#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em formação

01-09-2017 | 05:32
Por Liga Nacional de Basquete

Confirmado no NBB CAIXA 17/18, Joinville mantém base vice-campeã da Liga Ouro e contrata norte-americano cestinha da Divisão de Acesso

Uma cidade velha conhecida do NBB CAIXA já esta com sua equipe quase completa para a temporada que se inicia no dia 04 de novembro. Joinville (SC) já teve um semifinalista da competição por uma oportunidade, porém, com o fim da antiga equipe, a cidade catarinense se afastou por um tempo da elite do basquetebol nacional, mas está de volta e já tem boa parte de seu elenco montado para a décima edição do campeonato.

Time catarinense manteve boa parte da base vice-campeã da Liga Ouro 2017 (Wilian Oliveira/Divulgação)

Do elenco que terminou com vice-campeonato da Liga Ouro 2017, derrotado pelo Botafogo na grande decisão, por 3 a 2, permanecem na equipe catarinense sete atletas. São eles: Socas (armador), Vezarinho e Vezaro (alas/armadores), Maxwell (ala), Jordan Burger (ala/pivô), André Bambu e Jerônimo (pivôs), além do técnico George Rodrigues, que também continua no cargo.

“Fica muito mais fácil de trabalhar, já que a grande maioria dos jogadores já conhece a nossa filosofia de trabalho. Muitos desses atletas têm uma identificação muito grande com a cidade e isso também é muito importante. Teremos um desafio ainda maior, que é a disputa do NBB CAIXA, e manter a base foi um passo muito importante que demos”, declarou o comandante George Rodrigues.

Como novidade, o Joinville/AABJ já anunciou uma grande contratação. Cestinha da Liga Ouro 2017, o armador norte-americano Deonta Stocks, do Blumenau, teve média de 14,7 pontos, 3,9 rebotes, 3,8 assistências e 3,3 roubos de bola por partida na competição de acesso ao NBB CAIXA.

“Ele foi um pedido direto meu. Se trata de um jogador de grande qualidade e que já conhece muito bem a nossa equipe, já que jogamos contra ele quatro vezes na Liga Ouro. Tínhamos uma carência na armação, por só ter o Socas como armador de ofício. Agora estaremos muito bem servidos, com dois jogadores de muita qualidade e de estilo completamente diferentes”, completou o treinador da equipe catarinense.

Cestinha da Liga Ouro 2017, Stocks é um dos reforços do Joinville (Sidnei Batista/Divulgação)

A antiga equipe de Joinville teve sua melhor colocação na história do NBB CAIXA logo na temporada de estréia da competição (08/09). Caindo na tabela de classificação a cada edição, a última participação do time foi na temporada 12/13, quando terminou na 15ª colocação, ficando pela primeira vez fora dos playoffs.

Após a extinção da equipe, em 2014, chamada Joinville Basquete Associados, a Associação dos Amigos do Basquete de Joinville ganhou ainda mais o apoio da população local e foi crescendo gradualmente até chegar ao NBB CAIXA. Na Liga Ouro 2017, o time catarinense fez campanha regular na fase de classificação, com nove vitórias e sete derrotas, mas cresceu muito nos playoffs, eliminando um dos favoritos ao título, Contagem Towers, por 3 a 2, e sendo derrotado apenas no quinto e último jogo da decisão diante do Botafogo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.