#JOGAJUNTO

Mais basquete

Embalando

18-08-2014 | 10:24
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros e Bauru conquistam 3ª vitória seguida no Campeonato Paulista e sobem na classificação de seus grupos; Limeira tira invencibilidade do Franca

Pinheiros, do pivô Morro, assumiu a liderança do Grupo A (João Pires/Divulgação)

Pinheiros, do pivô Morro, assumiu a liderança do Grupo A (João Pires/Divulgação)

No último sábado foi realizada a quarta rodada do Campeonato Paulista 2014 e duas equipes mantiveram o embalo. Pinheiros/SKY e Paschoalotto/Bauru venceram pela terceira vez seguida na competição e subiram na tabela de classificação de suas respectivas chaves.

Atuando em casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), o Pinheiros levou a melhor sobre o São José/Unimed, pelo placar de 78 a 71, e chegou à liderança do Grupo A. Depois de ser derrotado na rodada de abertura, o time pinheirense não perdeu mais e se encontra na ponta da chave, com uma campanha de três vitórias e apenas um revés. Para superar os joseenses, o time dirigido pelo técnico Marcel de Souza contou com grande exibição de Jason Smith. Apenas em seu segundo jogo pela equipe, o ala/armador norte-americano foi decisivo e deixou a quadra com 16 pontos.

“Fiz o meu primeiro jogo em casa e isso significa muito pra mim. É um time muito competitivo e fico muito feliz por jogar aqui. Todo mundo jogou junto, com muita força. Todos estão muito felizes, alegres. O clima é muito bom”, afirmou Smith, que chegou ao Pinheiros para esta temporada depois de atuar pelo Mogi das Cruzes/Helbor no último NBB.

Na segunda colocação do Grupo A está o Rio Claro Basquete. Fora de casa, a equipe dirigida pelo técnico Marcelo Tamião conquistou um importante triunfo sobre a Liga Sorocabana, pelo placar de 80 a 78, e também atingiu a campanha de três vitórias e uma derrota – o Pinheiros leva a melhor no confronto direto. Com 15 pontos e sete rebotes, o ala espanhol Álvaro Calvo teve grande atuação para os atuais campeões da Liga Ouro.

Mesmo com o resultado negativo, o ala sorocabano Schneider foi o cestinha do confronto, com 26 pontos. Agora, os comandados de Rinaldo Rodrigues somam duas vitórias e duas derrotas na principal competição de basquete do Estado de São Paulo.

Também pelo Grupo A, o Paulistano/Unimed se recuperou do revés sofrido na última rodada e venceu o Internacional/Fupes com tranquilidade, pelo placar de 95 a 58. Para sair vencedor e atingir os 50% de aproveitamento na competição (duas vitórias e duas derrotas), os representantes da capital contaram com bons desempenhos dos alas Desmond Holloway e Pedro, que marcaram 26 e 20 pontos, respectivamente.

Norte-americano Holloway teve boa participação na vitória do Paulistano sobre o Internacional (Ale da Costa/Portrait)

Norte-americano Holloway teve boa participação na vitória do Paulistano sobre o Internacional (Ale da Costa/Portrait)

Enquanto isso, o Paschoalotto/Bauru entrou na briga pela liderança do Grupo B. O time bauruense foi até a cidade vizinha Lins e somou o terceiro triunfo seguido na competição, pelo placar de 80 a 76, com 24 pontos do cestinha Robert Day. Outros atletas que tiveram boas atuações foram Gui Deodato, com 16 pontos, Ricardo Fischer, autor de 14 pontos e nove assistências, e Jefferson, que cravou um duplo-duplo de dez pontos e 12 rebotes.

Day voltou a ser decisivo para Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

Day voltou a ser decisivo para Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

“Ganhar na casa do adversário é importante, mas sentimos o cansaço vindo do último jogo contra Limeira. O nosso banco tem entrado muito bem e ajudado a equipe. Agora temos que nos concentrar para o próximo duelo que também será muito difícil”, destacou Hudson Previdelo, que comandou o Bauru, já que o técnico Guerrinha está na Espanha.

Por sua vez, o Winner/Kabum/Limeira tratou de derrubar o último invicto da competição. Em casa, no Ginásio Vô Lucato, o time do técnico Dedé Barbosa levou a melhor sobre o Vivo/Franca, por 63 a 57, em grande noite do norte-americano David Jackson, cestinha do jogo, com 26 pontos. Agora, as duas equipes, assim como Bauru, somam três vitórias e uma derrota no Paulista 2014 e dividem a ponta da chave.

“O jogo foi bom, a equipe ainda esta em processo de construção, e é normal os altos e baixos. A avaliação geral é positiva, principalmente na defesa, que se mostrou sólida nos principais momentos. Esperamos ter a mesma postura na defesa para a sequência do campeonato”, avaliou o comandante limeirense Dedé.

Na outra partida da chave, o Mogi das Cruzes/Helbor conheceu sua segunda vitória na competição. Fora de casa, a equipe do Alto do Tietê superou o Palmeiras/Meltex, pelo placar de 83 a 65, e assumiu a quarta posição do Grupo. Autor de 17 pontos, o ala Shamell teve grande contribuição para o êxito dos mogianos e foi o maior pontuador da partida, ao lado do ala/armador argentino Nicolás Gianella, da equipe alviverde, que também marcou 17 pontos.

O Campeonato Paulista 2014 segue na próxima quinta-feira, com a disputa da quinta rodada da fase de classificação. As 12 equipes entrarão em quadra e disputarão as seis partidas que encerrarão o primeiro turno da competição.

Shamell foi o cestinha da vitória do Mogi, fora de casa, sobre o Palmeiras (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Shamell foi o cestinha da vitória do Mogi, fora de casa, sobre o Palmeiras (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:

– Quarta rodada
16/08 (sábado)
Liga Sorocabana 78 x 80 Rio Claro Basquete (Grupo A)
Paulistano/Unimed 95 x 58 Internacional/Fupes (Grupo A)
Pinheiros/SKY 78 x 71 São José/Unimed (Grupo A)
Winner/Limeira 63 x 57 Vivo/Franca (Grupo B)
Lins Basquete 76 x 80 Paschoalotto/Bauru (Grupo B)
Palmeiras/Meltex 65 x 83 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo B)

– Quinta rodada
21/08 (quinta-feira)
20h – Ginásio Henrique Villaboim (São Paulo) – Pinheiros/SKY x Paulistano/Unimed (Grupo A)
20h – Ginásio Lineu de Moura (São José dos Campos) – São José/Unimed x Liga Sorocabana (Grupo A)
20h – Ginásio Felipe Karan (Rio Claro) – Rio Claro Basquete x Internacional/Fupes (Grupo A)
20h – Ginásio João Santos Meira (Lins) – Lins Basquete x Palmeiras/Meltex (Grupo B)
20h – Ginásio Vô Lucato (Limeira) – Winner/Limeira x Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo B)
20h – Ginásio Pedrocão (Franca) – Vivo/Franca x Paschoalotto/Bauru (Grupo B)