#JOGAJUNTO

LDB

Etapa crucial

05-10-2015 | 04:30
Por Liga Nacional de Basquete

Com sedes em João Pessoa (PB), Curitiba (PR) e Campo Mourão (PR), 4ª etapa da LDB 2015 terá início nesta terça-feira e será decisiva na briga pelo G-8

Pezão, do Pequeninos

Em busca de um lugar no G-8, Pequeninos Rhema (PB), do pivô Pezão, será um dos clubes sedes desta etapa (João Pires/LNB)

A edição 2015 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) vem sendo marcada pelo equilíbrio. Passadas três etapas, a disputa pelas oito vagas na próxima fase vai ficando cada vez mais intensa e a quarta leva de jogos será decisiva na definição dos classificados. A partir desta terça-feira (06/10), as 24 equipes serão divididas em três sedes diferentes (João Pessoa–PB, Curitiba–PR e Campo Mourão–PR) e darão início à penúltima etapa da primeira fase da competição.

Na sede da Paraíba, que terá suas partidas realizadas no Ginásio da APCEF, o líder EC Pinheiros (SP), o quinto colocado Paulistano/Unimed (SP), além de Palmeiras (SP) e Internacional de Regatas (SP), enfrentarão o anfitrião Pequeninos Rhema Basketball (PB), o atual campeão Basquete Cearense (CE), o Sport Club do Recife (PB) e o terceiro colocado Decisão Engenharia/Minas.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015

Em Curitiba (PR), o grupo dos clubes da Região Sul, formado pelo anfitrião Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR), que está na sétima colocação, por Grêmio Náutico União (RS), ACOB/Concórdia (SC) e AABJ/Joinville (SC), medirá forças com as equipes do interior do Estado de São Paulo, o vice-líder Franca Basquete, o quarto Winner/Limeira, o oitavo colocado Rio Claro Basquete e o Paschoalotto/Bauru.

Já a sede de Campo Mourão (PR), as equipes do UniCEUB/BRB/Brasília, sexto colocado, do dono da casa Campo Mourão (PR), Seleção Brasileira Sub-17 e o embalado Unitri/Praia Clube (MG) estarão frente a frente com atual vice-campeão Flamengo (RJ), com o também embalado Botafogo (RJ), além de Macaé Basquete (RJ) e São José Basketball (SP).

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Humberto, do Pinheiros

Pinheiros, de Humberto, entrará na quarta etapa com força total para se manter na liderança da LDB 2015 (João Neto/LNB)

Líder isolado da LDB 2015, com campanha de 14 vitórias em 15 partidas, o Pinheiros entrará na quarta etapa com força total. Sem atividades oficiais da equipe adulta, a garotada pinheirense focará 100% na competição Sub-22 e contará inclusive com o retorno do pivô Wesley BH, que retorna de lesão. Além dele, os membros da equipe adulta Lucas Dias, Humberto, Georginho, Gustavo Scaglia e Léo Bispo, também estarão presentes.

“A expectativa para essa etapa é muito boa. Tivemos uma semana inteira para trabalhar e não tivemos nada com o adulto, então o foco foi total no Sub-22. Vamos completos, então a expectativa é das melhores possíveis. Mas sabemos também que só falar não adianta. Essa é uma das etapas mais difíceis e importantes para continuarmos líderes. Os quatro jogos serão difíceis, mas vamos fazer de tudo para ganhar todos e seguir na liderança”, comentou o ala/armador Humberto, do Pinheiros.

Logo atrás do Pinheiros está o vice-líder Franca Basquete, que venceu 13 das 15 partidas que disputou, desempenho idêntico ao do Minas. Mesmo com a igualdade das campanhas, a equipe do interior paulista, que disputarão a quarta etapa em Curitiba (PR), leva vantagem no desempate por ter ganhado o confronto direto diante dos mineiros, que nesta etapa farão um duelo direto com o líder Pinheiros, na rodada final, na sexta-feira, em João Pessoa (PB).

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015

Também na sede Curitiba estará o Limeira, quarto colocado, com apenas uma vitórias a menos que Franca e Minas. Em seguida vem o trio Paulistano, Brasília e Basquete Curitiba, todos eles com campanha de 11 triunfos em 15 partidas. E fechando o grupo dos oito times que hoje estariam na próxima fase está o Rio Claro, que venceu dez dos 15 jogos que realizou.

“Vamos fazer quatro jogos muito difíceis aqui em Curitiba. Sabemos da importância de cada jogo, pois os quatro times são adversários diretos na briga pela classificação. Vamos contar com o apoio da nossa torcida aqui também, o que vai nos ajudar bastante. Acredito que se conseguirmos ditar nosso ritmo poderemos sair dessa etapa com as quatro vitórias”, comentou o ala Batata, do Basquete Curitiba.

Batata, do Basquete Curitiba, e Luis Enrique, do Basquete Cearense

Um dos clubes sedes desta etapa, Basquete Curitiba, do ala Batata, confia em boas atuações de sua equipe (João Pires/LNB)

Além dos oito primeiros colocados, outras equipes também sonham com a vaga na próxima fase. Caso do nordestinos Sport e Pequeninos Rhema, que estão beirando o G-8, com respectivas nove e oito vitórias em 15 partidas. Embolados nas margens do grupo dos oito também estão Bauru, Botafogo, Macaé, Palmeiras e o embalado Praia Clube, todos eles com campanha de sete triunfos em 15 partidas e também com chances de classificação à próxima fase.

“Conseguimos nos recuperar em Joinville e agora estamos mais próximos da zona de classificação, mas ainda precisamos de mais algumas vitórias para chegarmos a última etapa com boas chances de entrar no G-8.Trabalhamos bastante e estamos muito focados para os jogos dessa fase”, disse Daniel Soares, do Praia Clube, citando as quatro vitórias nos quatro jogos que sua equipe fez na etapa anterior.

Grande ambição das equipes participantes, a fase final teve seus moldes mantidos em relação à temporada anterior. Nela, os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão, será jogada em partida única. Assim como na edição passada, toda a fase decisiva da competição será transmitida ao vivo via web através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Confira a programação de jogos da primeira rodada da quarta etapa da LDB 2015:

– Sede João Pessoa (Ginásio da ACPEF)

12h – Decisão Engenharia/Minas x Palmeiras
14h – Sport Club do Recife x Internacional de Regatas
16h – Solar Cearense x Paulistano/Unimed
18h – Pequeninos Rhema Basketball x EC Pinheiros

– Sede Curitiba (Palácio de Cristal)

14h – AABJ/Joinville x Rio Claro Basquete
16h – ACOB/Concórdia x Franca Basquete
18h – Grêmio Náutico União x Winner/Limeira
20h – Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná x Paschoalotto/Bauru

– Sede Campo Mourão (Ginásio de Esportes JK)

14h – Unitri/Praia Clube x São José Basketball
16h – UniCEUB/BRB/Brasília x Macaé Basquete
18h – Seleção Brasileira Sub-17 x Botafogo
20h30 – Campo Mourão x Flamengo