#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em boa hora

17-10-2014 | 12:35
Por Liga Nacional de Basquete

A duas semanas do início do NBB7, Uberlândia acerta vinda do ala uruguaio Emílio Taboada, ex-Goiânia e segundo cestinha da última edição do campeonato

Novo reforço do Uberlândia, uruguaio Taboada somou média de 20,74 pontos no NBB6 (Randes Nunes/Divulgação)

Novo reforço do Uberlândia, uruguaio Taboada somou média de 20,74 pontos no NBB6 (Randes Nunes/Divulgação)

O NBB 2014/2015 está logo aí e, restando duas semanas para o início da competição, o Unitri/Pilhas Energizer acertou a vinda de um grande reforço. Trata-se do ala uruguaio Emílio Taboada, de 32 anos, que defendeu o Universo/Goiânia na última temporada. O jogador, de 1,93m de altura, já chegou ao Triângulo Mineiro e já deve se juntar ao restante do elenco uberlandense nos próximos dias.

Na edição passada do maior campeonato de basquete no país, Taboada acumulou a expressiva média de 20,74 pontos por jogo e ficou na segunda posição no ranking dos cestinhas da competição, atrás do ala norte-americano Shamell, então no Pinheiros/SKY e hoje no Mogi das Cruzes/Helbor, que ficou em primeiro com média de 20,77 por confronto.

Na mesma lista, Taboada ficou atrás também do ala Leandrinho Barbosa, também ex-Pinheiros e hoje atleta do Golden State Warrios (NBA), que apesar de ter acumulado média de 20,75 pontos por duelo, disputou apenas oito jogos no NBB6 e não poderia concorrer ao Troféu Oscar Schmidt de Cestinha do campeonato, que exige que o atleta participe de pelo menos metade dos jogos de sua equipe.

Taboada disputou a última Copa América pela seleção do Uruguai (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Taboada disputou a última Copa América pela seleção do Uruguai (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Nascido em Montevidéu (URU), Emílio iniciou a carreira atuando em clubes de seu país natal, como Yale, Malvín e Biguá. Depois, o ala de 1,93m de altura defendeu o Bucaneros (VEN) e o tradicional Regatas Corrientes (ARG). Antes de chegar ao Goiânia, Taboada teve nova passagem pela Venezuela, no Gaeteros, e pelo Paysandu (URU). Seu último clube antes de pousar em Uberlândia foi Urunday Universitário, da segunda divisão uruguaia.

O sucesso nos clubes fez com que Taboada chegasse a seleção do Uruguai, pelo qual já disputou dois Jogos Pan-Americanos, em 2003 e 2007, e duas Copa Américas, a de 2007 e a última, em 2013, na Venezuela, e acumulou média de 6,6 pontos por jogo. Em seu duelo contra o Brasil, cujo os uruguaios saíram vencedores, por 79 a 73, o novo reforço do Uberlândia anotou cinco pontos.

No momento, o time uberlandense disputa a final do Campeonato Mineiro contra o Minas Tênis Clube, que está empatada em 1 a 1. A estreia do esquadrão comandado pelo técnico espanhol Arturo Alvarez no NBB7 será no dia 04 de novembro (terça-feira), diante do Mogi das Cruzez/Helbor, fora de casa, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 20 horas (de Brasília).