#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Estrelas à prova

06-03-2015 | 01:14
Por Liga Nacional de Basquete

Com lendas francanas, astros do NBB e destaques da LBF, Arremesso das Estrelas promete ser uma das grandes atrações no Jogo das Estrelas 2015

Estreante em 2014, Arremesso das Estrelas está de volta do Jogo das Estrelas em 2015 (Luiz Pires/LNB)

Arremesso das Estrelas está de volta do Jogo das Estrelas em 2015; atual campeão, Chuí será um dos participantes (Luiz Pires/LNB)

Novidade do Jogo das Estrelas do NBB em 2014, o Super Desafio BRA de Arremessos vai para sua segunda edição na festa do basquete brasileiro e neste ano será marcado pelo alto nível e contará com a presença de verdadeiras estrelas da modalidade, do passado e do presente, além de uma jogadora da Liga de Basquete Feminino (LBF). A disputa terá início às 19h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do SporTV.

O Jogo das Estrelas 2015 tem o patrocínio do Bradesco e os apoios da Prefeitura de Franca, Spalding, Adidas e TAM.

+Todos contra ele: Marcelinho Machado vai em busca do bicampeonato do Torneio dos 3 pontos

Em seu primeiro ano, o Arremesso das Estrelas homenageou as praias de Fortaleza (CE) e seus trios levaram o nome de algumas das principais praias da capital cearense, como Canoa Quebrada, Jericoacoara, Cumbuco e Iracema, trio do Cauê Borges, Chuí e da ex-jogadora Roseli, campeão da edição de estreia. Desta vez, os reverenciados serão os ídolos do basquete francano Robertão, Chuí, Fausto Gianecchini, Paulão Berger e Edu Mineiro.

“Será uma festa muito bonita, muito bacana. Já podemos sentir a energia que a torcida vem passando pra gente e a energia que nós também passamos pra eles. Tudo isso é muito contagiante e com certeza será muito legal”, comentou Helinho, que atua pelo Franca Basquete e defenderá o Time Chuí no Arremesso das Estrelas.

Time Robertão

MVP do NBB 6, Jackson foi o mais votado no NBB Mundo (Cleomar Macedo/Divulgação)

Time Robertão terá a presença de Jackson, atual MVP do NBB (Cleomar Macedo/Divulgação)

O Time Robertão será formado pelo atual MVP do NBB, David Jackson, da Winner/Limeira, pela jogadora Isabela Ramona, do São José, e pelo próprio ex-jogador, que é pentacampeão nacional, tricampeão sul-americano e vice-mundial pelo Franca Basquete, além de medalhista de bronze no Mundial das Filipinas (1978) pela Seleção Brasileira.

Além do prêmio de MVP, Jackson também faturou os troféus de Melhor Ala e Melhor Estrangeiro da última edição do NBB. Na atual temporada, o jogador possui média 17,1 pontos e é um dos líderes da campanha do vice-líder Limeira.

E pode se dizer que arremesso é com ele mesmo. O norte-americano de Maryland (EUA) possui aproveitamentos de 58,7% nos 2 pontos, 39,0% nas bolas de 3 e incríveis 96,0% nos lances livres. Já a jogadora Isabela Ramona, da equipe do São José, possui média de 9,0 pontos na atual edição da LBF.

E a ala Isabela Ramona, do São José, é uma das jovens promessas do basquete feminino no Brasil A jogadora, de 1,80m de altura, possui médias de 9,0 pontos na atual temporada da LBF e, mesmo com a pouca idade, já tem experiências com a camisa da Seleção, com direito a disputa da Copa do Mundo de 2014 e do título Sul-Americano do mesmo ano.

Time Chuí

Atual campeão do Arremesso das Estrelas, Chuí é o maior cestinha da história do Franca (Divulgação/CBB)

Atual campeão do Arremesso das Estrelas, Chuí é o maior cestinha da história do Franca (Divulgação/CBB)

Já o Time Chuí será formado pelo também ídolo francano Helinho, que ainda atua pela equipe da Capital do Basquete no NBB, pela estrela do basquete feminino Adrianinha, do América (PE), curiosamente também nascida em Franca (SP), além, é claro, do próprio Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o “Chuí”.

Chuí, nascido em Araçatuba (SP), foi campeão da última edição do Arremesso das Estrelas quando atuou ao lado de seu filho Cauê e da ex-jogadora Roseli Gustavo.  O ex-jogador, que foi técnico do Rio Claro Basquete no primeiro turno do NBB 7, e é o maior cestinha da história do Franca Basquete, com 15.463 pontos, além de ser o líder em partidas com a camisa francana, com 1.056 jogos.

