Crédito: Colin Foster/Tijuca TC

O São José/Unimed/Vinac segue firme na busca pela liderança. Os joseenses superaram, nesta quinta-feira, o Tijuca/Rio de Janeiro, fora de casa, por 89 a 77, e chegaram à 15ª vitória dos joseenses em 20 jogos no NBB (75% de aproveitamento). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O ala/pivô Jefferson foi um dos destaques do São José, anotando 21 pontos, assim como o armador Fúlvio, que anotou 15 assistências. O cestinha da partida, no entanto, foi o ala do Tijuca, Marcellus, com 25 pontos.

Explorando bem o pivô Murilo embaixo no garrafão, o São José começou ditando o ritmo do jogo e abriu 13 a 2 nos primeiros minutos do primeiro quarto. O time da casa não se intimidou com o forte início do adversário e, aos poucos foi buscando o resultado. O pivô Rodrigo Bahia marcou oito pontos no período e liderou a reação da equipe carioca, que virou a primeira etapa vencendo por 18 a 17.

O Tijuca manteve o bom momento no segundo quarto e aproveitou os erros nos arremessos do São José para abrir vantagem no placar. Com menos de dois minutos para o final do período, os cariocas, liderados pelo ala Marcellus, chegaram a vencer por 11 pontos (37 a 26). No entanto, os paulistas recuperaram algumas posses de bola e diminuíram a diferença para apenas cinco pontos (37 a 32).

No terceiro quarto, o São José, rapidamente, empatou o jogo e, a partir daí, as duas equipes se revezaram na liderança. Porém, foi o time paulista que assumiu a frente do marcador no final da etapa (57 a 54).

As bolas de fora começaram a cair para o São José no último quarto. Com duas bolas consecutivas do ala/pivô Jefferson, os paulistas abriram seis pontos no placar (72 a 66). O Tijuca até esboçou uma reação nos minutos finais, mas o time de São José dos Campos teve tranquilidade para segurar o resultado.

O próximo desafio do São José será contra o Flamengo, neste sábado, às no Rio de Janeiro.

Crédito: Colin Foster/Tijuca TC

Eliminatória dos 3 Pontos

Na disputa por uma das quatro vagas remanescentes para o Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas 2012, o pivô Olívia, do Tijuca, teve melhor desempenho que o ala do São José, Dedé, com 12 cestas das 25 tentativas contra apenas 11 do adversário. Ambos os jogadores aguardam, agora, os outros concorrentes que também tentarão a vaga nos intervalos dos jogos desta e da próxima rodada.

O ala do Bauru, Fischer, atual campeão do Torneio de 3 Pontos, e o armador do Franca, Helinho, representante da cidade-sede, são os únicos que já estão classificados para a disputa, que será realizado no dia 09 de março, em Franca.