#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássicodos Milhões

09-11-2018 | 04:53
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão na Band, Flamengo e Vasco realizam neste sábado o primeiro Clássico dos Milhões do NBB CAIXA 2018/2019

O Clássico dos Milhões está de volta. Neste sábado (10/11), Flamengo e Vasco se enfrentarão pela primeira vez na atual edição do NBB CAIXA, na Arena Carioca 1, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, com promessa de jogo quente.

Em situações distintas na tabela de classificação, Vasco e Flamengo buscam se recuperar após derrotas na última rodada. Após a derrota no confronto direto para o Sesi Franca Basquete, a equipe rubro-negra ficou com campanha de seis vitórias em oito jogos disputados e ficou na vice-liderança do campeonato.

+ Tabela de classificação do NBB CAIXA

Já o Vasco vive uma fase muito diferente de seu maior rival. Com baixo aproveitamento nos triunfos neste início de competição, o cruzmaltino soma até aqui apenas dois êxitos em seis jogos.

Antes da bola subir para esse clássico gigantesco do basquete nacional, separamos alguns fatores significativos sobre o confronto. Confira:

Histórico do clássico no NBB

Pelo NBB CAIXA, rubro-negros e vascaínos se enfrentaram poucas vezes, devido ao retorno do cruzmaltino à elite do basquete nacional só ter acontecido na edição 2016/2017 da competição.

Ao todo, foram quatro partidas disputadas, todas pela fase de classificação, com ampla vantagem do Flamengo, que venceu o duelo por três vezes contra apenas um êxito do clube de São Januário.

O primeiro confronto aconteceu no ano de acesso vascaíno para o NBB CAIXA (temporada 2016/2017). Na ocasião, o Gigante da Colina bateu o Flamengo pela vantagem miníma de um ponto (78 a 79). O clube da Gávea deu o troco no duelo seguinte, já no segundo turno, e venceu o jogo por 94 a 86.

Já na temporada passada, o rubro-negro foi amplamente superior e venceu o clássico tanto no primeiro quanto no segundo turno da fase de classificação (89 x 81 e 89 x 75).

Jogou nos dois

O duelo também marcará o reencontro de dois jogadores que já passaram pelo Flamengo e hoje estão do outro lado do confronto: os alas Pilar e Duda Machado, do Vasco.

+ Passado e Presente: Duda explica a sensação de jogar clássico com ex-time

Duda Machado, hoje no time cruzmaltino, construiu uma bela história no basquete justamente com a camisa do rubro-negro, maior rival do time de São Januário. Ao todo, foram seis anos (2008 a 2013) com as cores do Flamengo e dois títulos do NBB CAIXA – temporada 2008/2009 e 2012/2013.

+ Estatísticas completas de Duda Machado no NBB CAIXA

Bicampeão do NBB CAIXA no Flamengo, Duda Machado chegou ao Vasco no início desta temporada (Divulgação/LNB)

Já Pilar, que defendeu o Flamengo na última edição do NBB CAIXA, se transferiu no início desta temporada para o maior rival de seu ex-time: o Vasco da Gama. Na atual edição, o experiente ala conquistou seu espaço na equipe vascaína e se tornou peça importante na rotação do elenco comandado por Alberto Bial – média de 16,4 minutos por jogo.

+ Estatísticas completas de Pilar no NBB CAIXA

Podem decidir 

Fator decisivo para os triunfos do Flamengo na temporada, o jogo coletivo impressiona e pode fazer a diferença. Ao todo, seis jogadores mantêm boa regularidade e conseguem anotar grande parte dos pontos do rubro-negro nas partidas.

Dentre os seis, Marquinhos é quem mais se destacada, com média de 13,9 pontos por jogo, mas é seguido de perto pelo ala/armador Deryk (8,5 pontos de média), pelos alas/pivôs Olivinha e Nesbitt (8,4 e 8,2 pontos por jogo, respectivamente), pelo pivô Mineiro (8,4 pontos por jogo) e pelo armador Franco Balbi (7,6 pontos).

+ Estatísticas completas de Marquinhos no NBB CAIXA

Jogo coletivo do Flamengo é a arma principal do time carioca (Staff Images/Flamengo)

Pelo lado vascaíno, quem até agora chamou a responsabilidade foi o ala/armador norte-americano Nick Okorie e o ala/pivô Gemerson.

Aos 25 anos, Gemerson tem chamado a atenção dos fãs de basquete pelas grandes atuações na atual edição do NBB CAIXA. Com médias de 17,3 pontos e 8,7 rebotes em seis jogos, além de 18,3 no índice de eficiência, o jogador se tornou um dos pilares do time comandado por Bial.

+Estatísticas completas de Gemerson no NBB CAIXA

Gemerson é o cestinha do Vasco na atual edição do NBB CAIXA (Rafael Ribeiro/Vasco)

Já Okorie não fica para trás quando o assunto é pontuar. Com médias de 15,5 pontos, o ala/armador norte-americano tem formado, junto com Gemerson, uma dupla perigosa para os adversários do Vasco na competição.

+ Estatísticas completas de Okorie no NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.