Ídolo francano, Helinho está de volta à Capital do Basquete (Luiz Pires/LNB)

Ídolo francano, Helinho faz parte do Time Chuí (Luiz Pires/LNB)

Outro grande ídolo do basquete francano, o armador Helinho, de 39 anos, conquistou três títulos nacionais (1997, 1998 e 1999), um título Paulista (2006) e o vice-campeonato do NBB 3 com ca camisa do clube da Capital do Basquete. Pela Seleção, o jogador participou de duas Copas do Mundo (1998 e 2002) e foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá (1999).

Completando o trio mais francano do Arremesso das Estrelas está a armadora Adrianinha, nascida em Franca (SP), que atualmente defende o América (PE) e possui média de 11,3 pontos por jogo. Jogadora símbolo da Seleção Feminina, Adriana Moisés Pinto já disputou quatro Olímpíadas (2000, 2004, 2008 e 2012) e quatro Copas do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014) com a camisa verde-amarela.

“É uma sensação sensacional poder participar mais uma vez desse grande evento, que já virou tradição e gera uma expectativa muito grande durante toda a temporada. Poder estar sendo na minha cidade, onde já tive a felicidade de ganhar um Torneio dos 3 pontos, e estar ao lado de dois francanos praticamente, do Chuí, que viveu a vida toda aqui, e da Adrianinha nascida aqui em Franca, como eu,  é muito bom”,  falou o armador Helinho, ídolo do Franca.

Time Fausto

Flamengo, de Marquinhos, quer mudar a história do 1º turno e vencer o Uberlândia (Raphael Oliveira/EAZ)

Marquinhos, do Flamengo, é uma das estrelas do Time Fausto (Raphael Oliveira/EAZ)

O Time Fausto, por sua vez, contará com a presença de ninguém menos que Marquinhos, astro do Flamengo e da Seleção Brasileira, que buscará o título da disputa junto da pivô Clarissa Santos, do Americana e da seleção brasileira, e do próprio Fausto Gianecchini, pentacampeão nacional e tetra sul-americano pelo Franca, além do terceiro lugar no Mundial das Filipinas (1978) com a Seleção.

Um dos melhores jogadores do basquete brasileiro em atividade, Marquinhos tem um currículo pra lá de invejável. Além de duas temporadas na NBA (New Orleans Hornets e Memphis Grizzlies), o ala de 2,07m de altura disputou duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e uma Olimpíada (2012) pela Seleção Brasileira.

Em solo brasileiro, Marcus Vinícius Vieira de Souza é bicampeão do NBB com o Flamengo (2012/2013 e 2013/2014), e foi eleito o Melhor Ala das últimas quatro edições do NBB (2010/2011, 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014).

Para completar o Time Fausto, a renomada pivô Clarissa dos Santos, que atua pelo Americana (SP) e é dona da média de 16,44 pontos na atual temporada da LBF. Pela Seleção, a jogadora, nascida no Rio de Janeiro (RJ), disputou uma Olímpíada (2012) e uma Copa do Mundo (2014) e foi a MVP da conquista do bicampeonato Sul-Americano 2014.

Time Paulão

Sob o comando do ex-jogador francano e atual assistente técnico de Lula Ferreira no Franca Basquete, Paulão Berger, que também é técnico da equipe Sub-22 francana que disputa a LDB, o Time Paulão ainda contará com a presença de duas estrelas das Seleções masculina e feminina: Larry Taylor, do Paschoalotto/Bauru, e Damiris Dantas, do Americana.

“Capitão” do trio, Paulão jogou 13 anos no Franca Basquete e conquistou dois títulos nacionais 1990 e 1991), dois Estaduais (1988 e 1990) e dois Sul-Americanos (1990 e 1991). Com a camisa da Seleção Brasileira, esteve presente na conquista do título do Campeonato Sul-Americano de 1989.

Larry Taylor, do Bauru, é a estrela do NBB do Time Paulão (Allan Conti/Divulgação)

Larry Taylor, do Bauru, é a estrela do NBB do Time Paulão (Allan Conti/Divulgação)

Larry Taylor, por sua vez, é nascido nos Estados Unidos mas já tem sangue verde-amarelo. O jogador do Bauru, naturalizado brasileiro, disputou as Olimpíadas de 2012 pela Seleção Brasileira e ainda esteve presente na campanha do 6º lugar do Brasil na Copa do Mundo da Espanha.

