#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Entre os melhores

26-10-2012 | 09:19
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo não consegue superar os donos da casa, o Peñarol (ARG), mas garante classificação para as semifinais da Liga Sul-Americana

O Flamengo, de Marcelinho, classificou para as semifinais da Liga Sul-Americana (Demian Schleider/FIBA Americas)

Classificado com uma rodada de antecedência para a segunda fase da Liga Sul-Americana, o Flamengo acabou superado pelo Peñarol (ARG) na última rodada do grupo C. Depois de um bom primeiro tempo, quando a equipe carioca conseguiu imprimir uma forte marcação e impor seu ritmo de jogo, o rubro-negro perdeu para os donos da casa por 77 a 72, na noite dessa quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo Ilhas Malvinas, em Mar Del Plata, na Argentina.

“A gente veio para a Argentina com o objetivo de conseguir a classificação para a segunda fase e para a Liga das Américas, pois o Flamengo tem que estar em todas as competições importantes. Cumprimos nosso objetivo. Hoje entramos em quadra com os dois times já classificados, mas mesmo assim, buscando a vitória. O time estava focado e deu duro até o final. Fizemos um bom primeiro tempo, mas o terceiro quarto acabou deixando o Peñarol com mais chances de vitória. E eles aproveitaram isso. Até reagimos no final do jogo, mas a vitória não veio”, disse o técnico do Flamengo, José Neto. “Agora vamos seguir trabalhando, pensando nos próximos objetivos”, completou.

O Flamengo começou bem a partida e abriu 8 a 3, com oito pontos do ala/armador Vitor Benite. Os cariocas conseguiram se manter à frente do marcador durante toda a primeira etapa, fechando-a em 20 a 19. Na segunda parcial, imprimindo uma forte marcação, o time brasileiro abriu 12 pontos de vantagem (35 a 23) e foi para o intervalo vencendo por 40 a 30.

Na volta dos vestiários, o Flamengo cometeu alguns erros de ataque e deixou o Peñarol empatar, 46 a 46, e fechar o quarto em 57 a 51. No último período, os donos da casa não permitiram a reação brasileira e fecharam o jogo.

Benite foi o cestinha da partida com 22 pontos, ao lado do ala/pivô Léo Gutierrez, do Peñarol. O pivô do Flamengo, Caio Torres, se destacou nos rebotes, com 10.

O Flamengo e o Peñarol se juntaram a outras quatro equipes que já haviam garantido a classificação para os quadrangulares semifinais: Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília, Obras Sanitárias (ARG) e Regatas Corrientes (ARG). Na próxima semana, o São José/Unimed/Vinac inicia sua caminhada no Grupo D da Liga Sul-Americana e enfrentará o Libertad Sunchales (ARG), o El Bosque (PER) e os donos da casa, o Tiburones (VEN).

O primeiro quadrangular semifinal será disputado de 13 a 15 de novembro e o segundo, de 20 a 22 de novembro. Quatro equipes (dois de cada grupo) avançarão à grande final, nos dias 4 e 6 de dezembro.

Benite e Caio Torres foram os principais destaques do Flamengo (Demian Schleider/FIBA Americas)

Confira os resultados do Grupo C da Liga Sul-Americana:

23/10 (Terça-feira)
Flamengo 75 x 67 Hebraica Macabi (URU)
Peñarol (ARG) 86 x 75 Deportes Castro (CHI)

24/10 (Quarta-feira)
Flamengo 101 x 72 Deportes Castro (CHI)
Peñarol (ARG) 65 x 51 Hebraica Macabi (URU)

25/10 (Quinta-feira)
Deportes Castro (CHI) 84 x 82 Hebraica Macabi (URU)
Peñarol (ARG) 77 x 72 Flamengo

GRUPO D
1, 2 e 3 de novembro – Vargas (Venezuela)
Tiburones (VEN)
São José/Unimed
Libertad de Sunchales (ARG)
El Bosque (PER)