#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Entrosando

19-09-2017 | 05:07
Por Liga Nacional de Basquete

André Barbosa e Lucas Mariano avaliam amistosos do Vasco e destacam ganho de entrosamento: “estamos nos conhecendo”

Em busca do entrosamento: André Barbosa e Lucas Mariano conversam durante o amistoso contra o Chile (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Entrosamento. Essa palavra em pauta no Vasco da Gama versão 2017/2018. Com nada menos que nove jogadores novos, a equipe cruzmaltina vem usando os treinos e amistosos da pré-temporada para ganhar identidade e fazer o elenco funcionar da maneira que o técnico André Barbosa deseja.

O Gigante da Colina realizou dois amistosos até o momento, ambos em São Januário, contra Solar Cearense e Seleção do Chile. O saldo foi de uma vitória sobre os chilenos e uma derrota para o Carcará. No entanto, os resultados das partidas não são o foco principal da comissão técnica, que mira a excelência na nova filosofia aplicada e a diminuição dos erros.

“Foram bons estes dois duelos. A pré-temporada está bem puxada, os jogadores estão com as pernas pesadas. Demos um gás contra o Ceará no fim do jogo e contra o Chile pecamos no segundo tempo. Mas foi bom pelo contexto todo, principalmente para ver a rotação. Contra o Basquete Cearense, vimos os cinco que marcam melhor, com Gustavo, David Jackson e Gui Deodato, time que puxa mais na defesa, provoca mais em termo de troca, que sustenta mais. No ataque, para fechar o jogo, sabemos que o Giovannoni tem muito destaque. Estamos nos conhecendo e isso foi o que mais valeu”, destacou André Barbosa.

Apesar de ser um elenco praticamente inteiro novo – permaneceram somente David Jackson, Nezinho e o técnico André Barbosa – o Vasco da Gama pode ao menos pular uma etapa no quesito entrosamento, pois o “Big Three” formado por Fúlvio, Giovannoni e Lucas Mariano atuou junto no Brasília na temporada passada e já mostrou um belo repertório nos primeiros testes da pré-temporada.

“Tenho um ano jogando com eles e temos entrosamento. Sei como jogam e o que esperam de mim e isso vai agregando com todo o time. Vai ser uma boa temporada, estou maravilhosamente bem aqui. O pessoal me acolheu de forma excelente. Estou me sentindo ótimo e vamos fazer de tudo para conseguir colocar todo nosso potencial dentro de quadra”, comentou Lucas Mariano, eleito Melhor Pivô do último NBB CAIXA.

Primeira vitória em casa contra a Seleção do Chile, agora continuar forte na preparação para o nbb!! #LM28👊🏾🔥

Uma publicação compartilhada por Lucas Mariano (@lucasmarianobasquete) em

Nos amistosos contra Solar Cearense e Seleção do Chile, a equipe cruzmaltina atuou sem Dedé Stefanelli, Nezinho, Bruninho e Chris Hayes, que não tinham condições de jogo. O próximo compromisso do Vasco da Gama será no dia 28 de setembro (quarta-feira), novamente em São Januário, diante do Universo/Vitória.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.