#JOGAJUNTO

Rio 2016

Emoção de sobra!

18-08-2016 | 12:37
Por Liga Nacional de Basquete

Sérvia abre 14 pontos de frente, vê Croácia reagir no período final, mas mostra frieza para vencer clássico do leste europeu e avançar às semifinais dos Jogos do Rio

Com atuação crucial de Bogan, Sérvia venceu de maneira emocionante (FIBA/Divulgação)

Com atuação crucial de Bogdan Bogdanovic, Sérvia venceu de maneira emocionante e segue na briga por uma medalha (FIBA/Divulgação)

A Sérvia é a última semifinalista dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No último duelo desta quarta-feira (17/08) na Arena Carioca 1, o time sérvio venceu o clássico do leste europeu contra a Croácia, pelo placar de 86 a 83, e garantiu um lugar entre os quatro melhores colocados da maior competição esportiva do planeta.

E agora? Na luta por um lugar na grande decisão olímpica, a Sérvia desafiará a Austrália, na próxima sexta (19/08), às 19 horas (de Brasília). No confronto entre os dois times na primeira fase, os australianos levaram a melhor, por 95 a 80.

Bogdanovic de um lado… O grande destaque da vitória sérvia ficou por conta de Bogdan Bogdanovic. Em sua melhor atuação nos Jogos Olímpicos do Rio, o jovem ala de 24 anos totalizou 18 pontos. O ponto alto da atuação dele foi durante a arrancada da Sérvia no terceiro quarto, ao marcar 14 pontos na parcial.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

…Bogdanovic do outro: Pelo time croata, o destaque ficou por conta de Bojan Bogdanovic. “Xará” do cestinha sérvio, o camisa 44 foi o maior pontuador do jogo, com 28 pontos, e se despediu dos Jogos Olímpico com a maior média do torneio – 25,3 pontos por jogo.

Chefe é chefe: Principal jogador da Sérvia, o armador Milos Teodosic recebeu forte marcação dos croatas todo o tempo. Mas isso não impediu que o talentoso camisa 4 terminasse a partida com dez assistências na conta. Além disso, o jogador converteu um arremesso de três pontos seguido de falta durante o último quarto, fundamental para sua equipe se manter em vantagem durante a reação croata.

12 de cada: Os pivôs Miroslav Raduljica e Nikola Jokic também foram personagens importantes para a vitória da Sérvia, ao anotarem 12 pontos cada. Outro  nome fundamental para o êxito do selecionado sérvio foi o armador Stefan Markovic, que também marcou 12 pontos.

Na cabeça: Raduljica aplicou linda enterrada sobre o rival Dario Saric na partida (FIBA/Divulgação)

Na cabeça: Raduljica aplicou linda enterrada sobre o rival Dario Saric na partida (FIBA/Divulgação)

Atuação notável: Um dos principais prospectos do basquete mundial, o ala croata Mario Hezonja teve sua melhor atuação nos Jogos Olímpicos nesta quarta. Com direito a grandes lances individuais, o jogador de apenas 19 anos deixou a quadra com 16 pontos e oito rebotes.

Lá e cá: O equilíbrio predominou no primeiro quarto. Com boas tramas ofensivas, a Sérvia liderou o placar desde o início, mas em todo o momento com os croatas na cola. Uma bola de três pontos de Bojan Bogdanovic nos instantes finais do período cortou a vantagem dos sérvios para apenas um ponto (20 a 19).

Jogo truncado: Depois de um primeiro quarto aberto e com ótimos aproveitamentos ofensivos, o duelo mudou no segundo período. As defesas passaram a prevalecer e a partida ficou truncada. Após algumas trocas de liderança, a Croácia viveu um melhor momento no final da parcial e, com cinco pontos seguidos de Bojan, abriu seis de frente (38 a 32).

Só deu Sérvia: A Sérvia voltou com tudo do intervalo e dominou completamente o terceiro quarto. Com sua defesa anulando o ataque croata e seu ataque fluindo com tranquilidade, a equipe do técnico Sasha Djordevic venceu a parcial por 34 a 14 e não só virou o jogo como ainda abriu 14 pontos de frente (66 a 52). Destaque para Bogdan Bogdanovic, autor de 14 pontos no período.

Reação croata: Sem abaixar a cabeça, a Croácia mudou o cenário do jogo e os instantes finais foram dramáticos. Com destaque para boas jogadas de Krunoslav Simon e também para sua ótima defesa, os croatas mostraram grande poder de reação e, após um tiro de três convertido por Hezonja, a diferença no placar caiu para três pontos (74 a 71), com quatro minutos para o fim.

Nos lances livres: O placar seguiu parelho até os instantes finais e a decisão veio em um “jogo de xadrez” nos lances livres. Para não deixar o cronômetro correr, a Croácia passou a parar o jogo com faltas. DO outro lado, para não ter a chance de tomar uma bola de três, a Sérvia fez o mesmo. Ao todo foram 20 tiros livres cobrados nos últimos 27 segundos.

Não sentiram a pressão: Quatro diferentes jogadores da Sérvia foram à linha do lance livre nos segundos finais e o aproveitamento foi fantástico (9/10). Jokic converteu quatro, Teodosic e Raduljica dois cada e apenas Markovic errou uma de suas duas tentativas.

Alegria de um lado, tristeza do outro: croatas não esconderam decepção com a dramática derrota (FIBA/Divulgação)

Alegria de um lado, tristeza do outro: croatas não esconderam decepção com a dramática derrota (FIBA/Divulgação)