#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ele veio

17-01-2018 | 04:19
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo anuncia contratação do pivô Anderson Varejão, e NBB CAIXA recebe mais um campeão da NBA em sua décima edição

A décima edição do NBB CAIXA ganhou ainda mais brilho. Depois de longa carreira de sucesso na NBA, o pivô Anderson Varejão foi anunciado, nesta quarta-feira (17/01), como reforço do Flamengo e será integrado imediatamente ao elenco rubro-negro.

Após disputar as duas primeiras partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para o Mundial, em novembro, ainda sem clube, Varejão passou a ter seu nome especulado em equipes do NBB CAIXA. Nesta quarta, a espera acabou e o pivô assinou seu contrato com o time carioca. O vínculo é válido por 20 meses e vai até o final da temporada 2018/2019.

+Vinda de Varejão trará ganhos ao NBB CAIXA tanto dentro quanto fora de quadra

Líder da competição, o Flamengo reforçará ainda mais seu garrafão de peso para a sequência da temporada. Um dos principais pivôs da história do basquete nacional, Varejão terá Olivinha, JP Batista, Pilar, MJ Rhett e do jovem João Vitor como seus companheiros de posição.

A apresentação oficial de Varejão será feita no Salão Nobre da sede social do clube, a Gávea, às 12h30, nesta quinta-feira. O jogador está com sua documentação regularizada e sua estreia depende apenas do técnico José Neto. O próximo compromisso do Flamengo será nesta sexta-feira, no clássico contra o Botafogo, que terá transmissão ao vivo via Twitter.

Aos 35 anos, Varejão ficou mais de 15 anos fora do país. Depois de explodir atuando por Franca no início dos anos 2000, o pivô foi para o Barcelona em 2002 e dois anos depois chegou à NBA para atuar no Cleveland Cavaliers, equipe em que atuou por 12 temporadas.

Durante seu longo período em Cleveland, Varejão jogou mais de seis anos ao lado de LeBron James e ainda dividiu a quadra com astros como Shaquille O’Neal e Kyrie Irving. Pela franquia de Ohio, o brasileiro chegou duas vezes à final da NBA (2007 e 2015) e teve a temporada 2012/2013 como a melhor de sua carreira, com médias de 14,1 pontos e 14,4 rebotes por jogo.

Depois do fazer história nos Cavaliers, o brasileiro chegou ao Golde State Warriors no meio da temporada 2015/2016. Neste ano, o jogador se tornou o primeiro a defender os dois finalistas da NBA na mesma temporada, já que o Cavaliers enfrentou e venceu sua atual equipe na decisão por 4 a 3.

No começo de 2017, Varejão acabou dispensado pelos Warriors. Mesmo assim, ao final da temporada, o brasileiro recebeu o anel de campeão e se tornou o terceiro brasileiro a conquistar o título da NBA, ao lado de Tiago Splitter e Leandrinho Barbosa.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.