#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Favoritismo?Nada disso!

03-05-2019 | 07:22
Por Liga Nacional de Basquete

Helinho Garcia fala sobre equilíbrio na série contra Mogi e os caminhos para vencer o Jogo 1, com transmissão ao vivo na ESPN e na Band

Chegou o momento! As semifinais do NBB CAIXA estão começando com a expectativa de muito equilíbrio e emoção. Para completar, os dois confrontos são clássicos regionais, um entre paulistas e o outro entre cariocas.

Duas equipes de cidades que respiram basquete, Sesi Franca Basquete (1º) e Mogi das Cruzes/Helbor (4º) farão o Jogo 1 da série semifinal neste sábado (04/05), no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band e na ESPN.

“Em uma série semifinal de NBB qualquer equipe pode passar para a final, qualquer jogador pode decidir qualquer jogo. Então, o equilíbrio deve prevalecer”, afirmou Helinho Garcia, treinador do Franca.

As duas equipes não tiveram muitas dificuldades nas quartas de final e avançaram sem perder nenhuma partida sequer – o Franca passou pelo Bauru e o Mogi pelo Basquete Cearense, ambos por 3 a 0.

Na história do NBB CAIXA, os dois times já se enfrentaram em 14 oportunidades e o retrospecto não poderia ser mais equilibrado: sete vitórias para cada lado. Além disso, essa será a primeira série de playoffs entre as equipes do interior de São Paulo na competição nacional.

+Veja o comparativo histórico entre Franca e Mogi no NBB CAIXA

Em sua primeira semifinal como treinador no NBB CAIXA, Helinho Garcia ressaltou as qualidades individuais do Mogi, que possui jogadores com muita capacidade de pontuação. Para ele, o bom desempenho de sua equipe passará, principalmente, por uma boa defesa.

“Mogi tem jogadores ofensivamente muito agressivos, que possuem características de pontuar bastante. Temos que marcá-los da melhor forma possível e tentar diminuir o volume deles, porque esses caras com volume passam a ser extremamente perigosos”, avaliou Helinho.

“Precisamos manter nossa estrutura e consistência defensiva, para que ofensivamente a gente possa ter o volume que tivemos durante toda a temporada”, completou o treinador.

+Saiba quem foram os indicados ao prêmio de MVP Bud

Vice-campeão como jogador em 2011, Helinho espera chegar na final também como treinador (Newton Nogueira/Sesi Franca)

Os torcedores da Capital do Basquete possuem bons motivos para acreditar na vitória da equipe. Líder na fase de classificação, o Franca vem em uma sequência de 11 vitórias consecutivas, a maior do time no campeonato.

Além disso, o treinador Helinho poderá contar com o elenco completo para a série, depois do retorno do pivô Rafael Hettsheimeir no Jogo 1 contra o Bauru.

“Nossa equipe está pronta, com muita confiança e empenho para fazer o melhor possível. Vamos completos, o Hett (Rafael Hettsheimeir) está cada dia melhor fisicamente. A equipe como um todo está muito focada e unida. Esperamos fazer grandes jogos nesse playoff”, finalizou o comandante de Franca.

Jimmy reencontra sua ex-equipe na semifinal

Os duelos com o Mogi prometem ser ainda mais especiais para o ala Jimmy. Antes de vestir a camisa de Franca, o jogador passou quatro temporadas na equipe do Alto Tietê, onde construiu uma história vitoriosa.

Ao longo de sua passagem, Jimmy foi campeão da Liga Sul-Americana e do Campeonato Paulista, ambos em 2016. Além disso, conquistou os vice-campeonatos da Liga Sul-Americana 2014, da Liga das Américas 2018 e do NBB CAIXA 2017/2018, e foi eleito o Melhor Defensor das duas últimas edições do NBB CAIXA.

+Estatísticas completas da carreira de Jimmy no NBB CAIXA

Jimmy foi um dos responsáveis pela grande campanha do Mogi na última temporada do NBB CAIXA (Marcelo Zambrana/LNB)

A expectativa para as partidas contra o Mogi é das melhores possível. Para ele, o clima dos jogos promete ser diferente, devido a presença de duas torcidas fanáticas nos ginásios.

“Será uma série muito bacana. Acho que a atmosfera dos dois ginásios será muito boa, com as duas casas com boa lotação. São duas equipes de qualidade, então teremos jogos duros, com histórias diferentes em cada partida”, avaliou Jimmy.

Para conseguir passar pelo atual vice-campeão, o jogador espera que sua equipe siga atuando da mesma maneira e consiga impor seu ritmo de jogo em quadra.

“Precisamos continuar jogando da maneira que estamos acostumados e conseguir impor o nosso ritmo de jogo, não aceitar que eles imprimam o jeito deles de jogar. Temos que fazer o que estamos acostumados desde o começo, com todos passando bem a bola e saindo com velocidade para os contra-ataques”, completou o camisa 18 de Franca.

+Recordistas, retrospectos e confrontos inéditos: confira as curiosidades das semifinais

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.