#JOGAJUNTO

Rio 2016 / Seleção Brasileira

Foco no próximo!

07-08-2016 | 05:47
Por Liga Nacional de Basquete

Após primeiro tempo ruim, Seleção Brasileira tem ótimo desempenho no segundo tempo diante da Lituânia e ganha moral para sequência nos Jogos Olímpicos

Nenê, da Seleção Brasileira

Mesmo com grande reação no segundo tempo, Seleção Brasileira a derrotada pela Lituânia na estreia dos Jogos Olímpicos do Rio (Divulgação/FIBA)

Em um primeiro tempo muito superior da seleção lituana, o Brasil foi ao intervalo com 29 pontos desvantagem em sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Durante toda a preparação para a competição, o elenco brasileiro jamais tinha enfrentado tamanha adversidade e qualquer esperança positiva parecia ter sido adiada para o próximo confronto. Entretanto, a resposta observada pelo torcedor nos 20 minutos finais agradou.

Com outra cara, a Seleção Brasileira melhorou muito na defesa, encontrou seu melhor basquete e chegou a ter possibilidade real de vencer um jogo praticamente perdido. Com Raulzinho muito bem durante quase todo segundo tempo, Leandrinho forçando infiltrações e faltas lituanas, e um bom aproveitamento no garrafão, o Brasil chegou a cortar a desvantagem para quatro pontos, a menos de dois minutos do fim da partida.

Raulzinho, da Seleção Brasileira

Em quadra durante quase todo segundo tempo, Raulzinho foi um dos destaques da Seleção Brasileira, na estreia das Olimpíadas (Divulgação/FIBA)

Infelizmente, a Seleção Brasileira não conseguiu manter o bom aproveitamento em alguns ataques decisivos e acabou derrotada, por 82 a 76. Porém, a reação demonstrada em todo segundo tempo de partida, deixa para o torcedor a esperança de que o Brasil consiga reagir nos próximos confrontos e tenha melhores resultados na sequência da caminhada olímpica.

“Como disse o Rubén (Magnano), foi uma derrota com gosto de vitória. É um aprendizado muito grande. Para atingir sucesso tem que errar. Não queríamos ter errado, mas erramos no tempo certo. É tratar com uma medicina mais forte para não machucar novamente”, disse o pivô Nenê, peça fundamental para a reação brasileira.

Destaque para as boas atuações individuais de: Leandrinho, cestinha da partida com 21 pontos, além de duas assistências e 61,5% de aproveitamento nos arremessos de 2 pontos; Raulzinho, que anotou 14 pontos, pegou três rebotes e distribuiu duas assistências; e Nenê, que fez 11 pontos, pegou oito rebotes e também contribuiu com duas assistências.

A próxima adversária da Seleção Brasileira é outra parada complicada. A atual campeã europeia Espanha, medalha de prata nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, tem o desfalque do pivô Marc Gasol, mas conta com um elenco repleto de jogadores experientes e vencedores. O segundo jogo do Brasil no Rio de Janeiro será na terça-feira (09/08), no mesmo horário, 14h15 (de Brasília), novamente na Arena Carioca 1.