#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fez a diferença

19-05-2018 | 05:55
Por Liga Nacional de Basquete

Primeiro quarto fulminante e frieza para fechar: Paulistano constrói vantagem crucial nos 10 minutos iniciais e ganha “gordura” para segurar reação do Mogi

Paulistano venceu primeiro quarto por 30 a 14 e deu um passo à frente na corrida pela vitória no Jogo 1 (João Pires/LNB)

A expressiva vitória do Paulistano/Corpore no Jogo 1 das Finais diante do Mogi das Cruzes/Helbor foi construída através de um primeiro quarto praticamente impecável. Com ritmo alucinante e Kyle Fuller “on fire”, o time alvirrubro ignorou a festa da torcida mogiana no Hugão e fechou o período com 16 pontos de vantagem (30 a 14) – maior placar de um primeiro quarto da história das Finais.

A equipe teve 12/15 nos arremessos de quadra, sendo 6/7 nas bolas de 3 pontos. Agressivo e confiante, Fuller fez 15 pontos em 15 tentados só no primeiro quarto e foi crucial para a diferença adquirida nos dez minutos iniciais.

“Aquele momento foi extremamente importante. Sabíamos que tínhamos que entrar forte desde o início para não deixar o Mogi chegar. Eu estava com confiança e senti o bom momento. Conseguimos manter um ritmo de jogo alto durante grande parte do jogo, até porque temos grandes atletas que vem do banco, como Yago, Deryk e Eddy, que jogou muito bem. Temos muitos jogadores capazes de entrar e deixar o nível alto”, comentou Fuller.

Já no segundo período, o CAP seguiu na “volúpia” e a vantagem subiu para 23 pontos (42 a 19). O cenário não poderia ser melhor para o time vencedor, que foi para o intervalo com aproveitamento de quase 60% nos arremessos de quadra (20/34) e com 19 pontos de vantagem (52 a 33).

O aproveitamento no primeiro tempo foi o ponto crucial da nossa vitória. Tivemos 62% de 3 pontos, e com o volume de jogo que temos isso se transformou em muitos pontos. Ao mesmo tempo que isso fez a diferença, considero atípico. Não é uma coisa normal. Falo isso com base na temporada que tivemos, não aconteceu muitas vezes, mas ainda bem que essa coisa atípica veio para o nosso lado”, analisou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.


A bronca, pelo jeito, não foi pouca no vestiário do Mogi, que voltou para o terceiro quarto com outra postura e reagiu na partida. Com Tyrone e Larry combinando para 22 pontos, a equipe do técnico Guerrinha teve aproveitamento de 73% nos arremessos, cortou o prejuízo para sete pontos (70 a 63) e incendiou o Ginásio Hugo Ramos.

Mas, no momento em que o Mogi reduziu a diferença para sete, o Paulistano manteve a cabeça no lugar e jogou um balde de água fria na reação mogiana ao fazer seis pontos consecutivos – uma falta e cesta de Deryk com lance livre de bonificação convertido e logo uma bola de 3 pontos de Jhonatan no ataque seguinte.


Com vantagem de 13 pontos, o clube da capital paulista ainda precisou segurar o Mogi no início do último quarto, mas rapidamente colocou a vantagem na casa dos 15 pontos novamente. Depois disso, Deryk ainda fez mais oito pontos, com direito a duas bolas de 3 pontos, e tirou completamente as chances dos mogianos na partida.

“Algumas vezes na temporada abrimos boas vantagens e deixamos o adversário reagir, mas precisamos também reconhecer o mérito do adversário, que mudam a postura, aceleram o ritmo, como o Mogi fez hoje, com bolas rápidas. Tyrone fez, Larry fez. Realmente isso aconteceu algumas vezes na temporada, mas nunca podemos tirar o mérito dos adversários nas reações”, disse Gustavo De Conti.

“Eles (Mogi) mudaram o ritmo de jogo e cortaram a diferença para sete pontos, mas ainda bem que tivemos tranquilidade de escolher algumas bolas certas no 5×5 e encaixar boas defesas em um momento chave do jogo. Assim conseguimos fechar o jogo, mas ainda sim considero que foi um pouco anormal o que aconteceu hoje”, concluiu o treinador do CAP.


Com a expressiva vitória em pleno Ginásio Hugo Ramos, o Paulistano abriu 1 a 0 na decisão do NBB CAIXA. Agora, o time do técnico Gustavo De Conti terá duas partidas sob seu mando: quinta-feira (24/05), às 19h30, ao vivo no SporTV, e sábado (26/05), às 14 horas, ao vivo na Band e no SporTV. Ambos os jogos serão no Ginásio Wlamir Marques, no Corinthians.

“Começar uma série vencendo é importantíssimo e nos dá muita confiança. Agora vamos voltar para casa e treinar muito forte pensando no próximo jogo no Corinthians. Vamos fazer vários treinos lá para nos acostumarmos com a quadra. Muitos de nós nunca jogaram lá, mas se treinarmos duro durante a semana podemos fazer outro grande jogo”, finalizou Kyle Fuller.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.