#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Falta pouco

03-10-2013 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Coletiva de imprensa aumenta ainda mais expectativas para disputa do Mundial de Clubes; primeiro duelo entre Pinheiros e Olympiacos será nesta sexta-feira

Falta pouco para o início da disputa da Copa Intercontinental de Clubes. Nesta quinta-feira, o palco das duas partidas entre Pinheiros/SKY e Olympiacos (GRE), o Ginásio Poliesportivo José Corrêa, localizado na cidade de Barueri, recebeu a última coletiva de imprensa antes de os atuais campeões da Liga das Américas e da Euroliga, respectivamente, começarem a duelar pelo título mundial.

Acesse o Hot Site do Mundial de Clubes e confira todas as informações da competição

Pinheiros e Olympiacos se enfrentarão nos dias 04 de outubro, às 20 horas (de Brasília), e 06 de outubro, às 11h30 (de Brasília). Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o troféu de campeã mundial.

Ingressos para o Mundial de Clubes serão gratuitos: clique aqui e saiba como garantir seu lugar

Com pouco mais de 24 horas para o início das disputas entre brasileiros e gregos, algumas das principais personalidades ligadas à competição falaram sobre o torneio. Sr. Jordi Bertomeu, presidente e CEO da Euroliga, Sr. Horacio Muratore, presidente da FIBA Américas, e Sr. Alberto García, secretário geral da FIBA Américas, foram os dirigentes presentes na mesa.

[galeria id=”42811″]

Enquanto isso, o técnico Georgios Bartzokas e o ala/armador Vassilis Spanoulis, pelo lado do Olympiacos, e o treinador Cláudio Mortari e o ala Shamell, pelo Pinheiros, foram as figuras diretamente envolvidas na decisão a participarem do evento.

Revivida nesta temporada, a Copa Intercontinental foi realizada 20 vezes entre os anos de 1966 e 1987 – somente em 1971 e 1972 a competição não foi realizada. O torneio que vale o título mundial de basquete chegou a voltar em 1996, mas não teve continuidade. Porém, este ano o torneio retornou e pelo jeito para ficar.

“Esse é um momento muito especial para a família FIBA Américas e também para a Euroliga. Temos a satisfação de dizer para todo o mundo que a Copa Intercontinental é novamente uma realidade. Há 47 anos foi realizada a primeira edição e agora, com um acordo entre FIBA Américas e Euroliga, ela está de volta. Estamos mais contentes ainda por outros continentes já terem manifestado o interesse de participar. Tomara que ano que vem a Copa Intercontinental se consolide e conte com a participação de equipes de todos os continentes”, comemorou Muratore, dirigente máximo da FIBA Américas.

Logo em sua volta, a Copa Intercontinental contará com o dono do título da última temporada de uma das maiores competições de basquete de todo o planeta. Com seu novo formato desde 1988, a Euroliga se consolidou como um dos torneios mais conceituados na modalidade da bola laranja e, por meio de seu presidente e CEO, a entidade fez questão de se diz feliz por participar do retorno de uma disputa entre dos países de continentes diferentes.

“Quero compartilhar que esse é um momento especial para nós da Euroliga. Estamos em um momento histórico e essa é a hora de engrandecermos ainda mais o basquete, que é um esporte global. O basquete é um jogo muito bonito e é jogado em alto nível nos quatro cantos do mundo. Então, temos a responsabilidade de levar o basquete o mais longe possível. Assim como o Olympiacos está aqui no Brasil para a disputa da Copa Intercontinental, algumas de nossas equipes jogarão contra times da NBA e o Real Madrid fará uma excursão pela China”, explicou Bertomeu.

Mas o retorno da disputa pelo título mundial não foi fácil. Segundo Alberto García, a ideia da volta da principal competição interclubes do planeta já vinha há seis ou sete anos e se consolidou após uma reunião entre os dirigentes de FIBA Américas e Euroliga durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Além disso, na visão do dirigente, nada melhor do que o Mundial para ajudar o basquete se desenvolver ainda mais dentro de cada país.

“Durante muito tempo tivemos conversas, mas agora conseguimos que a Copa Intercontinental voltasse e esperamos muito mais. Estamos convencidos de que esta competição é o grande jeito de técnicos, jogadores, árbitros, dirigentes, e até mesmo a imprensa evoluírem. Quero desejar sorte às equipes e espero que Pinheiros e Olympiacos nos brindem com um belo espetáculo aqui na cidade de Barueri”, afirmou o secretário geral da FIBA Américas.

Depois de levantar o primeiro troféu internacional de sua história, com a conquista da Liga das Américas na última temporada, o Pinheiros está bastante animado para a disputa da Copa Intercontinental. Um dos principais trunfos da equipe da capital paulista será o técnico Cláudio Mortari. Campeão da competição em 1979, no comando do Esporte Clube Sírio, o experiente treinador está muito empolgado por voltar a disputar o torneio justamente na edição que marcará o retorno oficial da Copa Intercontinental.

“Para mim é muito especial esse início de competição. Participei algumas vezes e a única vitória brasileira eu era o técnico. Muita gente não que está aqui não era nem nascida ainda, mas foi algo muito marcante e minha carreira deve muito a esse título. Voltar a esse torneio, no reinicio da competição, que com certeza vai crescer com a entrada dos outos continentes, é uma muito empolgante e estou renascendo. Paara chegar até aqui o caminho é árduo e difícil, com viagens longas e jogos duros, mas só tenho a agradecer ao Pinheiros por me dar a chance de sentir de novo essa sensação”, contou Mortari.

Tricampeão da Euroliga – além do título na última temporada, a equipe também ficou com a taça nos anos de 1997 e 2012 – o Olympiacos disputará a Copa Intercontinental nesta temporada. Em um momento fantástico de sua história, o clube da capital grega está muito satisfeito por representar a Europa no Mundial.

“Para nosso time é uma honra  da Copa Intercontinental Temos orgulho por estar representado a Europa e vamos fazer de tudo para fazer isso da melhor maneira possível. E para nós que muito nunca vieram ao Brasil vir para cá. Temos orgulho por estar representando a Europa e vamos fazer tudo possível para representar da melhor maneira. Estamos no início desta temporada e a cada dia estamos tentando melhorar. Os amistosos até agora nos ajudaram a cada vez mais acharmos nossa química”, disse o técnico Bartzokas.

Assim como seus treinadores, Shamell e Spanoulis, grandes destaques dos elencos de Pinheiros e Olympiacos, respectivamente, também fizeram questão de reconhecer a importância do Mundial de Clubes.

“Quero agradecer a todo mundo pelo recomeço do evento. Serão dois jogos muito especiais para mim. Alguns jogadores passaram a carreira toda jogando em alto nível e não chegaram a um momento como esse. Vamos dar nosso máximo e com certeza teremos um ótimo público torcendo para nós”, disse Shamell, MVP e principal figura do título pinheirense na Liga das Américas 2013.

“Estamos muito honrados e agradecidos por estar aqui na reativação da Copa Intercontinental. A recepção e a organização do evento está sendo muito boa. Queremos fazer nosso melhor nesses dois jogos. Parabéns a todos que fizeram com que esse evento voltasse. Eu espero que o publico aprecie os dois jogos”, afirmou Spanoulis, eleito o MVP do Finar Four das duas últimas edições da Euroliga.