#JOGAJUNTO

NBB Caixa

É decisivo

26-01-2015 | 06:04
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de encerrarem suas sequências de derrotas, Uberlândia e Brasília fazem confronto direto por lugar no G-12, nesta terça-feira, ao vivo nos canais SporTV

Uberlândia e Brasília farão confronto direto por lugar na zona de classificação aos playoffs (Brito Júnior/Divulgação)

Uberlândia e Brasília farão confronto direto por lugar na zona de classificação aos playoffs (Brito Júnior/Divulgação)

Unitri/Pilhas Energizer e UniCEUB/BRB/Brasília vinham de sequências negativas no NBB 7 mas trataram de encerrá-las na última semana. Agora, depois de se reencontrarem com a vitória, as duas equipes estarão frente a frente e decidirão quem segue sorrindo e fica na zona de classificação dos playoffs da atual temporada. O duelo será nesta terça-feira (27/01), no Ginásio Homero Santos (UTC), em Uberlândia, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Os mineiros viviam situação complicada e não sabiam o que era vencer há nove partidas, mas voltaram a respirar na competição após vencer o São José/Unimed na última sexta-feira, em casa, pelo placar de 90 a 84. Com o resultado, a equipe da cidade de Uberlândia se afastou um pouco mais das últimas posições e chegou à 13ª colocação, a primeira fora de zona de playoffs, com cinco vitórias em 17 jogos (29,4% de aproveitamento).

“Mesmo a gente tendo perdido para o Mogi na outra rodada nós jogamos muito bem, tirando o último quarto. Estamos jogando muito melhor e merecemos a vitória contra São José por esse nível que ganhamos. Temos muito a melhorar ainda. Estamos em uma nova filosofia de trabalho com o Romano, aprendendo coisas novas e treinando cada vez mais. Estamos animados e sabemos que podemos vencer as partidas para conseguir uma classificação melhor”, disse Gruber, do Uberlândia.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Já os candangos acumulavam três derrotas seguidas, todas como mandante, mas foi também diante de sua torcida que o clube do Distrito Federal acabou com o jejum ao bater o Franca Basquete, pelo placar de 74 a 62. Depois do triunfo, o clube tricampeão do NBB assumiu a 12ª posição na tabela, a última dentro da zona de classificação às Finais, com campanha de seis êxitos em 17 oportunidades (35,3% de aproveitamento).

Com show de Audrei, Uberlândia levou a melhor sobre o Brasília no 1º turno (Brito Júnior/Divulgação)

Com show de Audrei, Uberlândia levou a melhor sobre o Brasília no 1º turno (Brito Júnior/Divulgação)

Envolvendo 12º e 13º colocados, o confronto direto desta terça-feira passa a ser uma como uma final de campeonato, extremamente crucial para a classificação aos playoffs. Se o Brasília vencer pode assumir a 11ª colocação em caso de derrota do Macaé, dono da posição, para o vice-líder Paschoalotto/Bauru, nesta quarta-feira. Em caso de derrota, por outro lado, a equipe da capital federal será ultrapassada pelo próprio Uberlândia.

“É um jogo que vale por dois. Nós ainda temos a vantagem de termos vencido o jogo do primeiro turno, então qualquer vitória já nos coloca à frente deles. Estamos muito focados. O importante é jogar bem, bastante centrados, impor nosso ritmo de jogo e fazer nosso trabalho para conseguirmos essa vitória, que com certeza será muito importante para nós”, frisou o ala/pivô da equipe uberlandense Gruber.

“Vai ser um jogo difícil contra o Uberlândia. Eles vêm de uma vitória boa contra o São José, assim como a gente. Será uma partida entre dois times que estão brigando por uma vaga nos playoffs”, analisou Lucas Cipolini, do Brasília.

No primeiro turno, o esquadrão do Triângulo Mineiro levou a melhor sobre os candangos fora de casa, em pleno Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), pelo placar de 90 a 87. Os destaques ficaram por conta do ala Audrei, impecável nas bolas de 3 pontos (cinco acertos em cinco tentativas), autor de 27 pontos, e do armador norte-americano Caleb Brown, desfalque para o duelo desta terça-feira, que deixou a quadra com 25 pontos e cinco rebotes.

“Eles (Brasília) têm um jogo interno muito bom, com Giovannoni, Cipolini, Ronald e o novo americano deles (Goodridge). A equipe deles joga muito pra isso. Agora eles têm o LaMonte, que é um cara que eu nunca joguei contra mas parece ser muito bom, agregou muito ao time. O Fúlvio é um grande jogador e vem crescendo com o time, e saindo do banco ainda tem bons jogadores como Arthur e Isaac. Temos que tirar as cestas fáceis deles e deixar o jogo equilibrado”, completou Gruber.

Cipolini, do Brasília

Ex-Uberlândia, Cipolini, do Brasília, voltará pela 1ª vez ao Triângulo Mineiro (Brito Júnior/Divulgação)

O confronto marcará também a primeira partida do pivô Lucas Cipolini, do Brasília, contra o Uberlândia no Triângulo Mineiro, onde atuou nas quatro últimas temporadas e conquistou quatro títulos estaduais e o vice-campeonato do NBB 5. Atualmente com a camisa do clube candango, Cipolini tem média de 16,1 pontos, 5,2 rebotes e 17,2 de eficiência (5ª melhor do NBB 7).

“Sabemos da dificuldade que é jogar em Uberlândia. A torcida comparece, faz a diferença. Mas o nosso time está focado. Trabalhamos bem nesta semana, para que possamos fazer um bom jogo e sair com um bom resultado nessas duas partidas que teremos fora e casa”, concluiu Cipolini, citando também o jogo contra o Minas, na próxima quinta-feira, na casa do adversário.