#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegoua hora?

11-04-2018 | 12:19
Por

Defesa sufocante, Betinho voando e energia de sobra: saiba porque o Basquete Cearense tem motivos para acreditar na histórica vitória nos playoffs

A noite desta quarta-feira pode marcar um importante capítulo na história do Solar Cearense. Com 2 a 1 de frente na série válida pelas oitavas de final, a equipe receberá o EC Pinheiros, no Ginásio Paulo Sarasate, e terá uma grande chance de vencer um confronto de playoffs do NBB CAIXA pela primeira vez. A bola sobe às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Em sua sexta temporada no NBB CAIXA, o time nordestino nunca venceu uma série de mata-mata. Derrotado três vezes nas oitavas e uma nas quartas (temporada em que ficou no G-4), o Solar Cearense teve algumas eliminações ainda mais frustrantes justamente por ter perdido uma partida decisiva em casa.

Agora, na busca da classificação às quartas de final, a equipe do técnico Alberto Bial estará mais uma vez ao lado de sua torcida no Ginásio Paulo Sarasate com a “faca e o queijo na mão”. Se vencer o jogo desta quarta, o time cearense vencerá sua primeira série de playoffs e enfrentará o Paulistano/Corpore nas quartas de final.

Mas porque o torcedor do Carcará tem razões para acreditar que desta vez a história será diferente e a equipe deixará os fantasmas das eliminações recentes para trás? É isso que o site da LNB explicará abaixo:

Defesa sufocante

Nas duas vitórias em São Paulo, o time de Fortaleza impôs muitas dificuldades ao ataque pinheirense. Em ambas as partidas, o Solar Cearense limitou o time rival a pontuar na casa dos 60 pontos (60 e 62, respectivamente), muito abaixo dos 78,3 pontos anotados em média pelo Pinheiros na fase de classificação.

Um dos pontos chaves da ótima defesa cearense nas duas vitórias na série foi a atenção dobrada em Holloway. Um dos atletas mais perigosos ofensivamente, o norte-americano tem sido vigiado de perto pelo Carcará, inclusive com um rodízio de defensores. No entanto, dois atletas têm sido os “carrascos” oficiais do camisa 22 do Pinheiros: Davi Rossetto e Betinho.

“Nossa defesa tem sido determinante, temos sido muito consistentes no que programamos antes dos jogos, defendendo muito no 1×1 e com muitas ajudas e muita intensidade. Temos muita convicção que só assim conseguiremos vencer nos playoffs”, exaltou Betinho.

Sempre muito atenta, a defesa cearense permitiu apenas 23 arremessos a Holloway nos dois últimos jogos, sendo que o norte-americano converteu apenas nove (39,1%). No Jogo 1, em que comandou a vitória pinheirense, o atual MVP do NBB CAIXA teve um aproveitamento muito superior (53,3%), com oito bolas certeiras em 15 tentativas.

“Os jogos que ganhamos foi graças a nossa defesa, foi basicamente esse o fator de mudança que nos permitiu as duas vitórias. O nosso ataque foi bem nas três partidas, mas o diferencial foi a defesa”, disse o capitão Davi Rossetto.

Betinho voando

Se a defesa funcionou muito bem nos jogos em São Paulo, o diferencial no ataque foi Betinho. Depois de um início de temporada discreto, o camisa 26 cresceu de produção na reta final da fase de classificação e vem dando sequência a seu ótimo momento nos playoffs.

Na derrota no Jogo 1, Betinho marcou 18 pontos, mas nas duas partidas seguintes sua estrela brilhou muito mais. Para marcar 25 e 21 pontos nos Jogos 2 e 3, respectivamente, o ala/armador foi letal e apresentou um aproveitamento espetacular nos arremessos de quadra, com 15 acertos em 27 tentativas (55,5%). Muito desse desempenho se deve ao ótimo desempenho nas bolas de 3 pontos, com sete convertidas em 13 tentadas (53,8%).

“Com o passar dos jogos o time foi me conhecendo e sabendo como me usar da melhor forma. Assim fui ganhando confiança e acredito que esse processo me fortaleceu muito mentalmente para hoje estar com a cabeça muito boa para os playoffs e com muita confiança não só minha mas de todo o time”, disse Betinho.

Todo mundo junto

A subida de produção de Betinho nos playoffs fica claro ao comparamos suas médias na fase de classificação e nos playoffs. Em 25 partidas na temporada regular, o jogador teve 10,9 pontos por jogo. Agora, em três jogos no mata-mata, praticamente dobrou sua produção, com 21,3 pontos por jogo (maior média das oitavas).

