#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Evoluções em boa hora

31-05-2016 | 06:28
Por Liga Nacional de Basquete

Com grandes atuações até agora nas Finais, Jefferson e Ramon elevam médias, crescem na “hora H” e são peças chave de Bauru e Flamengo na briga pelo título

Finalistas do NBB CAIXA pela segunda temporada consecutiva, Paschoalotto/Bauru e Flamengo são as duas maiores potências do basquete brasileiro atual e possuem elencos poderosíssimos, com diversos atletas renomados e de Seleção. Mas dois deles, em especial, cresceram na hora decisiva e estão tendo desempenhos expressivos neste momento tão crucial: Jefferson William e Ronald Ramon.

Desfalque da Final da temporada passada por conta de uma ruptura no Tendão de Aquiles, Jefferson está mostrando toda sua importância para a equipe bauruense na série contra o Flamengo e acumulou em média 14,3 pontos nas três primeiras partidas da série. Além disso, o ala/pivô somou também 9,0 rebotes e 16,3 de eficiência em média.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Jefferson aumentou suas médias em relação à fase de classificação e ao seu histórico nas outras Finais que disputou (João Pires/LNB)

Jefferson aumentou suas médias em relação à fase de classificação e ao seu histórico nas outras Finais que disputou (João Pires/LNB)

Os números registrados nos três duelos iniciais da decisão contra os rubro-negros superaram os que o camisa 11 apresentou na fase de classificação, no qual somou 12,0 pontos, 4,9 rebotes e 12,15 de valorização. Seu desempenho subiu, e muito, nos playoffs, em que fez 17,0 pontos, 5,0 rebotes e 18,6 de eficiência nas séries contra EC Pinheiros (quartas) e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (semi).

“Com a experiência que tenho, 33 anos de idade e 16 de profissional o meu foco é sempre chegar bem nos playoffs. Me preparo o ano inteiro para chegar nessa fase e estar 100%, tanto fisicamente quanto mentalmente. E hoje estou assim. Estou bem mentalmente e preparado para essa Final”, comentou Jefferson, convocado para a Seleção Brasileira que disputará o Sul-Americano 2016.

+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para o Jogo 4 das Finais entre Bauru e Flamengo

Aos 33 anos, Jefferson está em sua quarta Final de NBB CAIXA na carreira. Curiosamente, as duas primeiras foram disputadas com a camisa do Flamengo, em 08/09 e 09/10, com direito a título da primeira edição. Mais tarde, em 11/12, foi vice pelo São José. Somando todas as partidas de Finais que disputou antes da atual, o ala/pivô teve 12,4 pontos, 5,1 rebotes e 12,3 de eficiência de média, números inferiores aos que está apresentando no atual confronto contra seu ex-clube.

“Felizmente temos um time muito bom, em que estou sendo muito bem explorado, pois atuo numa posição em que fico nos espaços vazios, onde faço a triangulação e acabo ficando livre, e o time sabe me achar. Estou contente com meu resultado, principalmente depois de um ano difícil que vim de lesão. É um ano que lutei contra meu corpo para superar um período de quase sete meses parado. Estou feliz por estar na minha melhor forma esse ano”, completou Jefferson.

Ronald Ramon, do Flamengo, e Paulinho Boracini, do Bauru

Ronald Ramon está com média de 14,0 pontos nas Finais, quase o triplo da fase de classificação, que foi de 4,8 (Luiz Pires/LNB)

Do outro lado, a evolução mais notória fica por conta do ala/armador Ronald Ramon. Aos 30 anos, o dominicano natural de Santo Domingo está em sua sexta temporada no NBB CAIXA, mas disputa apenas sua primeira Final. Contratado pelo Flamengo já com a atual edição em andamento, o jogador demorou a “pegar no tranco” e somou médias de apenas 4,8 pontos por partida na fase de classificação. Mas nos playoffs, a história começou a ser diferente.

Alternando entre momentos brilhosos e discretos, Ramon apresentou médias de 8,6 pontos nos playoffs contra Rio Claro (quartas) e Mogi das Cruzes/Helbor (semi), com direito a atuação magistral na vitória no Jogo 4 da série contra Mogi, em pleno Hugo Ramos, em que acertou incríveis sete bolas de 3 em sete tentadas (100%), igualou o recorde do fundamento deste NBB CAIXA e totalizou 27 pontos, sua maior marca nesta edição.

Já na decisão contra Bauru, o dominicano iniciou a série fazendo 15 pontos na vitória rubro-negra no Jogo 1, em Marília (SP). Depois, no revés de sua equipe na Arena Carioca 2, o jogador teve atuação apagada e fez apenas seis pontos. Mas no Jogo 3, novamente na Cidade Olímpica, Ramon foi o cestinha do Flamengo com 21 pontos e foi um dos destaques do triunfo que deixou seu time a um passo do título.

Agora com 2 a 1 de vantagem para o Flamengo, o Jogo 4 da série decisiva acontecerá neste sábado (04/06), no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), às 14h10 (de Brasília), com transmissão simultânea para todo o país através dos canais SporTV e RedeTV!. Se necessário, o Jogo 5 será no outro sábado (11/06), na Arena Carioca 2.

Ginásio Neusa Galetti

Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), será o palco do Jogo 4, que acontecerá neste sábado (Luiz Pires/LNB)