-feira (17/12), os atuais campeões sul-americanos recebem o Pinheiros/SKY, no Ginásio Panela de Pressão, no interior do Estado de São Paulo, às 19 horas (de Brasília), em partida válida pela 11ª rodada da edição 2014/2015 do nacional, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Dono da campanha de seis triunfos em oito jogos (75% de aproveitamento), o esquadrão bauruense precisa da vitória contra os pinheirenses para manter a segunda posição, que atualmente é do Flamengo, que ao bater o rival Brasília nesta terça-feira chegou a sete êxitos em nove duelos (77,7% de aproveitamento), campanha que Bauru alcançará se ganhar o jogo desta quarta-feira.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Apesar de ter rendimento igual a do Flamengo, o Bauru leva vantagem no desempate e fica na vice-liderança do NBB 7 por ter um saldo de cestas ligeiramente maior – 67 contra 44 dos rubro-negros – critério este que será válido enquanto as equipes empatadas nas campanhas ainda não se enfrentarem no confronto direto no campeonato.

“Conseguimos importantes vitórias fora de Bauru, mas em casa é nossa obrigação. Não podemos relaxar aqui. O Pinheiros é uma equipe muito forte e com jogadores experientes. Vale lembrar que foi o único time que venceu o líder, então temos que estar focados”, destacou o ala bauruense Gui Deodato, dono da média de 6,4 pontos por jogo na sétima edição do NBB.

Bauru e Pinheiros

Equipes se enfrentarão pela 13ª vez na história do NBB; Bauru venceu 8 e o Pinheiros 5 (Caio Casagrande/Bauru Basket)

O Pinheiros, por sua vez, joga pela recuperação no NBB 7, já que foi derrotado pelo rival Paulistano/Unimed na última rodada e teve sua sequência de dois triunfos consecutivos fora de casa quebrada. Momentaneamente, os comandados do técnico Marcel de Souza ocupam a sétima colocação, com campanha de cinco vitórias em nove jogos (55,5% de aproveitamento).

“São jogos dificílimos. O Bauru é o time a ser batido nesta temporada, ao lado do Flamengo. Será um grande desafio para avaliarmos o que podemos fazer neste campeonato. Já fizemos uma bela partida contra Limeira e acho que é provar, mais uma vez, que temos condições. O campeonato é longo. Vão ter vitórias e derrotas. Acho que estamos no caminho certo”, avalia o ala/pivô Felipe Ribeiro, do Pinheiros.

Caso conquiste um resultado positivo em solo bauruense nesta quarta-feira, o clube da capital paulista alcançará o desempenho geral de seis triunfos em dez partidas (60% de aproveitamento) e pode inclusive assumir a sexta colocação em caso de derrota do Franca para o Palmeiras/Meltex no outro jogo da noite transmitido pelo SporTV, às 21 horas.

“Vamos jogar contra uma equipe muito forte, que é a atual campeã da Liga Sul-Americana e do Campeonato Paulista. Eles têm grandes jogadores, formaram um excelente elenco. Mas nós estamos muito concentrados e vamos para Bauru focados para buscarmos a vitória”, comentou o ala pinheirense Marcus Toledo, jogador que mais roubou bolas no NBB 7, com 24 desarmes.

Bauru e Pinheiros são 'francos atiradores' em bolas de 3 pontos (Henrique Costa/Bauru Basket)

Bauru e Pinheiros são ‘francos atiradores’ em bolas de 3 pontos (Henrique Costa/Bauru Basket)

O confronto desta quarta-feira entre Bauru e Pinheiros marcará o encontro entre o segundo e o terceiro melhor ataque da atual temporada do NBB. Os pinheirenses são os vice-líderes do ranking de pontos por equipe, com média de 87,0 pontos por jogo, atrás apenas do Flamengo que faz 90,6 tentos por partida. Já o time do técnico Guerrinha é o terceiro colocado, com 85,63 pontos por jogo de média.

Muitos destes pontos de ambas as equipes vêm através das bolas de 3 pontos, característica marcante dos dois times. O time bauruense é o terceiro que mais acerta tiros de longa distância na sétima edição do NBB, com média de 9,88 por jogo, enquanto o Pinheiros vem logo atrás, na quarta posição, com 9,78 arremessos para 3 pontos por partida. Previsão de chuva no Panela de Pressão?

“Nós tratamos cada jogo de acordo com o adversário, mas sempre buscando o controle do jogo e isso acontece através de uma defesa eficiente que tentamos evoluir sempre, além da transição. Vamos tentar impor nosso ritmo, nossa característica, sabendo que o Pinheiros tem um potencial ofensivo muito grande, principalmente das bolas de 3, e um revezamento muito forte”, declarou o técnico do Bauru, Guerrinha.