#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas / NBB Caixa

Filho depeixe...

16-03-2018 | 07:20
Por Liga Nacional de Basquete

Agora técnico, Helinho celebra convocação para Jogo das Estrelas e faz referência ao pai, Hélio Rubens: “eu realmente me sinto feliz por estar seguindo os passos dele”

Um dos armadores de maior destaque deste século no cenário nacional, Helinho Garcia está em seu segundo ano como técnico, seguindo os passos de seu pai Hélio Rubens, e será um dos treinadores do NBB Mundo, no Jogo das Estrelas. Todo o evento ocorrerá neste domingo (18/03), a partir das 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do Esporte Espetacular.

Assim como o pai, Helinho Garcia se tornou técnico e obteve sucesso rapidamente (Caio Casagrande/LNB)

“Para mim, sinceramente, é um reconhecimento e orgulho ser escolhido para o Jogo das Estrelas no meu segundo ano como técnico. Acho que é fruto de um trabalho, não só meu, mas de toda comissão técnica e jogadores de Franca. É um momento ímpar na minha carreira, estar ao lado da minha família, meus amigos e meu pai, que também já foi técnico no Jogo das Estrelas”, disse o treinador do Franca.

Com o sucesso rápido na função de treinador, as comparações com seu pai são automáticas. Um dos técnicos mais respeitados do basquete nacional, Hélio Rubens teve uma carreira de mais de 30 anos no banco de reservas, conquistando uma série de títulos expressivos, seja por clubes, seja pela Seleção Brasileira, que comandou por 96 partidas, inclusive no título pan-americano de 1999, em Winnipeg, Canadá.

“Meu pai foi uma referência a vida inteira para mim, não só como técnico, mas também como pai e jogador que ele foi, e pelos conceitos que ele sempre prezou, como disciplina, comprometimento, autenticidade e falar abertamente sobre as coisas, sendo sincero. Hoje eu realmente me sinto feliz por estar seguindo os passos dele, após ter feito uma boa carreira como jogador e agora estar conseguindo ter esse sucesso como técnico bem rápido. Ele sempre será uma referência para mim e poder estar com ele curtindo este momento é uma alegria enorme”, comentou Helinho.

Como jogador, Helinho acumula história no basquete nacional tanto no período pré quanto no pós criação do NBB CAIXA. Pela principal competição do basquete brasileiro, o hoje treinador disputou sete temporadas, sendo cinco pelo Franca e duas pelo Uberlândia.

Quando jogador, Helinho conquistou o Torneio de 3 Pontos SKY, na edição de 2012 do Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Em sua carreira como atleta, o armador acumulou 230 partidas pelo NBB CAIXA, com médias 10,2 pontos, 2,2 rebotes, 3,6 assistências e os incríveis aproveitamento de 91,1% na linha de lance livre e 41,4% nos arremessos de 3 pontos. O título ficou perto, tanto na edição 2010/2011 quanto na 2013/2014, quando foi vice-campeão da competição, primeiramente pelo time paulista e depois pela equipe mineira.

Esta será a primeira participação de Helinho no evento principal do Jogo das Estrelas. Quando atleta, o treinador francano conquistou o título do Torneio dos 3 Pontos SKY, na edição de 2012, diante de um Pedrocão lotado ao seu favor. No ano seguinte, o armador voltou a disputa, mas acabou vendo o ala Matheus Dalla conquistar o título, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

“O evento é sensacional. Eu gosto de falar que o basquete é muito mais que um jogo e acho que o evento mostra muito bem isso. É um momento ímpar durante a temporada, para gente poder curtir dentro e fora da quadra com os melhores da competição presentes. Então é muito legal poder participar, primeiro como jogador, e agora como técnico”, analisou o ex-camisa 10 do Franca.

Como técnico, Helinho iniciou sua carreira na temporada passada. No NBB CAIXA 2016/2017, o comandante liderou o Franca para terceira melhor campanha da fase de classificação, com 19 resultados positivos e nove negativos, mas acabou eliminado na fase quartas de final, diante do Paulistano/Corpore, por 3 a 2.

Na atual temporada, Helinho e o Franca iniciaram com grande campanha no Campeonato Paulista, em que ficaram invictos por muito tempo. Porém, na decisão do estadual, o time da Capital do Basquete acabou sendo derrotado pelo mesmo algoz do NBB CAIXA 2016/2017, o Paulistano, com nova derrota por 3 a 2.

Neste NBB CAIXA, o Franca é sem dúvidas um dos favoritos a erguer a taça. Com um elenco recheado de estrelas, a equipe do interior paulista confirmou a terceira colocação na fase de classificação, assim como na temporada passada, com 20 vitórias e apenas seis derrotas, ainda a dois jogos do fim.

Com isso, mais uma vez o Franca já está automaticamente classificado para as quartas de final, podendo esperar seu adversário. Neste momento, o confronto das oitavas de final que geraria o primeiro rival francano nos playoffs seria entre Universo/Vitória (6º) e Vasco da Gama (11º).

Pela segunda temporada consecutiva, Helinho comandou o Franca a terceira melhor campanha da fase de classificação do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Divulgação)

O ótimo desempenho à frente da equipe paulista gerou a convocação para ser o assistente do NBB Mundo, ao lado do técnico José Neto, do Flamengo. A missão de comandar os estrangeiros é diferente, mas ao mesmo tempo prazerosa para Helinho.

“Eu sou ‘gringo’ até a morte no domingo (risos). Vai ser diferente comandar um time só de estrangeiros, mas ao mesmo tempo muito legal. Os atletas estrangeiros que disputam o NBB CAIXA são pessoas de bem, que estão gostando do país  e fazem questão de buscar aprender a nossa língua o mais rápido possível. Poder curtir esse momento ao lado deles vai ser muito legal. É claro que eu tenho grandes amigos que vão atuar pelo NBB Brasil, mas pela festa e pelo espetáculo vale tudo isso”, completou o comandante da equipe paulista.

O Jogo das Estrelas 2018 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty, Cartões CAIXA Elo e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani, NBA e Ministério do Esporte.

“Domingo eu sou gringo”, disse Helinho, assistente de José Neto no NBB Mundo (Luiz Pires/LNB)