#JOGAJUNTO

Mais basquete

Emoção de sobra

15-10-2014 | 11:21
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida decidida apenas na 2ª prorrogação, Uberlândia bate Minas e larga na frente na decisão do Campeonato Mineiro; equipes voltam a duelar nesta quarta-feira

Uberlândia contou com boa atuação do norte-americano Caleb Brown para ficar com a vitória (Orlando Bento/Minas)

Uberlândia contou com boa atuação do norte-americano Caleb Brown para ficar com a vitória (Orlando Bento/Minas)

O primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro 2014 teve emoção de sobra e foram necessárias duas prorrogações para um vencedor ser decretado. Na noite desta terça-feira (14/10), atuando em casa, no Ginásio Homero Santos (UTC), em Uberlândia, o Unitri/Pilhas Energizer bateu o Minas Tênis Clube, pelo placar de 101 a 98, depois de 50 minutos de partida, e largou na frente na decisão do estadual.

Com o esquadrão do Triângulo Mineiro em vantagem por 1 a 0, as equipes voltarão a se enfrentar nesta quarta-feira, às 20 horas (de Brasília), novamente no Ginásio Homero Santos (UTC). A decisão do Mineiro 2014 é disputada em uma melhor de cinco jogos e, por terem feito melhor campanha na primeira fase, os uberlandenses têm a vantagem do mando de quadra.

Durante os três primeiros quartos, os visitantes apresentaram mais regularidade, controlaram a ponta do placar e chegaram para os dez minutos finais do duelo em vantagem (55 a 53). No último período, Uberlândia contou com o embalo da torcida e a precisão de Gruber para manter a disputa em aberto. Com um tiro de três pontos certeiro, o ala/pivô deixou os donos da casa na frente (71 a 70), com pouco mais de um minuto para o fim do jogo.

Depois de perder a liderança, o clube de Belo Horizonte não se abalou e não só voltou a ficar em vantagem como abriu três pontos (76 a 73). Mas Gruber tornou a aparecer bem e, com mais um arremesso longo convertido, levou a decisão para a prorrogação (76 a 76). Com destaque para Hélio, Uberlândia chegou a colocar quatro pontos de frente no primeiro tempo extra, mas desta vez foi o Minas que reagiu e o confronto se encaminhou para a segunda prorrogação.

Mais consistente e apresentando menos erros, principalmente nos lances livres, Uberlândia se mostrou mais tranquilo durante os cinco minutos do segundo tempo extra. Desta maneira, a equipe dirigida pelo técnico Arturo Alvarez manteve uma diferença confortável, confirmou o triunfo depois de muita emoção e fez a festa ao lado de sua sempre barulhenta torcida.

Um dos reforços do Uberlândia para a temporada 2014/2015, o armador norte-americano Caleb Brown ficou em quadra por mais de 45 minutos e foi o cestinha do jogo, com 24 pontos, sendo 11 deles durante as duas prorrogações. Autor de cestas decisivas, Gruber também teve boa exibição e deixou a quadra com 22 pontos – 14 no último quarto. Pelo lado do Minas, os principais destaques foram o ala Alex e o ala/armador norte-americano Robby Collum, responsáveis por 23 e 21 pontos, respectivamente.

Confira o calendário completo da decisão do Campeonato Mineiro 2014:
Unitri/Pilhas Energizer 1 x 0 Minas Tênis Clube
Jogo 1 – Uberlândia 101 x 98 Minas
Jogo 2 – 15/10 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)
Jogo 3 – 21/10 (terça-feira), às 19 horas, na Arena Minas (Belo Horizonte)
Jogo 4* – 22/10 (terça-feira), às 19 horas, na Arena Minas (Belo Horizonte)
Jogo 5* – 25/10 (sábado), às 18 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)

*Se necessário