#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Equilíbrio e vantagem

29-04-2015 | 06:40
Por Liga Nacional de Basquete

Líder da 1ª fase, Caxias do Sul aposta na força coletiva e no mando de quadra para se sagrar campeão do Liga Ouro 2015; decisão começa nesta sexta

Caxias mostrou muita regularidade e foi o líder da fase de classificação da Liga Ouro 2015 (Clas Mendes/Divulgação)

Caxias mostrou muita regularidade e foi o líder da fase de classificação da Liga Ouro 2015 (Clas Mendes/Divulgação)

Líder da primeira fase da Liga Ouro 2015, o Caxias Basquete (RS) se classificou direto para a grande Final do campeonato, com uma campanha de oito vitórias em 12 jogos. Com isso, além de passar direto pela semifinal, o time gaúcho também garantiu o mando de quadra na decisão, que começa nesta semana, nos dias 1 e 3 de maio, no Ginásio Vasco da Gama em Caxias.

Desde o primeiro confronto, os jogos entre Caxias do Sul e Sport Club do Recife (PE) serão  transmitidos ao vivo na web (http://lnb.com.br/tempo-real). Em todos os embates, os torcedores e apaixonados por basquete poderão acompanhar a decisão que dará a uma das equipes a chance de disputar a oitava edição do NBB.

Nos 12 jogos da primeira fase, o Caxias do Sul mostrou ser a equipe mais equilibrada e consistente. Sempre com um estilo parecido de jogo, correndo e marcando com muita intensidade, o time gaúcho sempre aposto na força de seu elenco e com isso garantiu importantes vitórias, inclusive contra seu rival na Final, o Sport, em confronto direto pelo topo da tabela.

+Veja as vitórias do Caxias sobre o Sport na fase de classificação: Jogo 1 e Jogo 2

Um dos pontos mais relevantes para garantir a primeira posição foi o fator casa. Nos 6 jogos que fez ao lado de seu torcedor, foram seis convincentes vitórias, sempre sem correr grandes riscos.

“Acredito que o equilíbrio da equipe, as boas trocas e um padrão de jogo definido nos deram essa vantagem na decisão. O fator casa foi fundamental e para sairmos na liderança da primeira fase e acredito que bem equilibrados e com a vantagem de ter mais jogos em casa podemos se campeões”, explicou o treinador do Caxias Rodrigo Barbosa.

Caxias, do armador Cauê, não perdeu nenhuma atuando como mandante na 1ª fase (Divulgação)

Caxias, do armador Cauê, não perdeu nenhuma atuando como mandante na 1ª fase (Divulgação)

O Caxias tem alguns destaques individuais, mesmo sempre se destacando pela força do coletivo. O maior nome da equipe, e um dos destaques da Liga Ouro 2015, é o armador Cauê Verzola, de 26 anos. Nas estatísticas gerais,o atleta aparece como destaque na pontuação, 13.5 de média por jogo, nas assistências, média de 6,3 por partida, e ainda é o jogador mais eficiente da competição (17,4 por jogo).

Quem apareceu na reta final e também fez a diferença na classificação foi o ala Guto. Nos quatro últimos e decisivos jogos da fase de classificação, o lateral somou média de 14 pontos (mais de 20 pontos em dois confrontos diretos), subiu sua média geral e figura também entre os destaques do time somando 13,5 pontos por jogo durante a primeira fase.

+ Confira as estatísticas individuais e coletivas da Liga Ouro 2015

“Dentro daquilo que esperávamos, a competição foi bastante equilibrada, com grandes jogos e mesmo nos que o placar foi mais elásticos, isso não diminuiu a qualidade dos jogos. Representamos o basquete gaúcho e queremos chegar ao NBB. Nosso trabalho tem 10 anos, sempre com esse objetivo, e estamos próximos e temos chances de conquistar essa vaga e colocar o Rio Grande do Sul dentro do maior campeonato do país”, concluiu o comandante gaúcho Rodrigo Barbosa.

Veja o calendário da Final:

Jogo 1 – 01/05, sexta-feira, às 17 horas, Ginásio Vasco da Gama. Caxias do Sul (RS)
Jogo 2 – 03/05, domingo, às 11 horas, Ginásio Vasco da Gama. Caxias do Sul (RS)
Jogo 3 – 06/05, quarta-feira, às 20 horas, Ginásio Marcelino Lopes. Recife (PE)
Jogo 4* – 08/05, sexta-feira, às 20 horas, Ginásio Marcelino Lopes. Recife (PE)
Jogo 5* – 13/05, quinta-feira, Ginásio Vasco da Gama. Caxias do Sul (RS)

*Se Necessário

Todos os jogos com transmissão ao vivo na web (http://lnb.com.br/tempo-real).