#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Flamengo é o primeiro finalista do NBB

31-05-2009 | 12:49
Por Liga Nacional de Basquete

O rubro-negro fechou as semifinais diante do Joinville por 3 a 0 e agora espera o adversário para decidir o primeiro título da Liga Nacional de Basquete

Rio de Janeiro – O Flamengo garantiu sua vaga na decisão do Novo Basquete Brasil (NBB). O rubro-negro fechou as semifinais contra o Ciser/Araldite/Univille/Joinville, neste sábado, com uma vitória por 109 a 94. Com o resultado comemorou o fechamento da série melhor-de-cinco jogos por 3 a 0, diante de uma torcida de 3.000 pessoas que lotou o ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, e empurrou o time. Jefferson, com 21 pontos, e Duda, com 18, foram os principais marcadores do Flamengo. Pelo Ciser/Araldite/Univille/Joinville Manteguinha fez 27 e Williams 20.

Agora, o Flamengo espera o vencedor entre Universo/BRB/Financeira Brasília e Pitágoras/Minas. A série entre eles está empatada por 1 a 1. A terceira partida será neste domingo, às 12 horas, no ginásio da Asceb, em Brasília, e o quarto jogo, na terça-feira, às 19 horas, na Arena Vivo, em Belo Horizonte.

O ala Marcelinho, cestinha do NBB, observou que seu time pode até relaxar, deixando os reservas atuarem. “Foi bom para o pessoal que estava no banco esperando uma oportunidade e mostrou que é muito capaz. Brasília ou Minas? Nessa fase, não dá para escolher adversário.”

Para Fernando, um dos jogadores que veio do banco quando o placar já estava dilatado em favor do rubro-negro, disse que foi bom poder colaborar. “Quem está no banco quer ajudar e temos provado, no campeonato, que a equipe do Flamengo não são só os titulares, mas os reservas também. O entrosamento é o mais importante neste time que joga alegre.”

O técnico Alberto Bial, do Ciser/Araldite/Univille/Joinville, apesar da derrota, deixou a quadra comemorando a campanha de seu time, que chegou até a semifinal e caiu diante do Flamengo, que venceu, neste sábado, sau 23ª partida consecutiva e venceu o Nacional do ano passado. “Nossa equipe é exemplar, é modelo para o basquete brasileiro. Mesmo com um investimento menor do que o de outros times, revelamos Manteguinha para a Copa América, o Jefferson voltou a jogar basquete, temos o Shilton, o maior reboteiro da competição, e a torcida de Joinville, apaixonada pelo basquete.”

Torcida lota o Tijuca

O ginásio do Tijuca Tênis Clube lotou – 3.000 pessoas foram ver a partida. E o Flamengo preparou uma festa para receber a torcida, animada por música e o locutor oficial Iky Castilho. O animador Tony Boss fez uma enquete com os fãs de basquete – o prêmio para quem acertou foi ocupar cadeiras especiais dentro da quadra. A festa também teve os mascotes Uruba e Urubinha, que brincaram com as crianças e dançaram, animando a torcida. A Liga Nacional de Basquete (LNB) vem estimulando os clubes a adotarem o conceito de esporte-show para atrair e conquistar o público.

Flamengo e Ciser/Araldite/Univille/Joinville fizeram uma partida equilibrada no primeiro quarto, vencido pelo time da casa, mas por apenas quatro pontos de vantagem: 28 a 24. Mas no segundo quarto o jogo seguiu igual apenas nos primeiros cinco minutos. Na metade final do período o Flamengo, com uma defesa por zona, atrapalhou o ataque do adversário. O rubro-negro fechou o quarto por 33 a 20 e foi para o intervalo vencendo por 17 pontos: 61 a 44.

“Mudamos a defesa para zona e ficamos com um rebote mais forte. A vantagem no placar é melhor do que eu esperava”, avaliou o técnico Paulo Chupeta, do Flamengo, que teve Duda com 18 pontos no primeiro tempo. “Nos cinco minutos finais, quando eles alteraram o sistema defensivo, atacamos muito mal”, resumiu Bial, do Joinville, que teve Tiagão, com 14 pontos.

No intervalo ainda teve apresentação de um grupo de capoeira para entretenimento do público.

No terceiro quarto, o Flamengo abriu 20 pontos de vantagem – 69 a 49 – com três minutos jogados. O time mandante ainda ampliou o marcador para 24 pontos a 3min57 do fim (75 a 51) e não perdeu mais o controle do quarto, mesmo com os jogadores vindos do banco de reservas. Venceu por 25 a 16. Ao fim do terceiro quarto, o Flamengo tinha 23 pontos de vantagem sobre o Ciser/Araldite/Univille/Joinville.

No último quarto, o Flamengo manteve a vantagem de 20 pontos a quatro minutos do fim: 95 a 75, para alegria da torcida, que gritou empurrando seu time durante todo o jogo. O rubro-negro chegou a 100 pontos a 3min07 do fim, contra 78 do Ciser/Araldite/Univille/Joinville. O time do Sul ainda tentou reduzir a desvantagem com bolas de três pontos, principalmente de Manteguinha. O Flamengo perdeu o quarto por 23 a 31, mas venceu a partida por 109 a 94 e fechou o playoff por 3 a 0.

Com este resultado, o Flamengo soma 23 vitórias consecutivas, recorde em campeonatos nacionais. A última derrota da equipe foi para o Universo/BRB/Financeira Brasília (82 a 78), no dia 15 de março. Até agora, a sequência mais longa de vitórias pertencia justamente ao Universo, com 20 resultados positivos consecutivos, na temporada de 2006/07.

Confrontos da fase se classificação

Turno
Flamengo 105 x 83 Ciser/Araldite/Univille/Joinville
Returno
Ciser/Araldite/Univille/Joinville 90 x 100 Flamengo
Quartas-de-final
Flamengo 3 x 0 Pinheiros/Mackenzie

Calendário e resultados da semifinal

Terça-feira, 26/5
Ciser/Araldite/Univille/Joinville 86 x 88 Flamengo

Sexta-feira, 29/5
Flamengo 92 x 86 Ciser/Araldite/Univille/Joinville

Sábado, 30/5
Flamengo 109 x 94 Ciser/Araldite/Univille/Joinville – SporTV

Local da Comunicação