#JOGAJUNTO

LNB

Encontro benéfico

29-04-2015 | 06:42
Por Liga Nacional de Basquete

Dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Associación de Clubes (Argentina) se reúnem em São Paulo para estreitar relações e discutir novas ideias

Na tarde desta quarta-feira (29/04), na cidade de São Paulo (SP), foi realizado um encontro entre dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade responsável por organizar o NBB, a Liga Ouro e a LDB (Sub-22), e da Associación de Clubes (ADC), que cuida dos campeonatos nacionais de basquete da Argentina, a LNB e a TNA (segunda divisão).

Representando a Liga Nacional de Basquete estiveram presentes Cássio Roque (Presidente), Sérgio Domenici (Gerente Geral), Paulo Bassul (Gerente Técnico), Álvaro Cotta (Gerente de Marketing) e Lilian Gonçalves (Coordenadora da LDB). Pelo lado da entidade argentina, Fabián Borro (Presidente) e Juan Diego Squetino (Diretor de Marketing) compareceram ao encontro.

“A LNB e a ACB são duas entidades grandes, que lidam com a mesma modalidade e têm o mesmo objetivo, massificar o esporte. Acredito que essa troca de experiência das duas organizações pode resultar em diversas melhorias e benefícios para o basquete internacional como um todo”, declarou o Presidente da LNB, Cássio Roque.

“Foi um encontro muito positivo. Estamos tentando retomar o trabalho em conjunto que iniciamos em setembro do ano passado, no Rio de Janeiro, durante a Copa Intercontinental. Com a volta desse trabalho em conjunto de ambas as organizações o basquete internacional só tem a crescer”, declarou o presidente da ADC, Fabián Borro.

Cássio Roque, presidente da LNB, ao lado de Fabían Borro, presidente da ADC (Divulgação/LNB)

Cássio Roque, presidente da LNB, ao lado de Fabían Borro, presidente da ADC (Divulgação/LNB)

O encontro foi realizado com o intuito inicial de aproximar e estreitar ainda mais as relações entre as duas ligas. O principal assunto em pauta foi a retomada do Torneio Interligas, competição realizada entre 2010 e 2012 e que reunia as quatro melhores equipes da LNB Argentina e do NBB. O torneio teve três edições e teve como campeões os argentinos Peñarol (2010 e 2012), e Obras Sanitárias (2011).

Outros assuntos citados foram intercâmbios de arbitragens, transmissões via web da outra liga – ou seja, exibição de partidas da liga argentina no site da LNB e de jogos do NBB na página da ADC –, além da possibilidade de se estabelecer um mercado comum entre atletas brasileiros e argentinos nas duas ligas – argentino não é considerado estrangeiro no NBB e o mesmo para os brasileiros na liga platense –, o que ainda está em estudo.

Mais um tema em questão na reunião foi a possível criação de um torneio com equipes de base de Brasil e Argentina, seguindo os mesmos moldes da Copa América Sub-22, que será realizada em dezembro de 2015 sob organização da LNB, com a presença dos quatro primeiros colocados da LDB e também de quatro clubes estrangeiros indicados pela FIBA Américas. A ideia, que ainda está em estudo, será levada à FIBA e posteriormente avaliada pela mesma.