#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas / NBB Socioambiental

Estrelas solidárias

08-02-2019 | 01:48
Por Liga Nacional de Basquete

No primeiro dia em Franca, atletas do Jogo das Estrelas visitam diversas ações sociais na cidade; confira como foi o dia das estrelas do NBB CAIXA

Uma das principais tradições do Jogo das Estrelas são as ações sociais. Nesta quinta-feira (07/02), os jogadores do maior evento esportivo do Brasil visitaram instituições na cidade de Franca e fizeram o dia de muitas crianças e adolescentes melhor.

No total, três ações espalhadas pelo dia contaram com a presença das estrelas do NBB CAIXA e inauguraram de vez o fim de semana mais esperado pelos amantes do basquete.

Quer saber como que foi o dia dessas estrelas? Confere aí na íntegra tudo que aconteceu nas três ações que marcaram o início Jogo das Estrelas 2019.

Visita na ESAC abriu o dia de atividades

A primeira ação do Jogo das Estrelas 2019 aconteceu logo pela manhã, na ESAC (Escola de Aprendizagem e Cidadania), em Franca. Oito atletas visitaram o Núcleo de Jovens, onde interagiram com as crianças da casa e compartilharam suas experiências de vida e carreira.

Estiveram presente Didi, Cipolini e David Jackson, do Sesi Franca Basquete, Jefferson William, do Sendi/Bauru Basket, Felipe Vezaro, do Joinville/AABJ, Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor, Farad Cobb, do Basquete Cearense, e Léo Meindl, do Paulistano/Corpore.

“Sem dúvidas foi uma oportunidade incrível esse contato próximo e direto. Acho que incentiva eles a acreditarem em seus sonhos e no esporte também. Foi sensacional”, disse Geovana Fuga Lima, Coordenadora da ASEC.

Para o experiente ala/pivô Jefferson William, a visita à ESAC foi bastante positiva para todos. O principal objetivo dos atletas foi passar um pouco de otimismo e perseverança aos jovens da casa.

“Foi uma experiência muito boa para mim e todos os jogadores. Fomos no Núcleo de Jovens, com várias crianças que passaram muitas dificuldades, assim como nós, tanto no esporte quanto na vida. Conseguimos trocar um pouco de experiência com os jovens e mostrar que a vida também é feita de felicidades e momentos bons. Foi uma satisfação enorme”, afirmou Jefferson.

O ala Felipe Vezaro compartilhou a história de superação do seu irmão Lucas, o Vezarinho, que conseguiu vencer a luta contra um câncer e hoje dividem a quadra na mesma equipe.

“Foi muito válido trocar esse contato com eles, que passaram por momentos difíceis na vida. Já passei por momentos difíceis na carreira, teve a doença do meu irmão também. Passar essa experiência de superação no esporte foi muito bom, espero que eles tenham recebido da melhor forma e que possam levar para a vida deles”, disse o jogador do Joinville.

Mais de 200 pessoas na ação da Supergasbras

A segunda ação do dia foi organizada pela Supergasbras e aconteceu na escola Pestalozzi. Ao todo, 21 atletas participaram do evento que teve início na parte da manhã.

Aproximadamente 200 crianças e alguns jovens jogadores das divisões de base do Instituto ASPA (Associação de pais e amigos do Franca Basquete) marcaram presença no local.

“Receber os atletas aqui é um privilégio. Para o nosso instituto, que tem 20 anos de fundação, observar que alguns meninos que passaram por aqui hoje estão no Jogo das Estrelas é muito gratificante. Anderson Varejão, Alexey, Cauê Borges e Didi são alguns exemplos disso. Agradecemos em especial a parceria com a Supergasbras, que nos convidou para essa ação social, e também ao colégio Pestalozzi que cedeu essa estrutura maravilhosa”, Luiz João Marcelo, Diretor Executivo do Instituto ASPA.

 No local, rolou muita integração entre os jogadores e as crianças, além de uma pequena simulação de como será o desafio de Habilidades Supergasbras.

Para Lucinda Miranda, Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbras, a ação dá continuidade a um trabalho que a empresa já realiza por todo o território nacional.

“Possuímos diversos projetos sociais por todo o Brasil e o foco da área de responsabilidade social é educação, cultura e esporte. Acreditamos que esses três pilares vão tornar o Brasil mais sustentável. Essa nossa parceria com o NBB e o Jogo das Estrelas é fantástica. Com uma ação como essa, podemos mostrar para essas crianças que é possível e que devemos acreditar em nossos sonhos”, afirmou Lucinda.

Betinho, do Pinheiros, foi um dos que marcaram presença no local. Para ele, ações como essa deveriam acontecer não só em cidades com equipes de basquete, como em outras.

“Aqui em Franca é mais especial, principalmente por ter tanta gente que gosta de basquete. Fico muito feliz em ver tantas crianças em um projeto desse, e isso é um incentivo para outras cidades que, mesmo que não tenham time de basquete, possam investir nisso. Essa interação com o público para nós jogadores é fundamental”, disse o jogador.

Novas Estrelas do NBB visitam o Sesi 

Na terceira ação social do dia, alguns membros da equipe sub-23 Novas Estrelas Brasil estiveram na sede do Sesi São Paulo, em Franca, em um momento de descontração e brincadeiras com as crianças que fazem parte do projeto.

Do time brasileiro sub-23 estiveram presentes os armadores Yago e Georginho, do Paulistano/Corpore, os alas Didi e Gui Abreu, do Sesi Franca Basquete, o ala Douglas Santos, do Corinthians, o ala Mogi, do Botafogo, e o armador Vezarinho, do Joinville/AABJ.

Por lá, os jogadores contaram um pouco sobre sua trajetória no basquete para as crianças e passaram a mensagem de nunca desistir dos seus sonhos. Georginho, do CAP, foi um dos que pode compartilhar um pouco de sua história com as crianças.

“Sempre fico feliz de falar com essas crianças. Nesses momentos, me recordo da minha infância e lembro do meu início no basquete, mais ou menos na mesma idade dessas crianças, entre sete e oito anos. Vejo como o tempo passou rápido, e sempre tento explicar para elas aproveitarem a infância. Quem gosta de basquete se fizer isso com gosto com certeza um dia vai chegar muito longe”, disse o jogador.

 Para o menino Ruan, de oito anos, que joga basquete pelo Sesi, o sentimento de encontrar estrelas do basquete nacional foi indescritível.

“Fiquei emocionado, por que eu nunca tinha visto eles e essa foi a minha primeira vez. Ver os jogadores foi muito legal, principalmente estar perto do Yago e o Didi que são jogadores de seleção brasileira”, afirmou o garoto de oito anos.

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da FIESP, Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.