#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Façam suas apostas!

11-05-2014 | 11:11
Por Liga Nacional de Basquete

Atual campeão Flamengo e Mogi, grande surpresa do NBB até o momento, iniciam disputa por uma vaga na Final da temporada 2013/2014 nesta segunda-feira

Flamengo e Mogi farão uma das semifinais do NBB 2013/2014 (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Flamengo e Mogi farão uma das semifinais do NBB 2013/2014 (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

As disputas por uma vaga na Final do NBB 2013/2014 vão começar. Nesta segunda-feira, Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor abrirão a fase semifinal do maior campeonato de basquete do país no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.

Dono da melhor campanha da fase de classificação, o time carioca jogará as duas primeiras partidas da série em casa, além de também sediar um possível quinto e decisivo jogo. Por sua vez, o esquadrão do Alto do Tietê atuará em seus domínios nos duelos de número três e quatro (caso necessário). Quem chegar a três vitórias primeiro se classifica para a Final da sexta edição da competição nacional e enfrenta o vencedor do outro confronto semifinal, entre Paulistano/Unimed e São José/Unimed.

A série entre rubro-negros e mogianos colocará frente a frente duas equipes que vivem emoções completamente diferentes. Atual campeão, o clube da Gávea manteve a escrita e segue como o único a chegar ao menos às semifinais em todas as edições do NBB na história. Além do troféu conquistado na última temporada, o time flamenguista também ficou com o título do NBB 2008/2009 e ainda figurou na decisão na edição seguinte (2009/2010).

“Nossa motivação é defender esse título, somos os atuais campeões brasileiros. A equipe está vindo muito forte, vamos entrar com muita vontade”, disse o ala Marquinhos, MVP e grande destaque do título do Flamengo na última temporada do NBB.

Flamengo, do ala Marquinhos, chega à semifinal após eliminar Bauru nas quartas (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Flamengo, do ala Marquinhos, chega à semifinal após eliminar Bauru nas quartas (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Por sua vez, Mogi vive um momento único e inédito. Em sua segunda temporada no NBB, o time dirigido pelo técnico espanhol Paco García conquistou um grande feito para sua história, mas como também para todo o campeonato. Pela primeira vez nas semifinais, a equipe do Estado de São Paulo se tornou o primeiro 12º colocado da fase de classificação a chegar a esta fase do campeonato.

“Cada vez mais está comprovado que os playoffs são um campeonato à parte. O que aconteceu na fase de classificação serviu apenas para ter a vantagem de poder decidir um teórico quinto e decisivo jogo como mandante, nada mais. O Mogi é a prova de que a qualidade das equipes não se mede apenas pela colocação na classificatória. Eles têm uma equipe que joga muito bem coletivamente, com muita intensidade e usando o físico como uma das suas características principais”, analisou o técnico flamenguista José Neto.

Para atingir tal feito, os mogianos superaram dois grandes adversários nas etapas anteriores das Finais. Primeiro, a equipe eliminou o Pinheiros/SKY, quinto colocado da fase de classificação, por três triunfos a um, nas oitavas de final. Depois, nas quartas, Mogi levou a melhor sobre o Winner/Kabum/Limeira, quarto melhor da primeira fase, de virada, por três a dois, com direito a uma vitória no quinto e decisivo jogo em pleno Ginásio “Vô” Lucato.

Pela 1ª vez disputando as Finais do NBB, Mogi chega embalado para o duelo frente ao Flamengo (Moisés Nascimento/LNB)

Pela 1ª vez disputando as Finais do NBB, Mogi chega embalado para o duelo frente ao Flamengo (Moisés Nascimento/LNB)

“Isso que a gente fez foi histórico e, com certeza, vamos continuar fazendo história contra o Flamengo. Vamos nos entregar de corpo e alma dentro da quadra durante essa série e tentar buscar a vaga para a final”, declarou o ala/pivô Marcus Toledo, um dos destaques da trajetória brilhante do Mogi até o momento, com médias de 11,7 pontos e 6,2 rebotes por jogo durante o campeonato.

Nos dois duelos entre Flamengo e Mogi válidos pela fase de classificação, a equipe que atuou em casa ficou com a vitória. No primeiro turno, em solo carioca, os comandados do técnico José Neto triunfaram por 16 pontos de diferença (92 a 76), com direito a atuação de gala do ala Marcelinho, que acertou oito tiros de três pontos e marcou 35 pontos.

Enquanto isso, na partida válida pelo segundo turno, os paulistas deram o troco e venceram pelo placar de 94 a 90, com destaque para as atuações de Jason Smith e Filipin, autores de 18 e 16 pontos, respectivamente. O jogo, que foi o último dos mogianos na primeira fase, contou com a presença de 4.500 pessoas nas arquibancadas do Ginásio Hugo Ramos e trouxe um ânimo renovado para a equipe fazer sua estrear nas Finais.

“Flamengo é o campeão da Liga das Américas, é um timaço, nós sabemos disso. Mas o que a gente vai fazer é aproveitar nosso momento, jogar basquete com a nossa intensidade defensiva e a nossa sintonia. Não sei se vamos ganhar, mas, pelo menos, vamos fazer nosso papel”, disse o armador Gustavinho, um dos destaques do Mogi na fase de playoffs, com médias de 8,2 pontos e 4,4 assistências por jogo.