#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Fez a diferença

03-09-2015 | 10:17
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil faz jogo equilibrado, mas anfitrião México conta com grande atuação de Gustavo Ayón e vence duelo válido pela 3ª rodada da Copa América 2015

Na noite desta quarta-feira (02/09), a Seleção Brasileira foi derrotada pelo anfitrião México na Copa América 2015. Diante de um Palacio de Los Deportes completamente lotado pela torcida local, o time verde-amarelo fez um jogo bastante equilibrado, mas acabou superado pelo selecionado mexicano, em grande noite do pivô Gustavo Ayón, pelo placar de 65 a 58, em partida válida pela terceira rodada do Grupo A.

Sem se importar em atuar contra os donos da casa, o Brasil iniciou muito bem a partida e fechou o primeiro tempo na frente (32 a 30). Na volta dos vestiários, a equipe nacional seguiu em vantagem, mas na reta final do terceiro quarto o México emplacou uma boa sequência, incendiou sua torcida e virou o jogo (49 a 43). Na parcial final, a partida seguiu parelha, só que os mexicanos não diminuíram o ritmo e confirmaram a vitória.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Brasil e México

“Nós conseguimos fazer uma boa defesa, mas eles levavam vantagem nos rebotes e sempre tinham mais uma chance de ataque. Com esse volume de jogo, os mexicanos conseguiram abrir uma boa vantagem no placar. Ficou desgastante para nós e não conseguimos reverter o placar. Além disso, fizeram um jogo muito forte dentro do garrafão”, comentou o ala/pivô Rafael Mineiro, ao lembrar que o México apanhou 44 rebotes contra apenas 31 da Seleção Brasileira.

O grande trunfo da vitória dos atuais campeões da Copa América foi a atuação do pivô Gustavo Ayón. Atleta do Real Madrid, rival do Paschoalotto/Bauru na disputa da Copa Intercontinental, nos próximos dias 25 e 27 de setembro, em São Paulo (SP), o pivô teve um grande desempenho e foi o cestinha do jogo, com 27 pontos (12/19 nos arremessos de dois pontos), além de apanhar 13 rebotes. Com 13 pontos, o armador Jorge Gutierrez também apareceu bem.

+ Clique aqui e garanta seu ingresso para o Mundial de Clubes 2015

Do lado brasileiro, o único atleta a atingir dígitos duplos na pontuação foi o ala/armador Vitor Benite, com 23 pontos. Com a derrota, a Seleção soma agora campanha de uma vitória em três jogos disputados na Copa América. O México lidera o Grupo A com duas vitórias em duas partidas realizadas.

Nesta quinta-feira, o selecionado verde-amarelo terá seu dia de folga e voltará à quadra apenas nesta sexta-feira (04/09), às 16h30 (de Brasília), para enfrentar o Panamá, em confronto decisivo para a classificação à próxima fase, com transmissão ao vivo do canal SporTV 3. O quatro melhores de cada chave seguem vivos na briga pelo título da Copa Américas, competição que levará seu campeão e vice para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 – como país sede, o Brasil já está garantido nas Olimpíadas.

“Fizemos um bom primeiro tempo e terminamos dois pontos na frente. Mas pecamos muito nos rebotes defensivos e isso nos custou o jogo. Temos que refletir sobre nossos erros e melhorar para a próxima partida. Na sexta-feira temos um jogo decisivo contra o Panamá que possui jogadores muito atléticos. Vai ser um confronto difícil, mas vamos buscar a vitória e uma boa colocação para a próxima fase”, disse o ala-pivô Guilherme Giovannoni.

Confira o calendário de jogos do Brasil na 1ª fase da Copa América:

31/08– Brasil 57 x 71 Uruguai
01/09– Brasil 71 x 65 República Dominicana
02/09 – Brasil 58 x 65 México
04/09 (sexta-feira) – 16h30 – Brasil x Panamá – ao vivo no SporTV 3