#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Espírito desuperação

04-05-2018 | 05:20
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de três viradas nos playoffs da temporada passada, Bauru confia no poder de superação para reverter quadro com o Paulistano

Nunca antes na história dos playoffs do NBB CAIXA uma equipe se superou tanto para chegar ao título. Na temporada passada, o Sendi/Bauru Basket virou, nada mais nada menos, do que três séries de playoffs para alcançar o tão almejado troféu. Neste ano, a equipe do interior paulista saiu atrás no confronto contra o Paulistano/Corpore e terá que demonstrar mais uma vez sua força para voltar à decisão da competição.

O Jogo 2 da série acontecerá neste sábado (05/05), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo da Band e do SporTV 2.

“O que podemos tirar do ano passado é a persistência. Jamais desistir mesmo tendo perdido o primeiro jogo. Nos playoffs a série só acaba com três vitórias, está 1 a 0 e ainda tem muitos jogos pela frente. Vamos em busca da classificação”, declarou Gabriel Jaú, ala/pivô do Bauru e campeão do NBB CAIXA 16/17.

O início bauruense nos playoffs do NBB CAIXA 16/17 foi tranquilo. Com atuações dominantes sobre o Macaé Basquete, o Dragão finalizou a oitavas de final por 3 a 0. Na sequência, a equipe do interior paulista enfrentou seu primeiro revés. Em um jogo tenso, com direito à prorrogação, o Bauru foi derrotado pelo Brasília no Jogo 1, por 88 a 87.

Foi ali que o histórico de superação bauruense se iniciou. Na sequência da série, os comandados de Demétrius Ferracciú foram até a capital federal e conquistaram dois resultados positivos (77 a 73 e 85 a 76). Na volta ao interior paulista, o Dragão fechou a série em mais uma partida emocionante, desta vez com vitória, por 80 a 78.

Isto foi só início da trajetória de superação do Bauru. Na semifinal, o Dragão passou por uma aventura maior ainda. Após ficar com 2 a 0 atrás na série contra o EC Pinheiros, o time do interior paulista deu uma verdadeira prova de toda sua força. Com três vitórias consecutivas (94 a 77, 76 a 72 e 66 a 60), a equipe virou o confronto de forma incrível e avançou para as Finais do NBB CAIXA pelo terceiro ano consecutivo.

Após sair atrás na série semifinal, Bauru busca repetir desempenho da temporada passada e se manter como o ‘time da virada’ no NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Na decisão, mais uma vez o Bauru passaria por um teste de fogo, diante do mesmo adversário da atual semifinal, o Paulistano. Assim como na semi daquele ano, os comandados de Demétrius Ferracciú se viram perdendo por 2 a 0, após derrotas, por 82 a 78, fora de casa, e 78 a 74, em pleno Panela de Pressão.

Mais um vez, quando parecia que a trajetória bauruense estava chegando ao fim, o grupo formado por experientes e jovens jogadores demonstrou toda sua força novamente. No Jogo 3, vitória por 90 a 79, em Araraquara. Na quarta partida, mais um resultado expressivo, por 81 a 64, em pleno Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, em São Paulo.

No quinto e decisivo duelo, mais uma vitória incontestável. Com atuação dominante do começo ao fim, o Bauru foi abrindo vantagem gradualmente, venceu todos os quartos e conquistou o título inédito do NBB CAIXA, com triunfo por 92 a 73.

Com todo este histórico, a confiança para reverter o quadro diante do Paulistano é enorme. No Jogo 1 da série, o Bauru se viu em desvantagem a partir do segundo quarto, lutou pela reação, mas acabou superado pelo time da capital paulista, por 78 a 72, em pleno Panela de Pressão.

“Temos que pensar jogo a jogo. Independente de você ter vencido o último ou perdido, você precisa estar focado sempre no próximo jogo. O que nos dá confiança é nossa análise sobre o primeiro jogo. Vimos o quanto deixamos a desejar em algumas decisões e situações. Então isso nos dá confiança pois sabemos que temos muito a crescer e, se fizermos isso, consequentemente nossas chances de vitória aumentam. Por isso vamos confiante a São Paulo, pensando na vitória”, afirmou Demétrius Ferracciú, técnico bauruense.

Independente do resultado do Jogo 2, a terceira partida da série também já tem data marcada. Ocorrerá na terça-feira (08), às 19h30 (de Brasília), novamente no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo dos Canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.