#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Expectativa que só cresce!

30-10-2014 | 07:54
Por Liga Nacional de Basquete

Com o nível técnico cada vez mais forte, NBB irá para sua sétima edição com promessa de equilíbrio e muita disputa na luta pelo título

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, o NBB 7 terá seu início. Depois de mais de 150 dias, a espera pela disputa do maior campeonato de basquete chegou ao final, e a bola laranja vai subir!

Muito equilibrado e com diversas novidades, entre elas a volta do formado em série melhores de três jogos para a Final, ou até mesmo os novos dias de rodada (terça, quarta, quinta e sexta-feira), com a novidade de ter sempre uma partida transmitida pelo SporTV (uma na terça e uma na sexta) e também via web (um jogo na quarta e um na quinta).

“Para o basquete em si é melhor uma série de três jogos, tecnicamente fica mais justo para as duas equipes. Sem falar na parte comercial, que faz com que quantos mais jogos realizados, melhor será”, comentou Gustavo de Conti, eleito melhor técnico da última temporada do NBB.

“A série em playoff torna o confronto muito mais justo. A Final em jogo único foi necessária, mas este é o momento ideal para a decisão do NBB voltar para o formato de série, pois temos certeza que quem estiver na Final terá grande público presente nos ginásios”,  analisou José Neto, técnico campeão do NBB6.

FinalNBB6_AN3I3555

A última Final do NBB foi disputada em jogo único, a partir da temporada 2014/2015 a série decisiva será disputada em um confronto melhor de três jogos (Luiz Pires/LNB)

Além das mudanças extra quadra, a intertemporada do NBB7 foi uma das mais movimentadas da história. Um dos times com mais contratações, o Paschoalotto/Bauru assinou com cinco jogadores de alto nível, sendo eles os alas Robert Day e Alex, o ala/pivô Jefferson William e o pivô Rafael Hettsheimeir, o Bauru já reforçou a boa equipe que contava e se tornou uma das equipes mais fortes do país, porém os atletas do Bauru não se acham favoritos pela conquista do título nacional.

“Não da para se apontar o favoritismo para nenhuma equipe nesse momento, acho esse ponto pode ser discutido no meio do campeonato e mesmo assim não serão apontados uma ou duas equipes, tenho certeza que cinco ou mais equipes possam estar neste patamar e por isso que o campeonato está muito bacana, cada vez mais equilibrado”, comentou o pivô Murilo Becker, do Bauru.

Duas outras equipes que também foram ao mercado a todo vapor, o Mogi das Cruzes/Helbor se reforçou com ala Shamell, cestinha do NBB6, o pivô Paulão Prestes, melhor pivô da última edição do NBB, o armador Elinho, terceiro melhor jogador na categoria assistências, entre outros grandes jogadores, e o Uniceub/BRB/Brasília, que agora conta com o tricampão do prêmio de melhor armador do NBB, Fúlvio, com o atleta com mais enterradas na história do NBB, Cipolini e também com o ala norte-americano Darrington Hobson, que já atuou no Milwaukee bucks, da NBA.

“Ano passado o Mogi fez uma bela campanha, terminou entre os quatro. Para esse ano o compromisso é maior. Vamos tentar chegar à Final desta vez. Esse ano o NBB está bem equilibrado, todas as equipes melhoraram bastante a qualidade de seus jogadores. Com certeza será um campeonato muito bacana e Mogi brigará para ser o primeiro paulista a ser campeão do NBB”, declarou Shamell, vencedor do troféu Oscar Schmidt de cestinha da última temporada.

“A nossa expectativa para a disputa do NBB7 é muito boa, soubemos repor muito bem as peças perdidas durante a intertemporada. Agora é questão de trabalhar e entrosar, que isso é fundamental para equipe, porque potencial para crescer nos temos, e tudo é apenas questão de trabalho”, disse Guilherme Giovannoni, tricampeão do NBB com a camisa do Brasília.

Rivais nos playoffs da última temporada, São José e Palmeira foram ao mercado e se reforçaram (Fabio Menotti/Agência Palmeiras)

Rivais nos playoffs da última temporada, São José e Palmeira foram ao mercado e se reforçaram (Fabio Menotti/Agência Palmeiras)

Passando por processo de reconstrução de seu plantel, o São José/Unimed e o Palmeiras/Meltex chegam ao NBB7, ambos com sete novidades em seus elenco em relação a última temporada, sendo umas das equipes com mais contratações para a temporada 2014/2015.

