#JOGAJUNTO

LDB

Força da juventude

14-12-2011 | 12:44
Por Liga Nacional de Basquete

Com elencos recheados de jovens, Paulistano e Minas medem forças, nesta quinta, às 20h. No Rio, Tijuca recebe o Vila Velha, com portões abertos

Thiagui, do Paulistano (E); e Cauê do Minas (D).

Dar oportunidade a jovens jogadores nas equipes adultas nem sempre é uma missão fácil para as equipes. Mas Paulistano/Unimed e Minas Tênis Clube, duas das principais equipes formadoras de atletas do país, vem provando que é possível mesclar um elenco jovem com bons resultados.

As duas equipes se enfrentam, nesta quinta-feira, às 20h, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Sexto colocado com cinco vitórias em sete partidas, o Paulistano tem um elenco com média de idade de apenas 23,4 anos, mas aparece a frente de equipes experientes como o bicampeão Brasília ou o atual vice-campeão Franca.

O Minas Tênis Clube é a equipe com menor média de idade da competição, com 21,0 anos, e aparece em 11º lugar, com três triunfos em oito jogos. A equipe passou por uma grande renovação de seu elenco desde a última temporada e possui um grupo com vários jogadores revelados na própria base minastenista

“Apesar de serem duas equipes jovens, espero uma partida de alto nível. Tenho acompanhado os jogos do Minas e é um time que vem jogando bem. Tem jogadores de muito talento como o Mark Bordes e o argentino Gonzalez e uma mescla muito boa com jovens, como os que fizeram parte da seleção Sub-19 [Bruno e Cristiano]”, avaliou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

Apesar das dificuldades de se trabalhar com um elenco jovem, De Conti acredita que é preciso ter paciência com as revelações. Para ele, os jogadores mais novos acbaam se assustando um pouco ao ver do outro lado jogadores consagrados como Marcelinho, Alex ou Marquinhos.

“Ao meu ver, a dificuldade inicial é enfrentar um campeonato do tamanho que é o NBB. Os jogadores se assustam um pouco por enfrentar grandes equipes como o Flamengo, o Brasília, Pinheiros, e por enfrentar aqueles jogadores que, de certa forma, são os seus ídolos”, comentou.

Tijuca abre os portões

Às 19h, o Tijuca/Rio de Janeiro recebe em seu ginásio o Vila Velha/Garoto/BMG, buscando sua terceira vitória na elite do basquete nacional. Para dar um ânimo a mais aos atletas, a diretoria do clube carioca decidiu abrir os portões e não cobrar ingresso dos torcedores que comparecerem ao jogo. Tudo para a torcida lotar as arquibancadas no último jogo do ano para a equipe.

O técnico Miguel Palmier terá todos os jogadores a disposição, exceto o ala/armador Arnaldinho, que sofreu uma lesão no joelho, passou por um procedimento cirúrgico e não deve mais aturar nesta temporada.

Em Uberlândia, o Unitri/Universo recebe o Sâo José/Unimed/Vinac, às 20h, em confrotno direto por posição na tabela. Os mineiros tem seis vitórias em oito jogos e aparecem em terceiro enquanto os paulistas atuaram sete vezes e venceram cinco, aparecendo na quinta colocação.

Também às 20h, mais três partidas no interior paulista encerram a rodada. O Vivo/Franca encara o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, no Pedrocão, enquanto o Araraquara recebe a Liga Sorocabana, no Clube 22 de Agosto. Já o Winner/Limeira tem pela frente o Itabom/Bauru, no Vô Lucato.
Confira os jogos da nona rodada do NBB

15/12 (Quinta-feira)

19h – Tijuca/Rio de janeiro x Vila Velha/Garoto/BMG
19h – Pinheiros/SKY x Uniceub/BRB/Brasília
20h – Paulistano/Unimed x Minas Tênis Clube
20h – Winner/Limeira x Itabom/Bauru
20h – Araraqaura x Liga Sorocabana