#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale aliderança

01-11-2018 | 01:20
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão do Bandsports, Flamengo e Pinheiros duelam pela liderança no Rio de Janeiro; rodada de quinta ainda terá mais dois jogos

Flamengo e Pinheiros duelam pela liderança do NBB CAIXA nesta quinta-feira (Staff Images/Flamengo)

Nada melhor que começar novembro com um grande jogo que vale a liderança do NBB CAIXA 2018/2019. Nesta quinta-feira (01/11), o líder invicto Flamengo receberá o segundo colocado Pinheiros, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h45, com transmissão ao vivo do Bandsports.

Com cinco vitórias em cinco partidas disputadas, a última delas contra o Mogi, nesta terça-feira, por 93 a 73, o rubro-negro ainda não sabe o que é perder na competição nacional e também na temporada como um todo: foram 17 jogos entre Campeonato Carioca, Liga Sul-Americana e NBB CAIXA, todos com triunfo do time comandado por Gustavo De Conti.

“O Pinheiros é uma equipe de muita qualidade, com jogadores muito perigosos. É especialmente perigosa pela versatilidade, tanto horizontal quanto verticalmente. Eles mudam o jeito de jogar, então teremos que nos adaptar rápido para neutralizar esse ponto forte deles”, declarou o treinador do rubro-negro.

 Do outro lado, o Pinheiros vem de derrota em casa para o Corinthians, por 85 a 76, na última sexta-feira. Mas esse resultado negativo não coloca a equipe em status de má fase, pelo contrário, as quatro vitórias seguidas no início da competição elevaram a autoestima da equipe, que agora terá dois compromissos fora de casa.

“Não considero o jogo contra o Flamengo como uma busca pela reabilitação. Hoje estamos em destaque na tabela. Só sei que esta viagem nos reserva dois jogos duríssimos, mas temos totais condições de vencer ambas as partidas”, declarou César Guidetti, treinador do clube da capital paulista.

+Confira a classificação completa do NBB CAIXA

A ponta da tabela estará em disputa no duelo desta quinta-feira. A vitória do Flamengo no confronto aumenta a diferença entre as equipes na classificação, com o rival paulista podendo até cair para a terceira colocação. Por outro lado, o triunfo do Pinheiros empata as campanhas e coloca o time comandado por César Guidetti na primeira colocação, com o confronto direto como critério de desempate.

Melhor defesa x segundo melhor ataque

O confronto entre Flamengo e Pinheiros colocará frente a frente dois dos melhores ataques do NBB CAIXA até aqui. O clube da capital paulista só fica atrás do Mogi no quesito pontos por jogo, com média de 85,2 (contra 86,4 do time de Guerrinha). O Flamengo não aparece muito atrás, com 84,0 pontos por partida até o momento, o quinto melhor da competição.

Um artifício bastante usado por ambas as equipes em quadra são as bolas de 3 pontos. O Pinheiros é o time que mais converte arremessos de longa distância e o segundo que menos erra: 61 convertidos em 151 tentados (12,2 por partida), com 40,4% de aproveitamento. O Flamengo, com um jogo a menos que o adversário de quinta-feira, tem média de 9,8 chutes certeiros do perímetro e 33,3% de aproveitamento.

Pinheiros converteu 19 bolas do perímetro contra o Joinville, na última semana (Lucas Alvarez/Basquete Joinville)

No ataque, o Pinheiros leva a melhor sobre o rubro-negro por pouco. Já na defesa, a vantagem do time treinado por Gustavinho é bem ampla. O Flamengo possui a melhor defesa do campeonato, com 67,75 pontos sofridos por partida, mais de dez pontos a menos que o time de Guidetti, que sofre aproximadamente 79,4 pontos por jogo.

Fla em vantagem nos duelos, em playoffs tudo igual

Ao longo das dez edições do NBB CAIXA, Flamengo e Pinheiros se encontraram em quadra por 27 vezes, com vantagem para o rubro-negro, que venceu 16 vezes, contra 11 do time de São Paulo.

Em playoffs, os times se enfrentaram por duas vezes: na primeira edição do campeonato (2008/2009) e, mais recentemente, na temporada 2016/2017, com uma série vencida para cada lado.

Na primeira edição do NBB CAIXA, as equipes protagonizaram uma das quartas de finais. O Flamengo levou a melhor por 3 a 0, com grandes atuações de Marcelinho Machado, que teve média espetacular de 33,0 pontos por partida nos confrontos do mata-mata.

Já na temporada 2016/2017, o Pinheiros protagonizou uma virada histórica. O rubro-negro venceu os dois primeiros jogos das quartas de finais e teve a chance de “varrer” o rival em casa. Nos embalos de Desmond Holloway, o clube pinheirense conseguiu a vitória no Rio de Janeiro, empatou em São Paulo e fechou a série, fora de casa, por 3 a 2.

MVP da temporada 2016/2017, Holloway ajudou e muito na virada do Pinheiros sobre o Flamengo nos playoffs (Staff Images/Flamengo)

Outras duas partidas agitam a quinta-feira

Além de Flamengo x Pinheiros, outros dois jogos agitarão a rodada desta quinta-feira. A primeira partida da noite será entre Joinville/AABJ x Corinthians, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), às 19 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

Depois de começar bem a competição, com duas vitórias no Rio de Janeiro (Botafogo e Vasco) em três partidas, o Joinville vem de duas derrotas seguidas (Pinheiros, em casa, e Minas, fora). Em busca da recuperação, a equipe catarinense terá quatro jogos em sequência como mandante e contará com o apoio de seus torcedores para retomar o caminho das vitórias.

Fuller foi eleito o Dono da Bola da Semana #2 do NBB CAIXA 2018/2019 (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

O Corinthians chegará para o duelo em um momento totalmente diferente. O início da equipe não foi bom, com derrotas para Franca e Paulistano. Mas o time treinado por Bruno Savignani se recuperou na competição e venceu as últimas duas partidas, contra Brasília, em casa, e Pinheiros, fora de casa, liderados por Kyle Fuller, o Dona da Bola da Semana #2.

Um pouco mais tarde, a bola laranja entrará em jogo para Botafogo x Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas. O Botafogo vem de vitória importante sobre o Paulistano, nesta terça-feira, por 77 a 74, com grande atuação do norte-americano Jamaal, que deixou o alvinegro carioca com campanha de duas vitórias e duas derrotas na competição.

Norte-americano Jamaal foi responsável por 18 pontos e 11 assistências na vitória do Fogo sobre o CAP (Vítor Silva/SSPress/BFR)

Depois de um bom começo no NBB CAIXA, com três vitórias nas primeiras quatro partidas, o Mogi encarou o Flamengo na terça-feira e não conseguiu frear o líder invicto da competição. O duelo com o Botafogo será a chance do atual vice-campeão voltar para o estado de São Paulo com um triunfo na cidade maravilhosa.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.