#JOGAJUNTO

Mais basquete

Estreia dramática!

23-01-2016 | 12:07
Por Liga Nacional de Basquete

Com emoção até os últimos segundos, Bauru supera Marinos (VEN) de maneira dramática e abre caminhada pelo bicampeonato da Liga das Américas com vitória

Bauru, de Alex Garcia, venceu o Marinos (VEN) de maneira dramática e deu um importante passo rumo à classificação à próxima fase (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Bauru, de Alex Garcia, venceu o Marinos (VEN) de maneira dramática e deu um importante passo rumo à classificação à próxima fase (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Foi com emocionante, eletrizante e dramático, mas o Paschoalotto/Bauru abriu sua caminhada rumo ao bicampeonato da Liga das Américas com vitória. Em Santiago del Estero (ARG), sede do Grupo B, o atual campeão do torneio levou a melhor sobre a boa equipe do Marinos de Anzoategui (VEN), nesta sexta-feira, pelo placar de 84 a 82, e iniciou sua trajetória na competição com resultado o pé direito.

Até o final: Acirrado do início ao fim, o confronto entre brasileiros e venezuelanos desta sexta-feira foi decidido apenas nos segundos finais, quando o Bauru conseguiu uma boa sequência de rebotes ofensivos, administrou bem o tempo restante no cronômetro e saiu de quadra com um importantíssimo triunfo na estreia na edição 2016 da “Libertadores do Basquete”.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Bauru e Marinos de Anzoategui (VEN)

Fala aí: “Foi uma estreia importante, enfrentamos um time de altíssima qualidade e vencemos com muita determinação e muita luta. Isso mostra que quando estamos concentrados somos uma equipe muito forte. Temos que manter essa concentração na competição, ainda não tem nada decidido, temos que manter essa concentração para sair daqui classificados”, destacou Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.

Decisivos: Autor de um dos rebotes cruciais nos últimos segundos, o pivô Rafael Hettsheimeir foi o cestinha do Bauru na partida, com 18 pontos. Quem também foi fundamental para o êxito do atual campeão foi o ala Léo Meindl, que saiu do banco, encarou os venezuelanos sem medo e deixou a quadra com 16 pontos e seis rebotes. Outro que saiu do grupo dos suplentes e foi importante para os brasileiros foi Paulinho Boracini, autor de 11 pontos e seis sobras.

Vindo do banco, Léo Meindl teve papel fundamental no triunfo do Bauru sobre o Marinos (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Vindo do banco, Léo Meindl teve papel fundamental no triunfo do Bauru sobre o Marinos (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Momento crucial: Restando pouco mais de 30 segundos, o Bauru tinha dois pontos de frente (81 a 79) e, após chute de 3 pontos de Alex Garcia, Rafael Hettsheimeir pegou o rebote e deu mais 14 segundos de posse ao Bauru, que depois de mais um arremesso sem sucesso, ficou mais uma vez com a sobra ofensiva, este restando 12 segundos para o fim. Em sua nova posse, o time brasileiro sofreu uma falta rápida e Ricardo Fischer foi para a linha dos lances livres, onde acertou apenas uma tentativa (82 a 79).

Ufa!!! : Em seu ataque, o Marinos também sofreu uma falta rápida e foi para a linha dos tiros livres. O ala/armador Filiberto Rivera acertou os dois arremessos e cortou a diferença para um ponto (82 a 81), faltando 11 segundos para o fim. Na saída de bola bauruense, Hettsheimeir também foi parado com contato faltoso e também foi para a linha, onde foi perfeito e colocou o Bauru em vantagem, por 84 a 81, restando apenas três segundos para acabar.

Quando teve a bola nas mãos, o clube da Venezuela novamente sofreu uma falta estratégica do Dragão da Cidade Sem Limites. O armador norte-americano Anthony Fisher converteu a primeira tentativa (84 a 82) e errou a segunda propositalmente para dar ao seu time a chance do rebote ofensivo. No entanto, a sobra ficou com Alex Garcia, que puxou um rápido contra ataque, fugiu das faltas forçadas do Marinos e soltou o grito da emocionante vitória na abertura da Liga das Américas 2016.

Com óculos de proteção, Murilo voltou às quadras após 4 meses afastado por problema no olho (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Com óculos de proteção, Murilo voltou às quadras após 4 meses afastado por problema no olho (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Feliz por voltar: Depois de quatro meses afastado por conta de um descolamento de retina, o pivô Murilo Becker retornou às quadras e fez sua primeira partida desde o problema no olho e comemorou sua volta: “Fico muito feliz de ter voltado em um jogo tão importante para nós. Np ano passado tive o prazer de levantar a taça. Para mim é um momento especial, é muito ruim ficar parado e fico feliz de ter ajudado a nossa equipe a sair com a vitória”, comemorou Murilo.

Força da experiência: Com 13 pontos, sete rebotes, cinco assistências, dois roubos de bola e um toco, o MVP da última Liga das Américas, o ala Alex Garcia, de 35 anos, teve papel importante na vitória do Bauru e totalizou 18 de eficiência. Já o ala/pivô Jefferson William, de 32, fez apenas sete pontos, mas pegou sonoros dez rebotes e também teve sua parcela de contribuição no resultado positivo obtido pelo atual campeão da “Libertadores do Basquete”.

E agora: Depois de abrir sua caminhada na Liga das Américas com vitória, o Bauru voltará à quadra já neste sábado (23/01), novamente às 20h45 (de Brasília), diante do estreante Toros del Norte (NIC). Se vencer, a equipe do técnico Demétrius estará praticamente classificada e dependerá somente de um triunfo do anfitrião Quimsa (ARG) sobre o Marinos (VEN), também neste sábado, para cravar sua ida à próxima fase com uma rodada de antecedência.

Confira as datas e horários* das partidas do Grupo B da Liga das Américas 2016:

Sede: Santiago del Estero (ARG)

-22/01 (Sexta-feira)
Paschoalotto/Bauru 84 x 82 Marinos de Anzoategui (VEN)
23h15 – Quimsa (ARG) x Toros del Norte (NIC)

-23/01 (Sábado)
20h45 – Toros del Norte (NIC) x Paschoalotto/Bauru
23h45 – Marinos de Anzoategui (VEN) x Quimsa (ARG)

-24/01 (Domingo)
20h45 – Toros del Norte (NIC) x Marinos de Anzoategui (VEN)
23h15 – Quimsa (ARG) x Paschoalotto/Bauru – ao vivo no SporTV

*Horários de Brasília