“Tenho expectativas ótimas para essa temporada. Somos uma equipe nova, do ano passado ficaram só quatro jogadores. Precisamos treinar mais ainda, nos conhecer mais, mas acho que a gente vai chegar em um ótimo nível para poder brigar entre os grandes”, comentou o pivô Caio Torres, um dos quatro remanescentes do elenco do São José da última temporada.

“A gente ta focado para fazer uma boa temporada, principalmente por se tratar de Palmeiras, que o que importa é o resultado positivo. Acho que nossa equipe pode surpreender no campeonato. O Régis passou seu método de jogo e a nossa equipe se adaptou muito bem, já tivemos um mês de pré-temporada depois da disputa do Campeonato Paulista pra trabalhar e conquistar o entrosamento necessário para já começar com o pé direito na quarta-feira”, analisou o armador Neto, do Palmeiras.

Perdendo grandes jogadores de seus elencos, o Franca Basquete e o Pinheiros/SKY também partiram para o mercado e conseguiram suprir os desfalques com a contratação de grandes jogadores para a disputa da sétima edição do NBB.

É uma expectativa grande, nos sabemos que nosso plantel possui muitos jogadores experientes e também muitos atletas jovens, mas acho que é uma equipe que melhorou em termos de comparação com o plantel, conseguimos contratar o Marcos Mata, jogando da seleção argentina. Temos tudo para tentar fazer um grande NBB7 e chegar entre os quatro melhores, que é o nosso grande objetivo”, comentou o experiente armador Helinho, do Franca.

“Temos um time novo, um técnico novo, mas estamos trabalhando muito. Todos falam que temos menos ‘estrelas’ esse ano, mas em compensação nós temos um time com muita fome. Com nosso trabalho talvez tenhamos novas estrelas do NBB. Temos muita fome, trabalhamos muito forte e seremos uma equipe muito competitiva”, analisou Joe Smith, ala/armador do Pinheiros.

Antes rivais, os irmãos Joe e Jason Smith jogarão juntos o NBB7 com a camisa do Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

Antes rivais, os irmãos Joe e Jason Smith jogarão juntos o NBB7 com a camisa do Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

Debutante no NBB, o Rio Claro Basquete, campeão da Liga Ouro 2014 conseguiu manter sua base vencedora da divisão de acesso à elite do basquete nacional e com algumas contratações pontuais, é uma das equipes que podem brigar por uma vaga nos playoffs do NBB.

A nossa expectativa é positiva, o basquete de Rio Claro está crescendo novamente e é gratificante poder participar deste momento. A nossa conquista da Liga Ouro coroou um trabalho focado no NBB. Estamos motivados, treinando forte, sabendo das nossas limitações mas vamos jogar sempre procurando a vitória, para quem sabe surpreender e chegar aos playoffs do NBB7”, comentou o pivô Estavam, do Rio Claro.

Contrariando a maioria das equipes do NBB, as duas equipes finalistas da última edição do NBB e rivais da grande abertura da nova edição, Paulistano/Unimed e Flamengo foram as equipes que menos se reforçaram para o NBB7.

Devon Hardin, ex-Basquete Cearense, estreará com a camisa do Paulistano nesta sexta (Luiz Pires/LNB)

Devon Hardin, ex-Basquete Cearense, estreará com a camisa do Paulistano nesta sexta (Luiz Pires/LNB)

A menor quantidade de reforços só representa a qualidade dos elencos dos dois clubes finalistas da última edição do NBB. O anfitrião Paulistano, perdeu apenas o armador André Manteiguinha e o pivô Mineiro, e se reforçou com as contratações do também armador Fernando Penna e também do ala/pivô campeão do torneio de enterradas do último Jogo das Estrelas, Devon Hardin.

Já o Flamengo, perdeu somente os pivôs Douglas, Washam e Shilton e conseguiu o reforço pontual do ala Walter Herrmann, campeão olímpico de 2004 com a camisa da Argentina.

“A expectativa para o início do NBB7 só aumenta. A partir do momento em que começamos a analisar o time do Flamengo e estudar como eles jogam, vimos que o foco estava somente na estreia do NBB, e isso se tornou muito bom. Nos preparamos muito bem para essa o inicio de campeonato, mas sem dúvidas teremos uma parada duríssima pela frente”, declarou o ala Pilar, do Paulistano.