No NBB, o “Alienígena”, como é chamado, foi duas vezes eleito como Melhor Armador do NBB (2008/2009 e 2010/2011) e ainda é o único jogador a ter quatro dígitos em três fundamentos na história do NBB: 3472 pontos (8º), 1236 rebotes (9º) e 1163 assistências (3º).

Fechando o time Paulão, a pivô Damiris Dantas, de 23 anos, é uma das principais atletas do basquete feminino em atividade. A jogadora do Americana (SP), mas que pertence ao Minnesota Lynx, da WNBA, possui média de 16,94 pontos na atual temporada da LBF. Vestindo a camisa da Seleção desde muito nova, Damiris já participou de duas Copas do Mundo (2010 e 2014), uma Olimpíada (2012) e é bicampeã Sul-Americana (2010 e 2013 – MVP) com a camisa verde-amarela.

Time Edu Mineiro

E fechando a lista dos trios participantes, o Time Edu Mineiro, que é capitaneado pelo ex-jogador francano, que hoje faz parte da diretoria do Franca Basquete. Ao seu lado, Edu terá ninguém menos que Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília) e a jogadora Erika dos Santos, do América (PE).

Edu Mineiro possui em seu currículo três títulos com a camisa da equipe da Capital do Basquete: um Paulista (2000), um nacional (1999) e um Pan-Americano (1998). O ex-jogador acumula também uma passagem pela Seleção Brasileira de Novos, em 1990.

Guilherme Giovannoni, do Time Canoa Quebrada

Pelo Time Canoa Quebrada, Giovannoni foi vice-campeão do último Arremesso das Estrelas; agora, pelo Time Edu Mineiro, ele quer o título (Luiz Pires/LNB)

Já Guilherme Giovannoni é um atleta que dispensa comentários. Vestindo a camisa da Seleção Brasileira desde os 19 anos, o jogador, de 36, participou de três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014) e da Olimpíada de 2012.

Pelo Brasília, conquistou três títulos do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), sendo eleito o Melhor Pivô das três temporadas e MVP das Finais das duas últimas conquistas. Além disso, foi o MVP da temporada 2010/2011 e ainda faturou um título da Liga Sul-Americana em 2013.

“A expectativa sempre é de ser campeão. Ano passado cheguei na final mas perdi pro time do Chuí e do Cauê. Agora nosso time está muito forte e vamos buscar esse título inédito.  A festa aqui, ainda com a presença do feminino, é espetacular. Espero que todo mundo possa desfrutar bastante, assim como o telespectador que estiver em casa, que também faz parte da festa”,  disse Giovannoni.

Fecha do o Time Edu Mineiro, a renomada pivô Erika Souza, que atua pelo América (PE) na LBF, onde acumula média de 13,8 pontos por jogo. A jogadora, de 1,97m de altura, pertence ao Atlanta Dream, da WNBA, e ainda possui um vasto currículo de mais de dez anos de Seleção Brasileira. Com a camisa verde-amarela, a pivô disputou duas Olimpíadas (2004 e 2012) e quatro Copas do Mundo e conquistou dois Pré-Olímpicos das Américas.

Dinâmica

Serão executados arremessos em sete posições diferentes da quadra e os trios deverão converter todos os tiros em ordem numérica e no menor tempo possível. As sete posições de arremessos estarão numeradas no piso da quadra e cada equipe deverá escolher uma ordem específica para seus três arremessadores.

O tempo máximo para o trio converter todos os sete arremessos será de dois minutos. A final será disputada pelos dois times converterem os sete tiros utilizando o menor tempo na primeira rodada. Na decisão, a equipe que finalizar o percurso dos arremessos em menor tempo será a campeã.

Super Desafio BRA de Arremesso (Arremesso das Estrelas):

Time Robertão:
– David Jackson (Winner/Limeira)
– Robertão (ex-jogador)
– Isabela Ramona (São José/Colinas Shopping)

Time Chuí:
– Helinho (Franca Basquete),
– Chuí (ex-jogador)
– Adrianinha Moisés (Uninassau/América)

Time Fausto:
– Marquinhos (Flamengo)
– Fausto Giannecchini (ex-jogador)
– Clarissa dos Santos (ADCF Unimed/Americana)

Time Paulão
Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru)
– Paulão Berger (ex-jogador)
– Damiris do Amaral (ADCF Unimed/Americana)

Time Edu Mineiro:
– Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília)
– Edu Mineiro (ex-jogador)
– Erika de Souza (Uninassau/América)