#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Evoluíram demais!

30-05-2016 | 03:34
Por Liga Nacional de Basquete

Jovens prospectos do basquete nacional, Davi Rossetto, Deryk Ramos e Lucas Dias lutam pelo troféu de Jogador Que Mais Evoluiu da temporada 15/16 do NBB CAIXA

Nesta segunda-feira (30/05), a LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou os três indicados ao prêmio de Jogador que Mais Evoluiu da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA. A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do NBB CAIXA e todos os vencedores serão conhecidos no dia 14/06 (terça-feira), na Festa de Premiação, que será realizada em São Paulo (SP).

Jovens prospectos do basquete nacional, Davi Rossetto, do Solar Cearense, Deryk Ramos, do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, e Lucas Dias, do EC Pinheiros, como os três mais votados e, consequentemente, candidatos ao prêmio de maior evolução. A eleição contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a oitava edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Deryk e o atual vencedor do prêmio Davi Rossetto são dois dos concorrentes ao troféu de Maior Evolução (Brito Júnior/UniCEUB)

Deryk e o atual vencedor do prêmio Davi Rossetto são dois dos concorrentes ao troféu de Maior Evolução (Brito Júnior/UniCEUB)

Vencedor deste prêmio na última temporada, Davi foi um dos grandes nomes da histórica campanha do Basquete Cearense, que terminou na sexta posição, e agora luta pelo bicampeonato neste quesito. Titular e capitão da equipe nordestina durante a competição, o armador teve grandes atuações individuais e quebrou seus recordes pessoais de pontos (25) e assistências (12) no NBB CAIXA durante esta temporada.

Outro candidato, Deryk chegou ao Brasília após longo tempo atuando pelo Winner/Limeira, equipe de sua cidade natal e em que foi revelado. Logo em sua primeira experiência “fora de casa”, o garoto de 21 anos mostrou grande evolução e praticamente dobrou sua média de pontos em relação à temporada anterior (14,8 pontos por jogo contra 7,9 pontos por jogo).

Deryk, que também na disputa pelo prêmio de Destaque Jovem, foi o líder de bolas de três pontos convertidas desta edição do NBB CAIXA, com 115 arremessos certeiros (2,9 por jogo). Tal rendimento fez com que o jogador terminasse a competição como segundo maior cestinha de sua equipe, atrás apenas de Guilherme Giovannoni, e o 13º no geral.

Aos 20 anos, Lucas Dias, do Pinheiros, foi o 8º cestinha da atual temporada do NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)

Aos 20 anos, Lucas Dias, do Pinheiros, foi o 8º cestinha da atual temporada do NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)

Mais jovem entre os três concorrentes ao troféu de Jogador que Mais Evoluiu, Lucas Dias, de 20 anos, teve grande desempenho ao longo da temporada e foi um dos principais destaques da equipe do Pinheiros, eliminado nas quartas de final para o Paschoalotto/Bauru. Disputando o NBB CAIXA desde os 16 anos (temporada 2011/2012), o garoto viveu sua primeira experiência como titular absoluto do clube da capital paulista e não decepcionou.

Lucas fechou sua participação no NBB CAIXA 2015/2016 como o oitavo maior cestinha da competição, com média de 15,9 pontos por jogo. Para construir sua alta pontuação, o atleta apresentou os excelentes aproveitamentos de 42,9% nas bolas de três pontos e 81,4% nos lances livres. Assim como Deryk, camisa 9 pinheirense é outro que também concorre ao Troféu de Destaque Jovem.

O troféu de Jogador que Mais Evoluiu é dado ao jogador que mais melhorou em relação à temporada anterior. A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que também premiará Destaque Jovem, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

Também foram votados para o prêmio de Jogador que Mais Evoluiu do NBB CAIXA 2015/2016:

Caio Torres (Paulistano/Corpore), Gemerson (Paulistano/Corpore), Gui Deodato (Rio Claro Basquete), Humberto (EC Pinheiros), Léo Demétrio (Decisão Engenharia/Minas), Mathias (Franca Basquete), Neto (Liga Sorocabana), Renan Lenz (EC Pinheiros), Vithor Lersch (Mogi das Cruzes/Helbor)

Confira todos vencedores do prêmio de Jogador que Mais Evoluiu na história*:

2014/2015 – Davi Rossetto (Solar Cearense)
2013/2014 – Paulão Prestes (Franca Basquete)
2012/2013 – Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru)
2011/2012 – Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru)
2010/2011 – Vitor Benite (Vivo/Franca)
2009/2010 – Audrei (Joinville)

*o prêmio não foi atribuído na primeira edição do NBB (2008/2009)