#JOGAJUNTO

Empate ou dobradinha?

23-05-2016 | 06:32
Por Liga Nacional de Basquete

Histórico dos playoffs mostra que mais da metade das equipes que venceram o Jogo 1 perderam o Jogo 2; Bauru iguala série ou Flamengo amplia vantagem?

Com a vitória sobre o Paschoalotto/Bauru no Jogo 1 da Final, no Ginásio Neusa Galetti, na cidade de Marília (SP), por 83 a 77, o Flamengo largou na frente na disputa por mais um título do NBB CAIXA. No entanto, nada está decidido, pois segundo a história dos playoffs da competição, o time que inicia a série perdendo consegue a reabilitação na maioria dos casos.

Em 79 séries de mata-mata já realizadas no campeonato, 41 das equipes que perderam o Jogo 1 se recuperaram e venceram o Jogo 2 (51,8% de aproveitamento). Porém, o empate no confronto não significa muito, pois historicamente o time que iniciou um playoff com resultado positivo ganhou 53 das 79 séries já disputadas na competição (67,0% de aproveitamento).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Marcelinho, do Flamengo, e Murilo, do Bauru

Apesar do histórico do Jogo 2, Flamengo confia no próprio retrospecto nos playoffs para abrir vantagem na série (Luiz Pires/LNB)

Contudo, se depender do histórico do Flamengo nos playoffs, o tetracampeão do NBB CAIXA deu um importante passo rumo ao penta. Em 19 séries de mata-mata que disputou na competição, o rubro-negro carioca começou vencendo em 13 delas e sofreu somente duas viradas em toda a história: na Final da edição 09/10 para o Brasília (3 a 2), de Alex Garcia, e na semi de 11/12 para o São José (3 a 2), de Jefferson, Murilo Becker e Ricardo Fischer.

“Em uma série entre duas equipes tão fortes qualquer uma pode vencer fora de casa. E não é porque ganhamos esse Jogo 1 fora de casa que ganharemos a série por 3 a 0. Vamos buscar a vitória independente de onde for o jogo. É logico que temos que saber usar a torcida a nosso favor, mas precisamos nos focar 100% no que vamos fazer dentro de quadra”, disse Marcelinho Machado, do Flamengo, maior campeão da história do NBB CAIXA, com quatro títulos.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 1 da Final entre Flamengo e Bauru

Por sua vez, o Bauru iniciou uma série de playoff perdendo seis vezes na história do NBB CAIXA e conseguiu a virada e a classificação somente duas vezes: nas quartas de final da temporada 2012/2013 contra o Franca Basquete (3 a 2) e na semifinal da edição passada, contra o Mogi das Cruzes/Helbor (3 a 2). Apesar de não ser um especialista em reviravoltas, o Dragão acredita na recuperação e ainda sonha com o título.

“Infelizmente perdemos o primeiro jogo, mas não está nada perdido. Está só 1 a 0 e para ser campeão precisa ganhar três. Nosso time tem plenas condições de ganhar em qualquer lugar e vamos com tudo para buscar as duas vitórias lá no Rio”, disse o ala/pivô Jefferson William, do Bauru, autor de 24 pontos no Jogo 1.

Jefferson, do Bauru

Com 24 pontos, Jefferson foi um dos destaques do Bauru no Jogo 1; atleta já aplicou virada no Flamengo em playoffs (Luiz Pires/LNB)

Vale lembrar que a equipe comandada pelo técnico José Neto não perdeu nenhuma série de playoff desde que foi montada, na temporada 2012/2013. A última vez que foi eliminado em um mata-mata foi na edição 2011/2012, justamente na virada sofrida na série semifinal para o São José. Desde então, foram 11 séries de playoffs vencidas, nenhuma eliminação e três títulos do NBB CAIXA.

Agora, Flamengo e Bauru decidirão em qual estatística se enquadrarão nesta quinta-feira (26/05), na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ), às 17 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo simultânea através dos canais SporTV e RedeTV!. Depois, no sábado (28/05), às 14h10 (de Brasília), as equipes voltarão à quadra para o Jogo 3 da série.

“Fizemos uma grande partida e vencemos muito bem fora de casa. Mas agora é outro jogo. Embora estejamos jogando em casa, Bauru é um time muito inteligente, com jogadores de decisão. Por isso entraremos respeitando muito a equipe deles. Mas também estaremos com a torcida do lado e faremos de tudo para vencer”, declarou Marquinhos, tricampeão do NBB CAIXA com o Flamengo.

Confira o calendário completo da Final do NBB CAIXA 2015/2016:

– Flamengo (1º) x Paschoalotto/Bauru (2º)

Jogo 1 – Bauru 77 x 83 Flamengo
Jogo 2 – 26/05 (quinta-feira), às 17 horas, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e no SporTV
Jogo 3 – 28/05 (sábado), às 14h10, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 4* – 04//06 (sábado), às 14h10, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 5* – 11/06 (sábado), às 14h10, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e SporTV

*Se necessário