#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ele quer mais

01-04-2018 | 12:20
Por Marcel Pedroza

Papo de MVP: depois de sucesso nos playoffs da temporada passada, Holloway mostra confiança “em fazer história de novo” com o Pinheiros

O atual MVP do NBB CAIXA quer mais. Jogador mais valioso da última temporada, o norte-americano Desmond Holloway está pronto para “fazer história de novo” com o EC Pinheiros. A caminhada da equipe nos playoffs começa nesta terça-feira (03/04), às 19 horas, diante do Solar Cearense, no Jogo 1 da série válidas pelas oitavas de final. O SporTV transmite ao vivo.

A confiança do norte-americano é fácil de ser explicada. Na temporada passada, Holloway e o Pinheiros fizeram história, de fato. Depois de vencer o Vasco por 3 a 2 nas oitavas, o time paulista eliminou o então tetracampeão Flamengo, com direito a virada após estar perdendo por 2 a 0 e vitória no Jogo 5 no Rio de Janeiro.

A caminhada pinheirense no último NBB CAIXA quase se tornou ainda mais histórica. Nas semifinais, diante do Sendi/Bauru Basket, a equipe da capital paulista chegou a abrir 2 a 0, mas desta vez levou a virada e não conseguiu chegar às Finais pela primeira vez.

“Para ser sincero, nosso time está muito focado nos playoffs. Nas últimas três semanas ou até no último mês, a única coisa que se fala no Pinheiros é playoffs, playoffs, playoffs. Vamos entrar muito focados em fazer uma grande campanha de novo. Na última temporada ficamos apenas a um jogo de chegar às Finais. Então isso é algo que nos motiva a novamente fazer uma grande corrida nos playoffs”, disse Holloway, dono de atuações memoráveis nos playoffs.

Em sua sexta temporada no Brasil, a terceira no Pinheiros, Holloway se firmou como um dos principais pontuadores do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Fez história

O sucesso do Pinheiros na última temporada teve uma alta parcela de contribuição de Holloway. Com atuações decisivas, o camisa 22 roubou a cena nos playoffs e, não à toa, acabou coroado como o MVP do campeonato. Dono de média de 21,1 pontos nos 15 jogos disputados no mata-mata, o norte-americano teve algumas atuações memoráveis.

Na série contra o Vasco, o jogador teve 31 pontos no Jogo 3 e 36 no Jogo 5 (recorde da temporada) e, em ambos, liderou a vitória pinheirense. Depois, diante do Flamengo, Holloway voltou a brilhar, com 32 pontos, nove rebotes e seis assistências no Jogo 4 e 18 importantes pontos na histórica vitória no Jogo 5.

“Todo mundo quer jogar o seu melhor basquete nos playoffs e comigo não é diferente. Quero jogar o meu melhor basquete para ajudar o time da melhor maneira. Sei que posso ajudar o time a crescer e tenho que estar ainda mais concentrado agora nos playoffs”, disse Holloway, que recentemente completou 28 anos e está em sua sexta temporada no Brasil.

“Meu principal objetivo é levar o Pinheiros ao título. Sou muito grato pelos anos que tenho vivido aqui e quero dar essa conquista ao clube. Também quero fazer história no NBB e sei que o único caminho para isso é sendo campeão”, completou o norte-americano, que tem média de 17,8 pontos na carreira no NBB CAIXA com um total de 218 jogos.

Confiança é a chave

Desde que chegou ao Brasil, Holloway mostrou ser uma verdadeira “máquina de fazer cestas”. Cestinha do campeonato logo em sua temporada de estreia, ainda com 22 anos, o ala tem um variado repertório ofensivo. Arremessos após belos dribles, ótimo jogo de 1 x 1 e um aproveitamento espetacular nas bolas de média distância fazem do jogador um verdadeiro pesadelo para os adversários.

Mas não é só sua refinada técnica que o faz especial. Dono de personalidade forte, o camisa 22 do Pinheiros sempre mostrou grande confiança em si mesmo para chamar a responsabilidade e fazer arremessos decisivos. Na visão dele, isso faz a diferença em momentos como os playoffs.

“A coisa mais importante é você confiar em si mesmo. Eu acredito que posso fazer arremessos decisivos e assumo esse risco. Em um momento de decisão como é nos playoffs, o nível de confiança tem que ser o mais alto, independente do que acontecer. Todos nós treinamos muito e agora é a hora de mostrar do que somos capazes”, explicou.

“Estou sempre me desafiando a ser melhor sempre. Consegui fazer grandes jogos nos playoffs ano passado e espero repetir esse ano. Quero contribuir da melhor maneira possível para o time chegar ao título. Esse é meu pensamento”, completou o atleta nascido em Indianapolis (EUA).

Altos e baixos

A campanha do Pinheiros na fase de classificação foi uma verdadeira montanha russa. Após fazer seu melhor início de NBB CAIXA na história, com sete vitórias seguidas, a equipe oscilou demais. Logo em seguida, o time ainda conseguiu mais dois triunfos e se manteve no G-4, só que depois foram cinco derrotas seguidas e uma queda brusca na tabela de classificação.

Nos 12 jogos finais da fase de classificação, a equipe teve aproveitamento de 50%, com seis vitórias e seis derrotas, e com o triunfo sobre Mogi na última quinta garantiu a sétima posição, que dá o direito ao mando de quadra na primeira rodada dos playoffs. No total foram 15 vitórias nos 28 jogos disputados para o Pinheiros.

“Tivemos alguns bons momentos e outros ruins também, como a sequência de cinco derrotas que tivemos. Para sermos uma equipe perigosa nos playoffs, precisamos jogar como no começo da temporada, com muita defesa e velocidade nos contra-ataques”, disse Holloway, segundo maior cestinha e quarto jogador mais eficiente da fase de classificação.

A série

A primeira batalha do Pinheiros nos playoffs deste ano será diante do Solar Cearense. Nas duas partidas da fase de classificação, cada equipe venceu uma. Jogando em casa, o time paulista triunfou por 92 a 79, mas acabou derrotado em Fortaleza por 66 a 64.

O jogo no Ginásio Paulo Sarasate foi uma das piores produções ofensivas do Pinheiros e de Holloway também. Bem marcado, o norte-americano marcou apenas dois pontos (1/8 nos arremessos de quadra) e ficou longe de sua média de 16,5 pontos por jogo, a segunda maior do campeonato.

“O Basquete Cearense é um time muito duro. Eles vêm jogando muito bem, principalmente em casa, e o Jogo 1 vai ser lá. Fizemos talvez um de nossos piores jogos lá nessa temporada, então sabemos que vai ser muito difícil. Mesmo respeitando muito o time deles e a cidade que está muito empolgada, esperamos fazer o nosso melhor basquete e voltar com a vitória para São Paulo”, disse.

Confira o calendário completo:

Jogo 1 – 03/04 (terça), às 19 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 06/04 (sexta), às 19 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (ao vivo no Facebook)
Jogo 3 – 08/04 (domingo), às 19h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 11/04 (quarta), horário a definir, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza
Jogo 5* – data, horário, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo