#JOGAJUNTO

LDB

Foi dada a largada!

26-10-2014 | 03:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com a realização de três partidas, LDB 2014 tem início neste domingo em São Paulo (SP); Franca, Paulistano e Pinheiros vencem na rodada inicial

Neste domingo (26/10) teve início a LDB 2014. Com a realização de três partidas, no Ginásio Azul, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), foi dada a largada para a quarta edição da competição Sub-22. Os jogos da primeira etapa do campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte seguem até o próximo domingo (02/11).

Além do Pinheiros, a primeira etapa da LDB 2014 também será realizada em outros dois ginásios a partir desta segunda-feira. O Continental Parque Clube, localizado em Osasco (SP), dividirá as partidas da sede em São Paulo com o clube da capital. Enquanto isso, em Curitiba, no Círculo Militar do Paraná, acontecerá a outra sede da primeira leva de jogos do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

+ Clique aqui e confira a tabela completa da primeira etapa da LDB 2014

Na partida que inaugurou as disputas da LDB 2014, o Franca Basquete mostrou um ótimo ritmo e não deu chances ao estreante Regatas de Campinas (SP). Apresentando muita intensidade desde os minutos iniciais do duelo, principalmente na defesa e nas saídas para os contra-ataques, o time francano controlou o jogo e conquistou a primeira vitória da quarta edição da competição Sub-22, pelo placar de 118 a 55.

Para sair vencedor, a equipe dirigida pelo técnico Paulão Berger contou com um grande jogo coletivo e seis jogadores atingiram dígitos duplos na pontuação. O cestinha foi o ala/pivô Antônio, com 19 pontos, seguido pelo pivô Tom, que marcou 16 pontos e ainda completou seu duplo-duplo com dez rebotes.

Com bom jogo coletivo e Antônio como cestinha, Franca passou pelo Regatas (Nelson Toledo/LNB)

Com bom jogo coletivo e Antônio como cestinha, Franca passou pelo Regatas (Nelson Toledo/LNB)

+ Clique aqui e confira mais fotos do duelo entre Franca e Regatas

Vindo do banco de reservas, o também pivô João Pedro foi outro a ter bom desempenho individual e também deixou a quadra com 16 pontos. Os alas Nicolas, autor de 17 tentos, e Lucas Marciel e Pedro, responsáveis por 12 pontos cada, completam a lista dos cestinhas francanos. Pelo lado do clube campineiro, o destaque ficou por conta do armador João Amato, autor de 20 pontos.

“Não tínhamos muitas informações sobre a equipe do Regatas, mas o mais importante foi que conseguimos impor nosso ritmo desde o começo do jogo. Aplicamos uma boa defesa e isso facilitou muito nossa saída para os contra-ataques. A equipe teve uma boa postura e conseguimos uma vitória mais elástica do que estávamos esperando”, analisou o comandante francano Paulão Berger.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Regatas e Franca

Pecos brilhou e comandou o triunfo do Paulistano (Nelson Toledo/LNB)

Pecos brilhou e comandou o triunfo do Paulistano (Nelson Toledo/LNB)

O segundo jogo do dia envolveu duas equipes que contam com fortes elencos e o Paulistano/Unimed conquistou uma importante vitória. No embalo do bom desempenho do armador Arthur Pecos, o time da capital paulista controlou o placar por todo o jogo, segurou uma reação dos rivais no fim e levou a melhor sobre o Paschaolotto/Bauru, por 87 a 81.

Grande destaque do duelo, Pecos deixou a quadra com expressivos 30 pontos e ainda ficou próximo de um triplo-duplo, ao somar nove rebotes e oito assistências. Quem também teve bom papel para o triunfo do Paulistano foi o ala Igor Avelino, autor de um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes. Com 11 pontos e oito rebotes, o ala/pivô André também teve boa contribuição, assim como o pivô Lucão, que apanhou 12 rebotes – maior marca do fundamento no jogo.

+ Clique aqui e confira mais fotos do duelo entre Paulistano e Bauru

Pelo lado bauruense, os principais pontuadores foram o ala Gabriel e o armador Carioca, que marcaram 21 e 19 pontos, respectivamente. Autor de 17 tentos, o ala/armador Felipe Vezaro também teve atuação destacada pelo esquadrão do interior do Estado de São Paulo.

“Demos o primeiro passo em busca do que estamos sonhando dentro dessa LDB. Sabíamos que seria um jogo muito pegado e truncado, mas entramos muito focados e conseguimos abrir nossa campanha com essa importante vitória”, declarou o cestinha Pecos.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Paulistano e Bauru

O último confronto do dia colocou frente a frente o anfitrião Pinheiros/SKY e o Botafogo (RJ), que participa da LDB pela primeira vez neste ano. Atual terceiro colocado da competição Sub-22, o clube paulista dominou o jogo desde o primeiro quarto e abriu sua campanha na edição de 2014 com um tranquilo triunfo, pelo placar de 106 a 59.

No duelo, o Pinheiros contou com grandes exibições de três de seus principais jogadores. O ala Lucas Dias foi o cestinha, com 28 pontos, além de apanhar nove rebotes, o armador Georginho anotou 17 pontos e o pivô Wesley também marcou 17 tentos e ainda somou dez rebotes para registrar o único duplo-duplo da partida.

“A gente estava ansioso para essa partida. Não conhecíamos muito do time do Botafogo e entramos em quadra para dar nosso máximo. Conseguimos controlar o jogo e isso facilitou as coisas para nós. É bom demais poder estrear com uma vitória assim e isso nos dá mais confiança para os próximos jogos”, afirmou Lucas.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Pinheiros e Botafogo

Cestinha do jogo, Lucas Dias protagonizou belos lances na vitória do Pinheiros (Nelson Toledo/LNB)

Cestinha do jogo, Lucas Dias protagonizou belos lances na vitória do Pinheiros (Nelson Toledo/LNB)

+ Clique aqui e veja mais fotos do duelo entre Pinheiros e Botafogo

De acordo com o regulamento da competição, as 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação, que será dividida em quatro etapas. Os oito melhores avançarão para a segunda fase, a ser disputada nos mesmos moldes das duas edições anteriores. Os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão será jogada em partida única.

Confira os resultados e os próximos jogos da LDB 2014:

Domingo (26/10)
– São Paulo

Regatas de Campinas (SP) 55 x 118 Franca Basquete (SP)
Paulistano/Unimed (SP) 87 x 81 Paschoalotto/Bauru (SP)
Pinheiros/SKY (SP) 106 x 59 Botafogo (RJ)

Segunda-feira (27/10)
– São Paulo

10h – Flamengo (RJ) x Pinheiros/SKY (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h – Paschoalotto/Bauru (SP) x Winner/Limeira (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
12h – Franca Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Taubaté Basketball (SP) x Macaé Basquete (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
14h – Botafogo (RJ) x Regatas de Campinas (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
15h – Tijuca Tênis Clube (RJ) x Paulistano/Unimed (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube

– Curitiba
08h30 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF) x Joinville – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
10h30 – SKY/Basquete Cearense (CE) x Grêmio Náutico União (RS) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
13h – Sport Club do Recife (PE) x Blumenau (SC) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
15h – Clube Náutico Capibaribe (PE) x Tittas/SEST/SENAT (PR) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
17h – Minas Tênis Clube (MG) x Unitri/Praia Clube (MG) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
19h30 – Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR) x Associação de Basquete de Anápolis (GO) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná