#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Expectativa lá em cima

29-04-2016 | 03:46
Por Liga Nacional de Basquete

Na primeira transmissão simultânea da história do NBB CAIXA, Mogi e Flamengo abrem semifinais neste sábado, no Hugo Ramos, ao vivo no SporTV e na RedeTV

As semifinais da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA serão abertas em grandíssimo estilo. Neste sábado (30/04), Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo darão início à briga por um lugar na decisão no “caldeirão” Hugo Ramos, no Alto Tietê, às 14h10 (de Brasília), com direito a um feito inédito na história do campeonato: transmissão simultânea em dois canais diferentes, SporTV e RedeTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Olivinha_FLA

Único time a ir à todas as semifinais, Flamengo buscará vaga em sua 4ª Final consecutiva (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Líder da fase de classificação, com campanha de 23 vitórias e cinco derrotas (82,1% de aproveitamento), o Flamengo avançou direto às quartas de final e manteve sua invencibilidade histórica nesta fase dos playoffs ao varrer o Rio Claro Basquete, oitavo na primeira fase, por 3 a 0. Desta forma, o clube da Gávea confirmou sua escrita de nunca ter ficado de fora das semifinais do NBB CAIXA em toda a história.

“Tem que ser valorizado o fato de vencermos uma série tão difícil, como seria contra qualquer adversário desse playoff, por 3 a 0. Os jogadores tiveram muita disposição e muita capacidade. Mesmo parados por cerca de 15 dias (período em que aconteceram as oitavas de final), a gente conseguiu superar a falta de ritmo e ganhar a série sem nenhuma derrota”, elogiou o técnico do Fla, José Neto.

+Confira as curiosidades do confronto entre Flamengo na história do NBB CAIXA

E por falar em histórico, o rubro-negro carioca tem outra estatística a seu favor para chegar à mais uma decisão do NBB CAIXA. Em toda as edições, o líder da fase de classificação jamais ficou de fora da Final. Ainda por cima, os comandados do técnico José Neto foram líderes de três das quatro últimas fases classificatórias e sagraram-se campeões das três edições anteriores do maior campeonato do país.

“Me deixa muito feliz quando a gente planeja estar na melhor posição possível na fase classificatória para que possamos decidir em casa e a gente consegue vencer com o apoio da torcida. Isso confirma o que planejamos. Agora é focar no Mogi, que vem com muita moral. Temos que focar no que sabemos fazer e buscar mais uma Final”, concluiu o técnico José Neto.

Comemoração Filipin, do Mogi

Mogi, do capitão Filipin, está em sua 3ª semifinal em 4 temporadas no NBB CAIXA e enfrentará o Flamengo pela 2ª vez (João Pires/LNB)

Enquanto o Flamengo está em busca de manter uma escrita, o Mogi vai atrás de um feito histórico: ser o primeiro clube de fora do G-4 a ir à Final do NBB CAIXA. Quinto colocado na fase de classificação, com 19 triunfos e nove derrotas (67,9% de aproveitamento), o time do técnico Danilo Padovani varreu o 12º Universo/Vitória nas oitavas, por 3 a 0, e quebrou o mando de quadra do quarto colocado Solar Cearense e foi à semi ao vencer a série por 3 a 1.

“Precisaremos de uma defesa forte e contar com uma inspiração de jogadores como Larry, Shamell e outros para tentar um jogo individual e distribuir coletivamente. Isso vai ser fundamental. Vamos jogar contra uma equipe que dispensa comentários. Temos que encarar como uma final, jogar o máximo e ser o mais perfeito possível, além de não deixar que eles não sejam tão perfeitos assim. Temos que diminuir o aproveitamento deles e fazer um bom jogo”, declarou o técnico do Mogi, Danilo Padovani.

+Confira dados, recordes e curiosidades de toda a história das semifinais do NBB CAIXA 

Com a classificação em cima dos cearenses, o esquadrão do Alto Tietê chegou à sua terceira semifinal de NBB CAIXA consecutiva e ultrapassou o tradicional Franca e o Decisão Engenharia/Minas, com duas, em aparições entre os quatro melhores. De quebra, os mogianos se igualaram ao São José Basketball e ao Paschoalotto/Bauru como terceiro time que mais foi à semi, atrás apenas do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, com cinco, e do próprio Flamengo, com oito (100%).

Ronald Ramon, do Flamengo

Flamengo ganhou os 2 jogos contra Mogi na fase de classificação, inclusive no Hugão (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Curiosamente, em sua primeira participação nas semifinais, o Mogi teve justamente o Flamengo como adversário e naquela ocasião os cariocas venceram a série por 3 a 1. No total do histórico entre as equipes no NBB CAIXA, os rubro-negros venceram ganharam dez dos 12 confrontos já realizados entre eles, sendo dois deles na fase de classificação da atual temporada 79 a 77 no Hugão e 88 a 85 no Tijuca.

“Neste ano temos totais condições de ganhar deles. Estamos muito bem, concentrados e querendo muito. Este é o ano para desbancar o Flamengo. Mas com certeza serão jogos definidos nos últimos segundos. Uma vitória em casa, por mais pessimista que seja, já garante o quarto jogo aqui. Por isso, é importantíssimo ir para lá com uma vitória. Ganhar lá é muito difícil e, por isso, não podemos ir com saldo negativo”, disse o ala e capitão do Mogi, Filipin.

Flamengo x Mogi

Após Jogo 1, Flamengo e Mogi farão os dois próximos duelos no RJ (Bruno Lorenzo/LNB)

Depois do Jogo 1 em solo mogiano, a série rumará para o Rio de Janeiro, onde as duas equipes farão os dois próximos duelos no Tijuca Tênis Clube, o primeiro nesta sexta-feira (06/04) e o outro na segunda-feira (09/04), ambos às 21 horas (de Brasília) e com transmissão ao vivo canais SporTV.

“Dentro de casa temos que ditar o ritmo. O Flamengo é um adversário muito mais completo e não pode ser diferente, mesmo que eles sejam favoritos na série. Acho que o primeiro jogo é que vai ditar o ritmo da série e ele será a final para a gente. Ganhar dará uma vantagem incrível, ainda mais sendo o Flamengo. Temos que ser fortes dentro de casa e ganhar o primeiro jogo, seja como for. E tentar beliscar um jogo lá”, advertiu o pivô Paulão Prestes, do Mogi.

Confira o calendário completo da série semifinal entre Flamengo e Mogi:

– Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes/Helbor (5º)

Jogo 1 – 30/04 (sábado), às 14h10, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no SporTV e na RedeTV!
Jogo 2 – 06/05 (sexta), às 21 horas, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 09/05 (segunda), às 21 horas, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro – ao vivo no SporTV

*Se necessário