#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Equilíbrio sempre

28-04-2017 | 04:14
Por Liga Nacional de Basquete

Presente em todas as viradas do Pinheiros em playoffs, técnico César Guidetti aponta equilíbrio como segredo e mantém esperança para Jogo 4 contra Flamengo

César Guidetti participou das 3 viradas do Pinheiros nos playoffs, duas como assistente e uma como técnico principal (João Neto/LNB)

“Desistir” não é um verbo presente no vocabulário do EC Pinheiros no NBB CAIXA. Em toda da competição, a equipe pinheirense reverteu três séries de playoff após perder por 2 a 0 – nas quartas de final de 2011/2012 contra o Joinville, nas oitavas de final de 2012/2013 contra Limeira e nas oitavas de 2015/2016 contra o Minas. Por isso, o rótulo de “Time da Virada”, muito comum em times de futebol, se encaixou perfeitamente no clube do Jardim América.

Atual comandante do Pinheiros, César Guidetti viu e viveu todas as reviravoltas aplicados pela equipe no NBB CAIXA, duas como assistente técnico do ex-treinador Cláudio Mortari e a última delas como técnico principal. Com a palavra de quem conhece de virada, César apontou o equilíbrio constante como segredo.

“Em um playoff o mais importante é, estando atrás ou na frente, é não se empolgar com a vitórias, fazer festa, e também não se abalar com as derrotas, achar que está tudo errado e que acabou. É necessário ter equilíbrio. Ao final dos jogos a gente sente a emoção da vitória ou da derrota, é natural, mas não pode deixar tomar conta, tem que virar a página. Não estamos pensando em virada, pensamos em fazer outro grande jogo. Vamos encarar dessa forma, assim como foi feito em todas as viradas que o Pinheiros já aplicou”, disse César Guidetti.

Na última quarta-feira, o Pinheiros entrou em quadra em uma situação bastante complicada, perdendo a série por 2 a 0. Os dois duelos anteriores haviam sido bastante duros, sendo que no primeiro deles a equipe entrou no último quarto vencendo. No entanto, o Flamengo acabou vencedor e ficou muito perto da varrida e da classificação.

Mas quando pouco se esperava, o clube da capital paulista reagiu, dominou o atual tetracampeão em pleno Tijuca Tênis Clube e reviveu na série com uma espetacular vitória fora de casa, por 90 a 79. Com isso, forçou a realização do Jogo 4, que será nesta segunda-feira (02/05), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“A proposta desde o início é de fazer jogos duros, respeitando sempre, mas acreditando”, disse César (Ricardo Bufolin/ECP)

“Desde o início da série sempre acreditamos em fazer uma série dura contra o Flamengo, e os três primeiros jogos mostraram isso, foram todos equilibrados. No Jogo 3 conseguimos encontrar uma boa formação de equipe logo no primeiro quarto que funcionou muito bem, assim conseguimos jogar sempre na frente e também fechar o jogo, coisa que não aconteceu nos outros dois”, comentou César.

“Sabemos de toda a qualidade do Flamengo. A proposta desde o início é de fazer jogos duros contra eles, respeitando sempre, mas acreditando. É difícil, mas sabemos que temos totais condições de, jogando em casa, fazer outro jogo muito bom como fizemos no último no Rio de Janeiro. O desejo de todos é levar a série para o Jogo 5 e vamos entrar em quadra focados nisso”, finalizou o treinador.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.