#JOGAJUNTO

Liga Ouro

É o jogodo título

30-05-2019 | 08:44
Por Liga Nacional de Basquete

São Paulo e Unifacisa fazem Jogo 5 das Finais da Liga Ouro nesta sexta, com transmissão ao vivo da ESPN: treinadores analisam o confronto decisivo

A Liga Ouro 2019 está prestes a ter seu campeão definido. Nesta sexta-feira (31/05), às 20 horas, São Paulo e Unifacisa entrarão em quadra para o último e decisivo confronto da série melhor de cinco, às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, em busca do título da competição que dá ao campeão uma vaga na próxima edição do NBB CAIXA. O confronto terá transmissão ao vivo pela ESPN e também pelo canal do São Paulo no Youtube (SPFC TV).

Em uma série de extremo equilíbrio, São Paulo e Unifacisa têm feito grandes partidas nessas Finais. Um bom exemplo é o último jogo entre as equipes. Com 2 a 1 na série, a equipe de Campina Grande precisava apenas de uma vitória dentro de casa para conquistar a taça. Mas o tricolor paulista foi atrás do resultado, venceu o jogo fora de casa, por 86 a 82, e forçou o quinto e decisivo jogo na série.

Mesmo após a derrota em casa na última partida, o treinador da Unifacisa, Eduardo Schafer, se manteve confiante no resultado positivo fora de casa.

“A Unifacisa chega bastante confiante, sabendo que o jogo será duro.  Mas, como já demonstrado antes, podemos sim ganhar esse jogo na casa deles, sempre respeitando a equipe do São Paulo”, disse o comandante da equipe da Paraíba.

Eduardo Schafer está confiante para o Jogo 5 (Daniel Nery/Unifacisa)

+Estatísticas e fotos do Jogo 4 entre Unifacisa x São Paulo

Já o São Paulo chega com a moral lá em cima, principalmente pela grande vitória no último confronto na casa do adversário, que reacendeu as chances do título da equipe paulista.

Para Cláudio Mortari, treinador da equipe tricolor, o Jogo 5 será totalmente diferente dos últimos quatro.

“O Jogo 5 é muito diferente de todos os outros. Vai depender do nosso estado emocional e da nossa determinação. As equipes provaram uma igualdade muito grande, o fator casa não fez muita diferença para nenhum dos lados, então o jogo é uma incógnita, como toda Final. Vamos tentar maximizar nossos pontos fortes e minimizar os da Unifacisa para fazer o melhor jogo possível”, afirmou o treinador do Tricolor.

Cláudio Mortari quer que o São Paulo faça o melhor jogo possível (Divulgação/SPFC)

Com sua última oportunidade de vencer a Liga Ouro, a Unifacisa terá que trabalhar firme nos erros que cometeu no Jogo 4, principalmente os cometidos no segundo tempo, em que a equipe perdeu por 54 a 43.

“Numa série de playoffs cada jogo é um jogo, uma história diferente. Essa série é um exemplo disso e tivemos jogos com características distintas. Não dá pra falar o que de diferente tem que ser feito, mas sim que deve ser um jogo bastante equilibrado. Quem errar menos sairá vitorioso”, disse Eduardo Schafer, treinador da Unifacisa.

Com o fator casa a seu favor, o São Paulo terá casa cheia, com a promessa de uma atmosfera que, assim como nos dois primeiros duelos, empurre a equipe durante todo o confronto.

+ Técnicos analisam Jogo 4 que terminou com vitória do São Paulo na Paraíba

Promessa de casa cheia para a decisão no Morumbi (Rubens Chiri/SPFC)

Mas para Cláudio Mortari, o fato de jogar em casa, com a pressão da torcida ao seu favor, pode ter o efeito contrário caso a equipe não inicie bem o duelo.

“A pressão da torcida pode ser exercida nos dois lados, às vezes o time da casa tem uma responsabilidade muito maior de provar sua condição. Quando você adquire a possibilidade de decidir o quinto jogo em casa, você automaticamente assume uma liderança, uma certa vantagem que na realidade você não tem. De qualquer maneira, se você não começa bem a partida, aquele favoritismo que existia acaba sendo questionado”, finalizou o comandante do São Paulo.

O calendário das Finais

Jogo 1 – 21/05 (Terça-feira) – São Paulo 72 x 81 Unifacisa – Ginásio do Morumbi

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira) – São Paulo 85 x 84 Unifacisa – Ginásio do Morumbi

Jogo 3 – 26/05 (Domingo) – Unifacisa 71 x 66 São Paulo – Arena Unifacisa

Jogo 4 – 28/05 (Terça-feira) – Unifacisa 82 x 86 São Paulo – Arena Unifacisa

Jogo 5 – 31/05 (Sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, em São Paulo – ao vivo na ESPN e na SPFC TV (Youtube)