#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Encontro degigantes

20-04-2017 | 06:29
Por Liga Nacional de Basquete

Clubes de enorme tradição, Pinheiros e Flamengo iniciam série quartas de final nesta sexta, em São Paulo, com transmissão ao vivo dos canais SporTV

Pinheiros e Flamengo abrirão série em SP, nesta sexta-feira (Ricardo Bufolin/ECP)

Adversários no primeiro playoff da história do NBB CAIXA, EC Pinheiros e Flamengo voltarão a se encontrar na fase decisiva da competição. O Jogo 1 da série será nesta sexta-feira (21/04), às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Para chegar às quartas de final, o Pinheiros teve que passar por uma verdadeira batalha diante do principal rival rubro-negro, o Vasco da Gama. Em uma série extremamente equilibrada, as duas equipes roubaram um jogo na casa do adversário nas duas primeiras partidas. Nos Jogos 3 a 4, vitória para os mandantes, que empatados em 2 a 2 levaram a série até o Jogo 5.

Para sair com a vitória na série, o Pinheiros contou com uma atuação espetacular de Desmond Holloway, que quebrou o recorde de pontos em um Jogo 5 na história do NBB CAIXA, com 36 tentos anotados. Mesmo assim, o confronto foi equilibradíssimo e o time da capital paulista só pôde comemorar nos segundos finais o resultado positivo, por 93 a 82.

“Tem sido um campeonato equilibrado e sabíamos que playoff não seria diferente. Queremos fazer bons jogos. O Flamengo é um grande time, atual tetracampeão do NBB CAIXA, terminou a fase de classificação em primeiro. Eles estão nos esperando mais descansados, preparados, assistindo aos jogos, mas nosso time tem se superado. Acredito muito no poder de superação e que podemos fazer uma série muito dura com o Flamengo”, comentou o técnico César Guidetti, do Pinheiros.

Flamengo se classificou direto às quartas pela nona vez em nove temporadas do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

Já o Flamengo, como em todas as outras edições, não teve que disputar a fase oitavas de final, já que terminou na liderança durante a fase de classificação. Com 21 vitórias e sete derrotas, o rubro-negro manteve-se na ponta durante grande parte de sua campanha. Nas rodadas finais, apenas o Mogi das Cruzes/Helbor ameaçou a equipe carioca, que se confirmou no topo da tabela com uma rodada de antecedência.

Até hoje, apenas em uma oportunidade o líder da fase de classificação foi derrotado em sua estreia nos playoffs. Foi o próprio Flamengo, que mesmo dentro de casa, situação diferente da desta sexta, foi derrotado pelo Gocil/Bauru Basket, por 74 a 70, no Jogo 1 da série quartas de final do NBB CAIXA 13/14.

“É claro que vir de uma série de cinco jogos fortíssimos pesa um pouco mais, mas tenho certeza que os dois times vão entrar com a mesma vontade em quadra. E quanto ao descanso, na verdade passamos a maior parte desse tempo treinando muito forte. Foi uma espécie de inter-temporada e espero que a gente colha os frutos do nosso trabalho dentro de quadra”, comentou Marquinhos, cestinha do Flamengo na temporada, com média de 18,6 pontos.

Após o Jogo 1, a série irá para o Rio de Janeiro (RJ), onde ocorrerão os Jogos 2 e 3, ambos no Tijuca Tênis Clube. O primeiro deles na próxima segunda-feira (24/04), às 19h30 (de Brasília), com transmissão dos canais SporTV. Já o outro na quarta (26/04), novamente às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook.