#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássicono Super 8

25-12-2018 | 02:43
Por Liga Nacional de Basquete

Embalados, Flamengo e Botafogo se enfrentam pela semifinal da Copa Super 8 nesta quinta-feira, ao vivo no Fox Sports

Os clássicos, em si, já são para lá de atrativos. Quando valem alguma coisa, então, nem se fala. No caso de Flamengo x Botafogo, o que está em jogo é nada menos que um lugar na final de um torneio que dá ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”.

Isso mesmo. Os dois clubes, rivais de camisa do Rio de Janeiro, estarão frente a frente pela semifinal da Copa Super 8. A regra é simples: quem ganhar, vai à final contra o Sesi Franca Basquete. Quem perder, está fora.

O duelo será nesta quinta-feira (27/12), na Arena Carioca 1, às 21h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo no Fox Sports.

Flamengo e Botafogo farão um duelo direto por uma vaga na final do Super 8 contra o vencedor de Franca x Paulistano (Staff Images/Flamengo)

Ambos os clubes chegam para essa semifinal embalados. O Flamengo, terceiro colocado do primeiro turno do NBB CAIXA, bateu o Life Fitness/Minas (6º) nas quartas de final da Copa Super 8, por 92 a 74.

Já o Botafogo, sétimo no NBB CAIXA, foi a São Paulo e bateu o vice-líder EC Pinheiros de maneira incrível, em pleno Ginásio Henrique Villaboim, por 79 a 74, e avançou à semifinal do torneio.

É claro que históricos e estatísticas não entram em quara, cada jogo tem sua história e isso nem se discute. No entanto, o retrospecto de Flamengo x Botafogo é totalmente favorável aos rubro-negros, que nunca perderam o clássico desde o retorno do rival à elite do basquete.

Só no NBB CAIXA foram três partidas, com três triunfos do Mengão – um deles o do primeiro turno da atual temporada, por largos 102 a 73, há pouco mais de três semanas, no dia 07 de dezembro.

Já no Estadual 2018, antes do início do NBB CAIXA, o Flamengo também não perdeu para o Botafogo. Além dos triunfos na fase de classificação, os rubro-negros venceram a série melhor de três da decisão por 2 a 0 e se sagraram campeões invictos do torneio em pleno Ginásio Oscar Zelaya, casa do Fogão.

Mas, apesar do retrospecto ser desfavorável, o técnico do Botafogo, Léo Figueiró, prefere se basear aqui e no agora. Para ele, a vitória sobre o Pinheiros deu um gás a mais para a equipe antes dessa decisão.

“Temos trabalhado jogo a jogo, sem pensar muito no passado e nem projetando muito o futuro. A vitória contra o Pinheiros com certeza nos trouxe mais confiança, pois estávamos sem vencer há três jogos e conseguimos bater uma fortíssima equipe, muito bem treinada e no seu ginásio. Isso com certeza nos faz acreditar que podemos fazer um grande jogo contra o Flamengo e assim lutar pela vitória”, disse Léo Figueiró, que prometeu luta até o fim:

“O torcedor alvinegro que acompanha a equipe sabe que vamos nos entregar ao máximo dentro de quadra. Sempre que estamos em quadra, independente do resultado, buscamos a todo instante nosso melhor desempenho, honrando e respeitando a camisa do Botafogo e buscando a vitória a cada bola disputada”, finalizou o comandante do Fogão.

Estatísticas gerais

Os números de Flamengo e Botafogo são um pouco distintos em vários aspectos. Vamos a alguns:

O Fla é dono do quinto melhor ataque do NBB CAIXA, com média de 81,08 pontos por partida. Enquanto isso, o Glorioso tem o quarto pior da competição, com 75,38 pontos por jogo.

Flamengo, de Marquinhos, tem o 5º melhor ataque do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

Nenhum dos dois times tem a bola de 3 pontos como principal fonte de pontos na temporada. O clube rubro-negro acerta 8,92 tiros longos por jogo (8º do NBB CAIXA), e o Fogão converte 7,77 (11º do NBB CAIXA).

+Ranking de pontos e arremessos do NBB CAIXA 2018/2019

A diferença entre os dois é no aproveitamento. Por mais que não tente tanto arremessos (20,62 tentativas por jogo), o Botafogo tem o terceiro melhor aproveitamento nos tiros longos do campeonato, com 37,69%.

Já o Flamengo, que atira em média 28,77 bolas longas por jogo, possui a pior porcentagem da competição nesse tipo de arremesso, com 31,02% de aproveitamento.

Botafogo, de Cauê Borges, tem o 3º maior aproveitamento nas bolas de 3 pontos do NBB CAIXA (Victor Lira/Bauru Basket)

No entanto, o grande trunfo do clube da Gávea na temporada é a defesa. Os comandados do técnico Gustavo De Conti têm a melhor defesa do NBB CAIXA, com apenas 70,54 pontos sofridos em média. A equipe ainda é a que sede o menor aproveitamento aos adversários em bolas de 2 pontos em todo o campeonato (42,95%).

+Ranking de defesas do NBB CAIXA 2018/2019

Por sua vez, o Botafogo é dono da sétima melhor defesa do campeonato, com média de 79,15 pontos sofridos por partida. A equipe do técnico Léo Figueiró permite aos adversários um aproveitamento de apenas 49,17% nas bolas de 2 pontos, a quarta menor média da competição.

Tradição no clássico

O clássico entre Flamengo e Botafogo já existe há mais de um século. O primeiro jogo entre eles no futebol foi em maio de 1913, mas, desde 1960, o duelo é chamado de “Clássico da Rivalidade”, já que os dois já decidiram até Campeonato Brasileiro e diversos Estaduais.

Já no basquete, a tradição dos dois clubes também é enorme. O Flamengo tem seu departamento na modalidade desde 1919 (99 anos) e, desde então, conquistou 44 títulos Estaduais, seis nacionais, sendo cinco deles do NBB CAIXA, além de uma Liga das Américas e uma Copa Intercontinental.

Do lado do Botafogo, poucos sabem, mas o esporte da bola laranja faz parte do surgimento do clube.

Foi em um jogo de basquete entre o Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo que a morte de um atleta em quadra (Armando Albano)provocou a comoção que culminaria na fusão entre as duas agremiações. Foi aí que surgiu o Botafogo de Futebol e Regatas, fundado no dia 8 de dezembro de 1942.

Durante décadas e décadas Flamengo e Botafogo fizeram inúmeros confrontos no basquete, mas, depois do encerramento das atividades do clube da Estrela Solitária na modalidade em 2002, essa rivalidade ficou adormecida.

O basquete profissional do Glorioso voltou à cena em 2015 e, dois anos mais tarde, faturou o título da Liga Ouro 2017 e conseguiu o acesso ao NBB CAIXA, o que reviveu o Clássico da Rivalidade no esporte da bola laranja.