“Eu penso que foi tudo um processo, depois da minha cirurgia tive bastante dificuldade até eu voltar plenamente e, principalmente, ganhar confiança que eu conseguiria fazer tudo de novo sem restrições. Tivemos um inicio de NBB muito aquém do que poderíamos e tenho grande parcela de culpa por, naquele momento, não conseguir desempenhar meu papel com qualidade”, explicou Betinho, que chegou ao Solar Cearense após sofrer uma grave lesão no cotovelo na temporada passada, quando atuava por Campo Mourão.

“Mas mesmo com meu baixíssimo aproveitamento de arremessos e o baixo nível de basquete os caras do time nunca deixavam eu abaixar a cabeça e isso foi determinante. Eu ponho como um marco, uma reunião que tive com o Bial em janeiro, na qual ele me perguntou o que estava me travando. Depois daquele papo, o Bial mostrou muita confiança e me deu carta branca pra que eu fosse eu mesmo em todos os momentos e a partir daí as coisas começaram a fluir melhor”, completou o camisa 26.

Além de ter Betinho inspirado, o time de Fortaleza teve importantes contribuições de outros jogadores nas duas vitórias seguidas. Um deles foi o pivô Leozão, que mesmo com quatro faltas no primeiro tempo no Jogo 2, teve importante participação no triunfo que empatou a série em 1 a 1, com um total de sete pontos e 13 rebotes.

Já no Jogpo 3, Rashaun e Paulinho Boracini combinaram para 30 pontos e deram o “suporte” necessário a Betinho. Juntos, os três jogadores marcaram 51 pontos na vitória que deixou o Basquete Cearense em vantagem no confronto.

Energia de sobra

Uma das grandes características das equipes do técnico Alberto Bial é justamente a entrega dentro de quadra. E isso realmente vem fazendo a diferença para o Solar Cearense nesta série. Apesar de ter uma rotação menor do que a dos rivais, a equipe jogou os 120 minutos da série até então com “sangue nos olhos”.

A cada cesta, bola recuperada ou até em rebotes os jogadores vibram bastante dentro de quadra. No banco de reservas, a “molecada” também faz muito festa e essa sinergia vem contagiando a equipe em busca das vitórias.

“A energia desse time é fantástica. Você vê os meninos no banco pulando por cada jogada, nos apoiando sempre e isso é algo de dar inveja a qualquer time”, disse Betinho.

“Desde quando cheguei aqui no Basquete Cearense, o Bial sempre fala sobre a energia boa, energia positiva. E nosso time é muito fechado, tanto nas derrotas quanto nas vitórias, sempre com um clima muito bom. Quando isso começa a refletir na quadra, o time cresce bastante e sempre temos nossas brincadeiras ali no banco”, afirmou o jovem Juliano, um dos comandantes das comemorações ensaiadas no banco do Carcará.

“A gente descontrai um pouco para o time jogar feliz e solto. Nosso banco é bem jovem e tem cinco garotos de 20, 21 anos e a gente manda toda energia positiva que der pros caras na quadra”, completou o armador de 20 anos, cestinha da última edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete.

Todo mundo junto: União é uma das principais marcas do Solar Cearense nesta temporada (Stephan Eilert/Divulgação)

Fator casa sim

Apesar de ter sido derrotada no Jogo 1, em Fortaleza, o Solar Cearense possui grande campanha nos jogos em casa nesta temporada. Na fase de classificação, a equipe venceu 11 das 14 partidas disputadas ao lado de sua torcida e teve um dos melhores aproveitamentos como mandante de toda a competição.

Algumas das vitórias conquistadas em casa foram expressivas e na reta final da primeira fase. Casos dos triunfos seguidos para cima de Mogi das Cruzes/Helbor, Sesi Franca e Sendi/Bauru Basket.

“Agora é momento de calma, de controlar a euforia e pensar que será apenas mais um jogo da série, contra um adversário duríssimo, com um retrospecto bom fora de casa. Temos que usar a nossa torcida para jogarmos ainda com mais intensidade e garra, mas com muita concentração para não nos excedermos e deixar essa oportunidade de fechar a série passar”, disse Davi.

A série

– Pinheiros (7º) 1 x 2 Solar Cearense (10º)

Jogo 1 – Basquete Cearense 73 x 82 Pinheiros
Jogo 2 – Pinheiros 60 x 64 Basquete Cearense
Jogo 3 – Pinheiros 62 x 75 Basquete Cearense
Jogo 4 – 11/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo