#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Experiênciaincrível

02-08-2017 | 06:21
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico dos armadores no Nike Elite NBB Camp, Fúlvio destaca iniciativa inédita e recebe reconhecimento dos garotos que treinou: "um dos melhores"

Responsável por comandar os armadores no Nike Elite NBB Camp, que ocorreu nos dias 28 e 29 de julho, em São Paulo (SP), Fúlvio, recém-contratado do Vasco da Gama, elogiou muito o evento inédito em que teve a missão de treinar Alexey (Sesi Franca Basquete), Beto Fagundes e Yago Matheus (Paulistano/Corpore), Georginho (Houston Rockets-NBA), Stéfano Pierotti (Gocil/Bauru Basket) e Vithinho Lersch (Mogi das Cruzes/Helbor).

“Foi uma experiência incrível essa junção da Nike com o NBB CAIXA, tanto para mim quanto para eles. É lógico que para eles muito mais, por estar aprendendo não só conosco, os atletas, até os técnicos dando algumas dicas e passando os atalhos, os caminhos, as malícias e como agir em determinados momentos do jogo, com pressão, enfim. Muito gratificante ter participado deste primeiro Camp”, declarou o armador, líder da história do NBB CAIXA em assistências.

Com sete temporadas de experiência na principal competição do basquetebol nacional, Fúlvio passou muita bagagem, ensinamentos técnicos e pessoais para os cinco jovens armadores ao longo destes dois dias.

“É um cara que eu vi jogando o NBB CAIXA inteiro e sempre dominou. Para mim é um dos melhores armadores da Liga. Ele passou toda malícia que ele tem, principalmente de dar passe, da leitura de jogo e isso para mim foi um grande aprendizado. Espero que aconteçam outros, porque realmente foi uma iniciativa muito legal”, disse Vithinho Lersch, que vai para seu quarto NBB CAIXA pelo Mogi na temporada que vem.

Dos armadores que participaram do Camp, Lersch é o mais experiente e completará 23 anos no próximo dia 14. Também com 22 anos, Alexey é outro com muito currículo e dono do atual prêmio de Destaque Jovem do NBB CAIXA. O argentino Stéfano fez parte do elenco bauruense campeão da última edição da competição. Georginho se destacou principalmente na fase de classificação, Yago nos playoffs da temporada 16/17 da competição, enquanto Beto Fagundes, de apenas 17 anos, é o único sem experiência no principal campeonato do basquete nacional.

Destaque Jovem do último NBB CAIXA, Alexey fez parte do primeiro Nike Elite NBB Camp  (Caio Casagrande/LNB)

“Eu achei essa iniciativa da Nike e do NBB CAIXA muito boa. Sempre bom a gente estar aprendendo um pouco com jogadores experientes”, disse Alexey, líder em eficiência do Franca no NBB CAIXA 16/17.

E se os garotos pudessem roubar uma das muitas habilidades de Fúlvio? As escolhas foram parecidas.

“Se eu pudesse roubar uma habilidade do Fúlvio seria a visão de jogo que ele tem e também a facilidade que ele tem para passar. Realmente, ele não só consegue ver o jogo, mas também tem a facilidade de passar a bola, tem um passe bom, então eu acho que eu roubaria isso dele”, disse Alexey.

“Eu acho que seria o jeito que ele domina o jogo em um todo. Não só os passes, mas o jeito que ele domina o jogo, que ele comanda, e a inteligência dele”, afirmou Vithinho.

“A coisa que eu procurei ficar mais atento e para acrescentar mais no meu jogo é a visão de jogo que ele (Fúlvio) tem, os passes que ele coloca e o jeito dele jogar. Eu acho que é o que falta para mim e é o que eu vou tentar buscar mais esta temporada”, completou Yago.

Com 36 anos de idade a partir do próximo dia 15, Fúlvio irá para sua oitava temporada no NBB CAIXA na edição 17/18, com a camisa do Vasco da Gama. Lá o armador enfrentará os prodígios aprendizes, que sem dúvidas virão com muito mais conhecimento que antes.

“Antigamente eu gostava também de fazer pontos. Então, eu acho que uma coisa é coligada a outra, porque se você não é agressivo também para a cesta, você não consegue dar os passes. Eu fico lisonjeado de ter sido chamado, de saber que estes meninos olham e tentam se espelhar no que você faz, no que você pratica, e poder passar um pouquinho desta experiência, do ensinamento, de como passar, de onde passar, do porque passar, da linguagem corporal. Então é fantástico e eu só tenho a agradecer à Nike e ao NBB CAIXA por esse Camp, porque realmente foram dois dias maravilhosos tanto para mim quanto para eles, eu não tenho dúvida”, completou Fúlvio.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Os seis armadores participantes do Nike Elite NBB Camp e o treinador Fúlvio (Caio Casagrande/LNB)