#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Final definida!

14-10-2015 | 04:07
Por Liga Nacional de Basquete

Mogi faz valer mando de quadra, vence Jogo 5 da semifinal contra o Paulistano e vai à decisão do Campeonato Paulista 2015 contra o São José

O Mogi das Cruzes/Helbor está na final do Campeonato Paulista 2015. Nesta terça-feira, no sempre fervoroso Ginásio Professor Hugo Ramos, a equipe do técnico Paco García levou a melhor no Jogo 5 da série semifinal diante do Paulistano/Unimed, por 79 a 75, e se juntou ao São José Basketball na decisão da principal competição estadual do país.

Com 26 pontos, Shamell tornou a ser decisivo para o time mogiano. Depois de chamar a responsabilidade na quarta partida da série e ser o cestinha do jogo com 23 pontos, o ala norte-americano fez a diferença novamente e, além de maior anotador, ainda pegou sete rebotes e distribuiu três assistências, totalizando 23 de eficiência.

“Não tinha como deixar a torcida ir embora triste. Meus filhos perderam escola porque disseram que queriam me ver ganhar o jogo hoje. Nós merecemos isso. Foi uma série muito dura e temos certeza que contra o São José será duro também. Mas hoje foi o nosso dia”, disse Shamell, que chegou à sua quarta final de Campeonato Paulista na carreira – chegou em 2005 com o Paulistano, em 2008 com o Limeira (campeão) e em 2011 pelo Pinheiros (campeão).

Com Shamell decisivo mais uma vez, Mogi voltou à final do Paulista após 12 anos (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Com Shamell decisivo mais uma vez, Mogi voltou à final do Paulista após 12 anos (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Destaque também para o ala Guilherme Filipin, que marcou 12 pontos, e para o armador Larry Taylor, responsável por 11 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e para o ala norte-americano Tyrone, que deixou a quadra com 10 pontos, sete rebotes, quatro passes decisivos e 19 de eficiência. Pelo lado do Paulistano, Kenny Dawkins, com 21 pontos, foi o maior anotador.

Com isso, o Mogi retorna a uma final de Campeonato Paulista depois de 12 anos de jejum. A última vez foi em 2003, quando a equipe, nomeada de Corinthians/Mogi, tinha em seu elenco jovens promessas como Marquinhos, Fúlvio, Felipe Ribeiro, Murilo Becker, Fabrício e Paulinho Boracini, além dos experientes Demétrius Ferracciú e Josuel.

“Tive a sorte de trabalhar em lugares com torcidas fantásticas. Para um estrangeiro que chegou aqui há três anos, estreando a equipe no NBB, receber o carinho de tanta gente e colocar a equipe na final do Paulista três anos depois era um objetivo guardado dentro do coração de muita gente de Mogi das Cruzes. É fantástico. Esses momentos serão inesquecíveis para toda a minha vida”, declarou o emocionado Paco García.

Agora, o Mogi decidirá o título do Paulista 2015 contra o São José, que venceu o Rio Claro na semifinal, por 3 a 1. Diferentemente das demais séries de playoffs, a final será disputada em uma melhor de três.  A primeira partida será nesta quinta (15/10), no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, às 20 horas.

Depois, no sábado (17/10), as equipes voltarão a se enfrentar, no Ginásio Professor Hugo Ramos, 14h10, com transmissão ao vivo da RedeTV!. Se necessário, o terceiro e decisivo confronto da série acontecerá no sábado seguinte (24/10), no mesmo horário também em Mogi das Cruzes.

“Esse é um sonho que se tornou realidade. Ao mesmo tempo que estou feliz e motivado, estou tranquilo porque sei que não ganhamos nada ainda. Nós temos um adversário difícil pela frente e temos que respeitar. Mas tudo se resume a trabalho dos jogadores e da comissão técnica, a todos que passaram por aqui, todos têm parte nisso. Eu divido essa sensação com todo mundo. A torcida, com essa vibração e a energia que recebemos, foi maravilhoso”, comentou Filipin, atleta mais antigo no elenco do Mogi.