#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Foco para fechar

13-05-2019 | 07:00
Por Liga Nacional de Basquete

Gustavo De Conti exalta retrospecto positivo contra Botafogo e projeta duelo que pode garantir retorno do Flamengo às Finais

A semifinal carioca do NBB CAIXA está emocionante. Flamengo e Botafogo já se enfrentaram três vezes na série, com vantagem para o clube rubro-negro (2 a 1). Na última partida, o time botafoguense venceu fora de casa e conseguiu levar a série de volta para seus domínios.

O Jogo 4 entre as equipes acontecerá nesta terça-feira (14/05), no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio da Janeiro (RJ), às 21 horas, com transmissão ao vivo no Fox Sports.

Depois de vencer os dois primeiros jogos da série, o Flamengo teve a chance de fechar em casa, no último sábado, mas não conseguiu. O Botafogo levou a melhor no final do jogo, por 81 a 77,  e conquistou seu primeiro triunfo sobre o clube da Gávea na atual temporada.

Para o treinador Gustavo De Conti, o Flamengo pecou em alguns detalhes que não costuma errar, mas também destacou a grande atuação do adversário na partida.

“Não foi falta de atenção ou falta de atitude do Flamengo, foi mérito do Botafogo, que soube fazer um excelente jogo. Nós também erramos algumas coisas que não estamos acostumados, principalmente em momentos decisivos do jogo. Não só no final, mas em algumas horas em que dava para passar na frente ou encostar mais no placar. Depois desses erros fáceis a gente era castigado com uma bola de 3, uma cesta e falta. Enfim, mérito todo do Botafogo”, avaliou Gustavo De Conti.

Finalista nas últimas duas edições, Gustavo De Conti busca terceira final consecutiva do NBB CAIXA (Gilvan de Souza/LNB)

Os duelos entre Flamengo e Botafogo na atual temporada são bem recorrentes. No total, as equipes já se enfrentaram em dez oportunidades, com amplo domínio para o rubro-negro – nove vitórias contra uma do Glorioso (no Jogo 3).

A derrota para o rival alvinegro, além de ter sido a primeira nessa temporada, também encerrou uma longa sequência invicta do rubro-negro carioca, que estava há 16 jogos sem perder no NBB CAIXA – maior marca da atual edição do campeonato.

Mesmo vindo de derrota, De Conti confia em uma boa atuação de sua equipe, que costuma reagir bem após os resultados negativos.

“Acho essa coisa da confiança muito subjetiva. Ficamos 16 partidas invictos e perdemos. Estamos com nove vitórias na temporada contra o Botafogo, sendo quatro no ginásio deles. Aliás, estamos invictos lá na temporada. Ou seja, não vale nada o que ficou pra trás e essa última derrota nossa. Sempre demos boas respostas após derrotas e dessa vez não será diferente”, disse Gustavo De Conti.

+União e determinação: técnico Léo Figueiró exalta Cauê e projeta Jogo 4

Flamengo precisa de mais uma vitória para sacramentar ida à grande decisão do NBB CAIXA (Gilvan de Souza/LNB)

A última vez que o Flamengo chegou até as Finais do NBB CAIXA foi na temporada 2015/2016, em que conquistou seu quinto título da competição. Na ocasião, o rubro-negro carioca precisou de cinco jogos para vencer o Bauru (3 a 2) e levantar o troféu na Arena Carioca 2.

A expectativa pelo Jogo 4 das semifinais é grande. Para Gustavo De Conti, o Flamengo chega preparado para o duelo que pode garantir o retorno às Finais, mas sabe bem que não terá vida fácil.

“O Flamengo chega mais preparado, mais unido e mais atento. Muito determinado a dar mais um passo e chegar à final do NBB após duas edições fora. Sabemos de todas as dificuldades e nada será fácil, afinal trata-se de uma semifinal de NBB e não de fases iniciais, porém estamos convictos que podemos conquistar essa vaga”, completou o treinador.

+Confira as curiosidades das semifinais do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.