#JOGAJUNTO

Mais basquete

Em segundo

01-10-2015 | 10:09
Por Liga Nacional de Basquete

No duelo dos já classificados à próxima fase, Mogi vê San Martín (ARG) abrir 15 pontos, não consegue virada e fica com a vice-liderança do Grupo A da Liga Sul-Americana

Em pleno Hugo Ramos, Mogi foi superado pelo San Martín, que ficou com a liderança do Grupo A com 100% de aproveitamento (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Em pleno Hugo Ramos, Mogi foi superado pelo San Martín, que ficou com a liderança do Grupo A com 100% de aproveitamento (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Mogi das Cruzes/Helbor e San Martín (ARG) entraram em quadra nesta quinta-feira na rodada final invictos no Grupo A e já classificados à próxima fase da Liga Sul-Americana. E mesmo jogando em casa, no Ginásio Hugo Ramos, o time brasileiro foi dominado pelo argentino e sofreu a derrota, por 88 a 77. Desta forma, o esquadrão do Alto Tietê ficou com a vice-liderança do Grupo A da competição.

Para sair de quadra com sua terceira vitória em três partidas (100% de aproveitamento) e com a liderança da chave garantida, o clube da cidade de Corrientes (ARG) contou com grande atuação do ala Mateo Bolivar, responsável por 19 pontos, e do ala Miguel Gerlero, com 16 pontos. Pelo lado mogiano, o destaque ficou por conta do ala/pivô Lucas Mariano, que saiu do banco e anotou 20 pontos.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Mogi e San Martín (ARG)

Antes da decisão do primeiro lugar do grupo, os já eliminados Trouville e Deportes Castro se enfrentaram no Hugo Ramos. Com expressivo duplo-duplo do pivô Nicolás Borsellino, autor de 22 pontos e 11 rebotes, o clube uruguaio se despediu da Liga Sul-Americana 2015 com tranquila vitória sobre os chilenos, pelo placar de 88 a 59.

Autor de 15 pontos, Filipin bem que tentou, mas não conseguiu a virada para o Mogi (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Autor de 15 pontos, Filipin bem que tentou, mas não conseguiu a virada para o Mogi (Jose Jimenez Tirado/FIBA Américas)

Com o desfecho das partidas do Grupo A, a Liga Sul-Americana terá continuação com os duelos do Grupo B, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de outubro, em Bogotá (COL) e terá a presença do anfitrião Piratas de Bogotá, o Vickingos (BOL), Obras Sanitárias (ARG) e Malvin (URU).

O próximo brasileiro a entrar em quadra será o UniCEUB/BRB/Brasília, que entre os dias 13 e 15 deste mês, estará em Santiago (CHI), sede do Grupo C, medindo forças com o dono da casa Colo-Colo, o Atenas (URU) e com o Quilmes de Mar Del Plata (ARG), primeiro adversário da equipe da capital federal.

Depois dos candangos, será a vez do Franca Basquete entrar em quadra pela Liga Sul-Americana. Membro do Grupo D, que terá suas partidas realizadas em Quito (EQU) entre os dias 20 a 22 de outubro, o clube da Capital do Basquete terá como adversários o anfitrião UTE, o Guaros de Lara (VEN) e o Regatas de Lima (PER).

O jogo

A primeira metade do duelo foi difícil para o Mogi. Com muitos erros dos dois lados da quadra, os mogianos viram os visitantes levarem ampla vantagem sobre sua defesa e vencerem o primeiro quarto por 24 a 16. Nada parecia dar certo para os donos da casa no segundo período, em que o time argentino chegou a ter 15 pontos de frente (37 a 22).

Com boas entradas de Larry Taylor e Lucas Mariano, que começaram a partida no banco de reservas, a equipe brasileira reagiu com uma corrida de 11 a 0 e chegou a cortar a margem para quatro tentos (37 a 33). No entanto, uma sequência de contra ataques fez com que o San Martin fechasse o segundo quarto com nove pontos de vantagem, placar de 42 a 33.

O Mogi até começou bem o terceiro quarto e reduziu a diferença para apenas cinco pontos (42  37). Porém, assim como anteriormente, os argentinos ampliaram a margem num piscar de olhos e logo deslancharam no marcador. Tranquilo em quadra e aproveitando os sucessivos erros dos brasileiros, o time visitante ainda contou com mão quente do ala Bolívar, tornou a abrir 15 pontos (57 a 42).

Depois de tentar todas as alterações possíveis e não encontrar um quinteto ideal em quadra, o comandante mogiano Paco García promoveu a entrada do garoto Vitor Lersch, de apenas 20 anos, para a armação da equipe. E o jogo mudou. Mais consciente no ataque, o time da casa emplacou uma corrida de 15 a 4, cortou a diferença para quatro tentos (61 a 57) e foi para os dez minutos finais perdendo por seis pontos: 63 a 57.

Mas quando era a hora de dar o bote, o Mogi voltou a abusar dos erros no ataque e na defesa e viu o time argentino abrir 12 pontos rapidamente (72 a 60). Sob o embalo das bolas de 3 pontos de Filipin, os brasileiros reduziram a margem para oito tentos (74 a 66). No entanto, assim como anteriormente, a reação mogiana não ganhou força, e o San Martín voltou a estender sua vantagem de maneira que ficasse irreversível para os donos da casa.

Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2015:

29/09 (terça-feira)
San Martin (ARG) 99 x 88 Trouville (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 98 x 63 Deportes Castro (CHI)

30/09 (quarta-feira)
Deportes Castro (CHI) 74 x 93 San Martin (ARG)
Mogi das Cruzes/Helbor 73 x 68 Trouville (URU)

01/10 (quinta-feira)
Deportes Castro (CHI) 59 x 88 Trouville (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 77 x 88 San Martin (ARG)